Nome do Projeto
Francofonia em debate: língua, literatura, cultura, artes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/11/2020 - 04/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
"Francofonia em debate: língua, literatura, cultura e artes" se propõe a realizar, em média, uma palestra ou animação cultural mensal com professores, artistas e profissionais de diferentes áreas, para abordar temas diversos relacionados à língua e à cultura francófona. Além dessas atividades, o projeto se propõe a promover leituras e discussões sobre autores francófonos existentes no Acervo de língua francesa.

Objetivo Geral

Este projeto tem por objetivo dar continuidade a um trabalho desenvolvido desde 2008, promovendo palestras com pessoas ligadas à francofonia e de diferentes backgrounds onde se conseguiu criar um espaço de debate e informação para um público heterogêneo, composto por alunos egressos, professores da rede pública e des escolas particulares de línguas, professores aposentados, estrangeiros francófonos, pessoas com vivências em países de língua francesa, estudantes e professores do CLC.

Justificativa

Consideramos imprescindível manter um espaço em que pessoas ligadas à francofonia possam se encontrar e trocar informações e ideias com alunos e professores de licenciatura em Português e Francês do CLC para que a língua francesa permaneçaviva na comunidade e conserve seu espaço, sempre tendo em vista a promoção do plurilinguismo. Em um mundo plural, o francês assume um importante papel de resistência à unidade linguística e cultural preconizada pela globalização totalisante.

Metodologia

1) Discussão com a área de francês do CLC sobre possíveis temas e palestrantes.
2) Organização do calendário.
3) Contato com os palestrantes.
4) Divulgação das palestras através do site da UFPel e do Letras Francês.
5) Palestra seguida de debate.
6) Animação cultural.

Durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, as palestras serão feitas de forma remota com gravação de vídeo que será divulgado posteriormente junto à comunidade através do site do CLC e no Francês UFPel via Facebook.

Indicadores, Metas e Resultados

Nossa meta é reunir um público cada vez maior, incentivar as experiências de internacionalização, trazer palestrantes de perfis diversos e influenciar nas políticas do Estado e do Município no sentido de manter e/ou introduzir a língua francesa nas escolas públicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO2
AUGUSTO DARDE
GILSON RAMOS LOPES NETO
KAROL STEFANIE SOUZA GARCIA
LETÍCIA SILVEIRA DE OLIVEIRA
MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO2
NATÁLIA ARGOUD DIAS
RAFAEL FELIPE DOS SANTOS
TAIANE MEIRELLES DAMACENO

Página gerada em 29/03/2024 12:53:30 (consulta levou 0.139121s)