Nome do Projeto
Egressos do PET GAPE
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/08/2020 - 29/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de pesquisa fará o resgate da história do PET GAPE fazendo um levantamento dos egressos, alunos e tutores, inicialmente ligados ao Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância CLPD vinculado à Universidade Aberta do Brasil UAB, criado em 2007 e que foi ofertado pela Universidade Federal de Pelotas UFPel até abril de 2017, formatura de sua última turma. O PET GAPE inicia suas atividades em 2010 sendo aprovado pelo MEC em edital do período. A partir de 2013 o grupo passa a fazer parte da Faculdade de Educação, pois sua unidade de origem, o CEAD, foi extinta. Os egressos, hoje professores e profissionais de outras áreas, considerando a característica do PET GAPE como Conexão de Saberes que acolhe alunos de diversas formações, podem representar uma parcela da sociedade que efetivamente contribuem para o desenvolvimento social a partir da sua área de formação.

Objetivo Geral

Fazer um levantamento de todos os bolsistas e tutores desde a criação do PET GAPE até os dias atuais com o objetivo de manter um banco de dados atualizado sobre o grupo como também avaliar o impacto da formação nas áreas de formação dos egressos.

Justificativa

Estabelecer um vínculo de proximidade com todos os egressos do PET GAPE reforçando o vínculo com o programa, sua história e avaliando o impacto da participação do grupo em suas diferentes áreas de atuação.

Metodologia

Utilizaremos como base a pesquisa bibliográfica por ser uma metodologia reconhecidamente
arraigada no exercício da reflexão acadêmica. Nosso primeiro movimento será o de reconhecer e reconstruir a trajetória do PET GAPE nos anos 2010 até os dias atuais. Além da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso utilizaremos a coleta de dados no SIGPET, não descartando a coleta de informações por questionário on-line e redes sociais. Outros recursos metodológicos serão utilizados, como por exemplo, discussões no grupo de pesquisa EADEM e no GAPE, realização de cursos de capacitação para que os participantes do projeto se apropriem das ferramentas tecnológicas necessárias à pesquisa, participação e apresentação de trabalhos em seminários, congressos e afins. Realizaremos as seguintes ações:

Ação 1 - Identificação dos egressos: listar os egressos partindo do SIGPET, página do grupo, contato com terceiros e outras formas, atualizando informações como: área de atuação, cidade, entre outras.
Ação 2 - Construção de instrumento de pesquisa e avaliação.
Ação 3 - Aplicação do instrumento de pesquisa e avaliação.
Ação 4 - Tabulação dos dados coletados.
Ação 5 - Apresentação dos resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de bolsistas e tutores do PET GAPE.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA HELLEN QUINTEIROS
BRENDA MAGALHAES DE MAGALHAES
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO
FELIPE DOS SANTOS MULLER
FERNANDA NASCIMENTO DOS SANTOS
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING1
GRAZIELE DOS SANTOS BERGMANN
GUILHERME MARTINS
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO4
ISABELA MARIA SANTOS SILVA
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves
KARINA RANGEL GAUTERIO
LESSANDRA DE OLIVEIRA PEREIRA
RAPHAEL HENRIQUE DO ROSÁRIO GONÇALVES
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA1
SUZANA ANTIQUEIRA DE CASTRO
TUANE SILVA JAMBEIRO

Página gerada em 25/04/2024 04:36:58 (consulta levou 0.156919s)