Nome do Projeto
Geotecnia, meio ambiente e sociedade
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A geotecnia é uma área do conhecimento que muitos alunos do curso de engenharia geológica têm se interessado nos últimos anos. Ao lidar com a interferência antrópica no meio ambiente por meio de obras de engenharia e análises ambientais, desperta curiosidade quando pensada em termos de sustentabilidade e projeções futuras. Os recorrentes casos de instabilidades e colapsos noticiados nas mídias evidenciam a importância de uma abordagem mais detalhada de temas desta área com os alunos, levando-se em consideração aspectos técnicos, bem como impactos sociais e ambientais. Além disso, o seu pleno entendimento é desafiador, já que demanda análise integrada de praticamente todas as disciplinas básicas de geologia do curso, além da incorporação de muitos conceitos classicamente atribuídos à engenharia civil. Diante do exposto, o presente projeto visa desenvolver atividades extraclasse de maneira a complementar a formação dos alunos do curso de engenharia geológica em geotecnia.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades extraclasse, teóricas e práticas, com os alunos do curso de engenharia geológica, de maneira a aprofundar e consolidar o conhecimento geotécnico e seu papel no presente e no futuro.

Justificativa

- Existe demanda por parte dos alunos em relação a desenvolver atividades extras relacionadas à área;
- A área lida com risco, é complexa e multidisciplinar, atuando na interface geologia - engenharia civil, portanto necessita de dedicação extraclasse quanto a alunos que desejam seguir carreira;
- A ementa rica em teoria da disciplina Geotecnia e Sondagens faz com que não haja tempo suficiente para desenvolver muitas atividades práticas; e a infraestrutura laboratorial não é suficiente para atender a todas as demandas; assim, na medida do possível, os alunos poderão adaptar práticas/experimentos fora do horário de aula.

Metodologia

A metodologia irá variar conforme as ações do presente projeto, mas terá como base o aqui descrito.
O aprofundamento teórico parte da seleção e leitura de textos da literatura especializada, que serão discutidos em encontros presenciais ou virtuais. O aprofundamento prático poderá envolver a elaboração de experimentos e/ou modelos físicos de baixo custo e trabalhos de campo, a depender das demandas dos próprios alunos (que terão autonomia no direcionamento dos assuntos abordados). Na medida em que os alunos consolidarem seus estudos e experiências, poderão ser promovidos seminários abertos a outros alunos, bem como rodas de conversa. No caso de tópicos que envolvam conhecimentos de outros professores da universidade, estes serão convidados a sugerir textos e participar das discussões.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com o presente projeto, que os alunos consigam adquirir maturidade em relação à habilidade de se estabelecer conexões entre as áreas básicas da geologia e a geotecnia; e adquirir mais confiança em relação à atuação do engenheiro geólogo na área de geotecnia. Espera-se, também, que a participação ativa e a autonomia dos alunos nas ações de ensino impulsionem o desenvolvimento de ações de pesquisa e extensão, servindo todas, assim, como ferramentas motivadoras durante o curso de graduação.
O projeto será avaliado de três formas: confrontando-se os objetivos propostos com o que efetivamente será feito durante sua a vigência; por meio do feedback/avaliação dos alunos ao término da participação de cada ação; e observando os relatos de alunos egressos que ingressarem na carreira de geotecnia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE SALES SILVA
BETHÂNIA MACHADO FIGUEIREDO
DOUGLAS MAIKOW VERONA
GABRIEL DA SILVA PONTES
GEYSI CUSTÓDIO DA SILVA
LENON SILVA DE OLIVEIRA
LUCAS DOS SANTOS ROCHA
MARCELO DA SILVEIRA TORTOLERO ARAÚJO LOURENÇO
PAOLA BRUNO ARAB4
TACIANE VAZ DOS SANTOS
TULIO CEZAR SILVA SOUZA GOMES
ÉVERTON LENON DE JESUS SOUZA

Página gerada em 29/03/2024 12:54:28 (consulta levou 0.131729s)