Nome do Projeto
Geotecnia, meio ambiente e sociedade
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A geotecnia é uma área do conhecimento que muitos alunos do curso de engenharia geológica têm se interessado nos últimos anos. Ao lidar com a interferência antrópica no meio ambiente por meio de obras de engenharia e análises ambientais, desperta curiosidade quando pensada em termos de sustentabilidade e projeções futuras. Os recorrentes casos de instabilidades e colapsos noticiados nas mídias evidenciam a importância de uma abordagem mais detalhada de temas desta área com os alunos, levando-se em consideração aspectos técnicos, bem como impactos sociais e ambientais. Além disso, o seu pleno entendimento é desafiador, já que demanda análise integrada de praticamente todas as disciplinas básicas de geologia do curso, além da incorporação de muitos conceitos classicamente atribuídos à engenharia civil. Diante do exposto, o presente projeto visa desenvolver atividades extraclasse de maneira a complementar a formação dos alunos do curso de engenharia geológica em geotecnia.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades extraclasse, teóricas e práticas, com os alunos do curso de engenharia geológica, de maneira a aprofundar e consolidar o conhecimento geotécnico e seu papel no presente e no futuro.
Justificativa
- Existe demanda por parte dos alunos em relação a desenvolver atividades extras relacionadas à área;
- A área lida com risco, é complexa e multidisciplinar, atuando na interface geologia - engenharia civil, portanto necessita de dedicação extraclasse quanto a alunos que desejam seguir carreira;
- A ementa rica em teoria da disciplina Geotecnia e Sondagens faz com que não haja tempo suficiente para desenvolver muitas atividades práticas; e a infraestrutura laboratorial não é suficiente para atender a todas as demandas; assim, na medida do possível, os alunos poderão adaptar práticas/experimentos fora do horário de aula.
- A área lida com risco, é complexa e multidisciplinar, atuando na interface geologia - engenharia civil, portanto necessita de dedicação extraclasse quanto a alunos que desejam seguir carreira;
- A ementa rica em teoria da disciplina Geotecnia e Sondagens faz com que não haja tempo suficiente para desenvolver muitas atividades práticas; e a infraestrutura laboratorial não é suficiente para atender a todas as demandas; assim, na medida do possível, os alunos poderão adaptar práticas/experimentos fora do horário de aula.
Metodologia
A metodologia irá variar conforme as ações do presente projeto, mas terá como base o aqui descrito.
O aprofundamento teórico parte da seleção e leitura de textos da literatura especializada, que serão discutidos em encontros presenciais ou virtuais. O aprofundamento prático poderá envolver a elaboração de experimentos e/ou modelos físicos de baixo custo e trabalhos de campo, a depender das demandas dos próprios alunos (que terão autonomia no direcionamento dos assuntos abordados). Na medida em que os alunos consolidarem seus estudos e experiências, poderão ser promovidos seminários abertos a outros alunos, bem como rodas de conversa. No caso de tópicos que envolvam conhecimentos de outros professores da universidade, estes serão convidados a sugerir textos e participar das discussões.
O aprofundamento teórico parte da seleção e leitura de textos da literatura especializada, que serão discutidos em encontros presenciais ou virtuais. O aprofundamento prático poderá envolver a elaboração de experimentos e/ou modelos físicos de baixo custo e trabalhos de campo, a depender das demandas dos próprios alunos (que terão autonomia no direcionamento dos assuntos abordados). Na medida em que os alunos consolidarem seus estudos e experiências, poderão ser promovidos seminários abertos a outros alunos, bem como rodas de conversa. No caso de tópicos que envolvam conhecimentos de outros professores da universidade, estes serão convidados a sugerir textos e participar das discussões.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, com o presente projeto, que os alunos consigam adquirir maturidade em relação à habilidade de se estabelecer conexões entre as áreas básicas da geologia e a geotecnia; e adquirir mais confiança em relação à atuação do engenheiro geólogo na área de geotecnia. Espera-se, também, que a participação ativa e a autonomia dos alunos nas ações de ensino impulsionem o desenvolvimento de ações de pesquisa e extensão, servindo todas, assim, como ferramentas motivadoras durante o curso de graduação.
O projeto será avaliado de três formas: confrontando-se os objetivos propostos com o que efetivamente será feito durante sua a vigência; por meio do feedback/avaliação dos alunos ao término da participação de cada ação; e observando os relatos de alunos egressos que ingressarem na carreira de geotecnia.
O projeto será avaliado de três formas: confrontando-se os objetivos propostos com o que efetivamente será feito durante sua a vigência; por meio do feedback/avaliação dos alunos ao término da participação de cada ação; e observando os relatos de alunos egressos que ingressarem na carreira de geotecnia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARIANE SALES SILVA | |||
BETHÂNIA MACHADO FIGUEIREDO | |||
DOUGLAS MAIKOW VERONA | |||
GABRIEL DA SILVA PONTES | |||
GEYSI CUSTÓDIO DA SILVA | |||
LENON SILVA DE OLIVEIRA | |||
LUCAS DOS SANTOS ROCHA | |||
MARCELO DA SILVEIRA TORTOLERO ARAÚJO LOURENÇO | |||
PAOLA BRUNO ARAB | 4 | ||
TACIANE VAZ DOS SANTOS | |||
TULIO CEZAR SILVA SOUZA GOMES | |||
ÉVERTON LENON DE JESUS SOUZA |