Nome do Projeto
Análise da aplicabilidade da tecnologia BIM como ferramenta otimizadora no processo de etiquetagem de eficiência energética através da metodologia da INI-C
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
27/08/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A certificação de eficiência energética em edificações é uma tendência global, em resposta aos impactos associados ao consumo de energia nesse setor. O Brasil também tem contribuído com esse tema, a partir da criação do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica). Desde 2014, no âmbito do PBE Edifica, as edificações públicas federais são obrigadas a serem avaliadas e certificadas com a classe A de eficiência energética. Outra medida relevante no contexto nacional foi a publicação da nova instrução normativa do Inmetro (INI-C), que aperfeiçoou a classificação de eficiência energética e o método simplificado de avaliação. Apesar das medidas publicadas nos últimos anos, os Organismos de Inspeção Acreditados (OIAs) pelo Inmetro, responsáveis pelo processo de etiquetagem, apresentam dificuldades técnicas para avaliar os projetos, pois os documentos recebidos para a avaliação comumente possuem erros de detalhamento e omissão de dados. Além disso, o processo para a extração dos dados de projeto é realizado de forma manual, a partir de ferramentas CAD. Esses fatores associados acabam onerando o processo do PBE Edifica, encarecendo o serviço de avaliação e etiquetagem. Assim, este projeto tem como objetivo avaliar a potencialidade que a tecnologia Building Information Modeling (BIM) possui para a extração automatizada dos dados solicitados na avaliação da envoltória, pelo método simplificado da INI-C. Neste aspecto, o método a ser aplicado consiste na adoção do software Revit para extrair os dados de um modelo BIM a partir da manipulação de parâmetros e geração de tabelas. Também é previsto o desenvolvimento de um algoritmo a partir da linguagem de programação visual (VPL), para que a extração possa ser replicada em qualquer projeto, mitigando os processos manuais para a extração de dados de projeto. Ambos os métodos de extração serão comparados a fim de verificar a praticidade desses e a qualidade dos dados extraídos. Com a consolidação desta pesquisa é esperado que a avaliação de eficiência energética seja dinamizada. Assim, o processo de etiquetagem do PBE Edifica será difundido mais facilmente para o mercado e com um preço mais acessível. Foi demonstrado, a partir de um estudo bibliométrico, que esta pesquisa abrange temas que estão em ascensão e em conformidade com os estudos internacionais.

Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa é avaliar a potencialidade do BIM no aprimoramento da obtenção dos dados solicitados no método simplificado da INI-C.

Justificativa

Os Organismos de Inspeção Acreditados (OIAs) pelo Inmetro, responsáveis pelo processo de etiquetagem, apresentam dificuldades técnicas para avaliar os projetos, pois os documentos recebidos para a avaliação comumente possuem erros de detalhamento e omissão de dados. Além disso, o processo para a extração dos dados de projeto é realizado de forma manual, a partir de ferramentas CAD. Esses fatores associados acabam onerando o processo do PBE Edifica, encarecendo o serviço de avaliação e etiquetagem.

Metodologia

1 Etapa de Informação - visa aprofundar o conhecimento nos temas englobados pela pesquisa
1.1 Revisão Sistemática de Literatura - protocolo de pesquisa, para delimitar e registrar: o objetivo da RSL; as questões de pesquisa; as bases de dados; o string de busca (palavras-chave); os critérios de seleção dos artigos resultantes das buscas (inclusão e exclusão); e os critérios utilizados para a classificação dos artigos.
2 Etapa de Exploração - visa definir e identificar as ferramentas, o objeto de estudo, os parâmetros necessários na modelagem e o LOD mínimo, para que o projeto apresente todos os dados requisitados pelo metamodelo do método simplificado da INI-C
2.1 Ferramentas - A identificação da ferramenta elegida nesta pesquisa baseada na etapa de informação.
2.2 Objeto de estudo - Será utilizado um dos modelos desenvolvidos na tese de doutorado de Carlo (2008), o modelo representativo de edifícios comerciais de escritórios.
2.3 Parâmetros de modelagem - identificar todos os parâmetros necessários para a aplicação do metamodelo, ou seja, todos os dados que precisam ser extraídos de forma automatizada.
2.4 LOD mínimo - definição do LOD mínimo para o projeto. Essa informação é relevante pois caracteriza o nível de desenvolvimento mínimo que os modelos a serem recebidos pelo OIA, para o processo de etiquetagem do PBE Edifica, deverão possuir
3 Etapa de Desenvolvimento - modelagem do objeto de estudo, a criação do algoritmo por VPL, a extração dos dados do modelo real e de referência e a aplicação do método simplificado da INI-C para avaliar a envoltória.
3.1 Modelagem - A modelagem será embasada no modelo representativo de edificações comerciais de escritórios, desenvolvido por Carlo (2008). A atividade de modelagem deve conter todos os elementos do LOD 300 e todos os dados não geométricos.
3.2 Extração dos dados pela interface do Revit - Em síntese, essa atividade prevê a extração de dados do modelo BIM diretamente do Revit, a partir dos parâmetros, das tabelas de quantitativos e da manipulação de famílias de esquadrias, extraindo esses dados para planilhas eletrônicos.
3.3 Estruturação do algoritmo pelo Dynamo - estruturar um algoritmo a partir do Dynamo para programar um comando por VPL que, a partir de um clique, deverá extrair todas as informações do modelo BIM para uma planilha eletrônica, sem a necessidade de processos manuais dentro do Revit.
3.4 Extração dos dados pelo Dynamo - será executado o comando criado no Dynamo para extrair os dados do modelo para uma planilha eletrônico no Excel.
3.5 Avaliação da envoltória pelo método simplificado - Após a extração dos dados, tanto pelo Revit quanto pelo Dynamo, será realizada a aplicação do método simplificado da INI-C para avaliar e classificar a envoltória do objeto de estudo.
4 Etapa de Análise - visa analisar a qualidade dos dados extraídos na etapa de desenvolvimento, a partir da conferência com os dados obtidos do processo a ser adotado pelo OIA.

Indicadores, Metas e Resultados

a) Identificar métodos de extração de dados de modelos BIM;
b) Verificar se todos os dados solicitados para a avaliação da envoltória do método simplificado da INI-C podem ser extraídos diretamente dos modelos BIM;
c) Identificar o LOD mínimo para que o modelo BIM apresente os dados necessários para a avaliação da envoltória pelo método simplificado da INI-C;
d) Verificar a qualidade dos dados extraídos do modelo BIM;
e) Sistematizar a extração, o tratamento e a organização dos dados em BIM para a utilização na avaliação da envoltória pelo método simplificado da INI-C.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO CESAR SILVEIRA BAPTISTA DA SILVA8
LUCIANO DE VASCONCELLOS CORREA10
LUÍS FILIPE MUTA

Página gerada em 19/03/2024 02:44:22 (consulta levou 0.540757s)