Nome do Projeto
O ato de criação textual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/08/2017 - 31/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O ato de criação textual é um evento aberto a todos os interessados em conversar sobre os processos criativos nas perspectivas verbal e não verbal. Organizado desde 2014 pelos professores Carla Rodrigues (FaE/PPGE) e Eduardo Rocha (FAUrb/PROGRAU), tem como colaboradores seus orientandos. Utiliza o formato happy hour cult, de caráter breve, acontecendo entre o final do turno da tarde e início da noite. Trata de compor espaço-tempo de conversa com docentes, filósofos e artistas convidados que abordam a temática da criação como resistência para àquilo que diminui a potência de agir nesta contemporaneidade, focalizando suas trajetórias de desenvolvimento de um texto. Visa conhecer o que pode uma textualidade e sua relação com o corpo.

Objetivo Geral

Proporcionar a discussão em torno da questão: de que maneira o ato de criação se efetiva nos textos que escrevemos e nas pesquisas que realizamos em Educação?

Justificativa

Levando em consideração a importância da temática desenvolvida, acredita-se que pensar sobre o ato de criação produzido nos textos, proporcionará discutir sobre aquilo que pesquisadores e professores escrevem e criam. Para Deleuze (2014) não é somente a arte que efetua criações mas, também, outras áreas de conhecimento. Dessa forma, a arte cria afectos, que são os devires, e os perceptos, que são as paisagens produzidas no pensamento. Já a ciência cria functivos, que são as relações que se estabelecem em um conjunto; e a filosofia cria os conceitos, que são sempre imanentes, dado a partir do arranjo de elementos escolhidos de um plano. Assim, serão desenvolvidas as palestras, na tentativa de produzir a diferença a partir do ato de criação ao escrever.

Metodologia

Palestras expositivas e dialogadas com a comunidade. Leituras de textos. Demonstrações de vídeos e imagens de filósofos, artistas e educadores contemporâneos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a comunidade consiga construir a ideia sobre criação no ato de ler e escrever discutido entre os participantes, ao afirmar e demonstrar a importância da articulação entre Educação, Arte e Filosofia. Oferecer outro modo de lidar com as práticas de leitura e de escrita, de maneira que o texto criado possa ser composto por variadas matérias de diferentes áreas do saber. Deseja-se, com este projeto, que a comunidade tenha a possibilidade de discutir sobre seu processo de criação, desde uma necessidade apontada em suas práticas cotidianas de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA FREITAS MARGARITES
CAMILA SOARES BAZZANELLA
CARLA GONÇALVES RODRIGUES15
CAROLINA MESQUITA CLASEN
CÍNTIA LANGIE ARAUJO
EDUARDO ROCHA15
GUSTAVO DE OLIVEIRA NUNES
JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ
LORENA MAIA RESENDE
LUANA PAVAN DETONI
Marcelo Barros de Borba
THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO

Página gerada em 22/10/2021 13:49:09 (consulta levou 0.113122s)