Nome do Projeto
Observatório Global de Desigualdades em Saúde Materno-Infantil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/01/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O rápido aumento da informação de saúde permite análises globais em que os países são as unidades de estudo. As estimativas nacionais dos indicadores de saúde, no entanto, muitas vezes escondem desigualdades importantes. O presente estudo tem como objetivo expandir esse campo analisando sistematicamente níveis e tendências em subgrupos populacionais definidos por riqueza , sexo, etnia, residência urbana / rural e região do país. O foco principal será a saúde e nutrição de crianças, bem como a saúde das mães. O estudo abordará quatro perguntas de pesquisa: 1) Monitoramento. Como estão os indicadores de saúde da criança (cobertura da intervenção, nutrição e mortalidade) e sua evolução ao longo do tempo em diferentes subgrupos populacionais em países de renda média e baixa? 2) Interpretação / Avaliação. Como podemos explicar as recentes tendências em saúde e nutrição de diferentes subgrupos de crianças? Como estas tendências são afetadas por grandes iniciativas e programas internacionais, e crises ambientais, alimentares e financeiras? 3) Projeções. Se as tendências atuais se mantiverem, quais serão as consequências a longo prazo sobre saúde e nutrição das crianças? 4) Tradução . A fim de promover a tomada de decisões baseada em evidências que leva em conta não apenas os problemas de saúde atual, mas antecipa desenvolvimentos futuros, como podemos disseminar estes resultados rapidamente para políticos, gestores e profissionais de saúde?

Objetivo Geral

Avaliar indicadores de saúde da criança (cobertura da intervenção, nutrição e mortalidade) e sua
tendência por meio de inquéritos nacionais de saúde disponíveis para países de renda média e baixa.

Justificativa

Esta abrangente base de dados irá combinar os resultados de nossas análises de equidade com fontes de dados globais de desenvolvimento econômico, mudança ambiental, governança, etc, na tentativa de responder a perguntas como:
 Os países financiados por iniciativas globais específicas (GAVI Alliance, Global Fund, Scaling Up Nutrition, etc.) estão fazendo progressos mais rápidos em saúde da criança, particularmente entre os grupos mais vulneráveis?
 Os países que promovem políticas específicas (caso-gestão comunitária de infecções de criança, task-shifting, etc) estão alcançando progressos rápidos contra mortes de crianças, particularmente nas zonas rurais?
 Esquemas de transferência condicional de renda têm um impacto mensurável na saúde e indicadores nutricionais em nível nacional e subnacional?
 A ajuda externa tem um impacto sobre a saúde das crianças mais pobres?
 Como as alterações climáticas e crises alimentares globais estão afetando as crianças mais pobres em diferentes países?
 Como a saúde infantil e nutrição relacionam-se com indicadores nacionais de direitos humanos, governança e corrupção?
Responder a essas perguntas ambiciosas no mundo real implica importantes desafios metodológicos. Uma preocupação chave é como levar em conta fatores de confusão e modificadores de efeito. Outra é a forma de quantificar, a nível de país, potenciais determinantes da saúde, tais como crises globais, governança e direitos humanos, bem como a força de implementação das iniciativas de saúde internacional.
Não são perguntas que um único grupo poderá responder por conta própria. Nossa contribuição será criar um banco de dados único, combinando resultados estratificados de equidade com informações sobre variáveis explicativas de outras agências internacionais.
Nosso banco de dados de acesso aberto irá permitir que outros grupos de pesquisa interessados investigar suas próprias perguntas.

Metodologia

Será utilizada uma estratégia baseada em Web para identificar pesquisas recentes de saúde materna e infantil. Estes inquéritos incluem Demographic and Health Surveys (DHS) e Multiple Indicator Cluster Surveys (MICS), bem como outros inquéritos nacionais relevantes. Para a obtenção dos bancos de dados brutos, estabeleceremos uma rede de contado com os organizadores das pesquisas.
Nossa principal preocupação será assegurar a comparabilidade das informações de diferentes inquéritos. Isto implicará em analisar os questionários originais e recalcular todos os indicadores de acordo com definições internacionalmente aceitas e consistentes. Em seguida, serão verificados nossos resultados contra aqueles publicados pelas agências de pesquisa. As inconsistências serão investigadas. Estas podem ser devido a erros – nas nossas próprias análises ou nos relatórios de pesquisa original - mas também podem resultar de diferentes definições utilizadas no cálculo das estimativas a serem estudadas. A obtenção de resultados comparáveis entre os diferentes tipos de pesquisas é de suma importância. Se as verificações de inconsistências indicarem que baixa qualidade da pesquisa, os dados não serão incluídos nos bancos de dados.
A partir disto, serão produzidos conjuntos de dados padronizados, multi-pesquisa com nomes de variáveis e definições padronizados. Serão desenvolvidos rotinas em um pacote estatístico específico (Stata) para o processamento dos inquéritos que estarão disponíveis. Até o momento, quase 200 inquéritos já estão disponíveis.

Indicadores, Metas e Resultados

O rápido aumento na prevalência de excesso de peso em crianças ao longo do tempo pode resultar em adultos acima do peso e, como consequência, a carga das doenças não transmissíveis é susceptível de aumentar no futuro. Serão investigados quais países (e subgrupos dentro de um país) mostram o aumento mais rápido no excesso de peso entre as crianças.
A "hipótese de Barker" sugere que desnutrição precoce, seguida de rápido ganho de peso, está associada a um aumento na carga de doenças não transmissíveis no futuro. Será avaliado quais países (ou subgrupos dentro de um país) mostram alta prevalência de baixo peso ao nascer combinado com altas frequências de excesso de peso em crianças mais velhas, concomitantemente ou em pesquisas posteriores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALUISIO JARDIM DORNELLAS DE BARROS4
CESAR GOMES VICTORA
FERNANDO CESAR WEHRMEISTER2
GIOVANNY VINÍCIUS ARAÚJO DE FRANÇA
INÁCIO CROCHEMORE MOHNSAM DA SILVA2
LEONARDO ZANINI FERREIRA
LUIZA ISNARDI CARDOSO RICARDO
LUÍS PAULO VIDALETTI RUAS
MARIA CLARA RESTREPO MÉNDEZ
Maria de Fátima Santos Maia

Página gerada em 20/04/2024 07:33:55 (atualização a cada 5 minutos)