Nome do Projeto
O que foi estudado até agora sobre atividade física e COVID-19 durante a pandemia? Uma revisão de escopo.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/10/2020 - 30/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Uma busca online será realizada nas seguintes bases de dados: PudMed, EMBASE, Sportdiscus, Scopus, Web of Science e CINAHL. Um protocolo foi registrado prospectivamente no Open Science Framework em 20 de julho de 2020 (http://osf.io/en2kc).ic. Serão incluídos estudos relativos a qualquer tipo de medida de atividade física (medidos objetivamente ou métodos subjetivos, como questionários) e abordagem (efeitos diretos ou indiretos da pandemia COVID-19). Estudos com humanos e escritos na língua inglesa serão incluídos. Não haverá restrição à abordagem metodológica (quantitativa ou qualitativa). Artigos de dados não originais (por exemplo, carta ao editor, comentários) serão excluídos. A estratégia de busca será norteada pelo mnemônico PCC (População: humanos; Conceito: atividade física; Contexto: COVID-19). Medical Subject Heading (termos MeSH) e palavras-chave relacionadas à atividade física e COVID-19 serão combinados para conduzir a pesquisa. Os estudos serão sumarizados por aspectos metodológicos como objetivos do estudo, principais achados, país onde o estudo foi realizado e características da população (tamanho da amostra, idade dos participantes, etc.).

Objetivo Geral

Esta revisão tem como objetivo identificar as evidências disponíveis relacionadas à atividade física e a pandemia da COVID-19 publicadas até o momento, desde que a OMS declarou a pandemia.

Justificativa

A COVID-19 assolou o mundo em 2020. De uma doença inexiste há alguns meses atrás até o presente momento, centenas, se não milhares de estudos foram publicados sobre esta doença sobre diferentes aspectos. Muitos estudos foram realizados associando esta doença com a prática de atividade físicas. Esta revisão fará uma abordagem sobre estes estudos, descrevendo seus objetivos e seus resultados principais.

Metodologia

Um protocolo foi registrado prospectivamente no Open Science Framework em 20 de julho de 2020 (http://osf.io/en2kc).ic. Serão incluídos estudos relativos a qualquer tipo de medida de atividade física (medidos objetivamente ou métodos subjetivos, como questionários) e abordagem (efeitos diretos ou indiretos da pandemia COVID-19). Estudos com humanos e escritos na língua inglesa serão incluídos. Não haverá restrição à abordagem metodológica (quantitativa ou qualitativa). Artigos de dados não originais (por exemplo, carta ao editor, comentários) serão excluídos. A estratégia de busca será norteada pelo mnemônico PCC (População: humanos; Conceito: atividade física; Contexto: COVID-19). Medical Subject Heading (termos MeSH) e palavras-chave relacionadas à atividade física e COVID-19 serão combinados para conduzir a pesquisa. Os estudos serão sumarizados por aspectos metodológicos como objetivos do estudo, principais achados, país onde o estudo foi realizado e características da população (tamanho da amostra, idade dos participantes, etc.).

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados serão publicados em periódicos científicos como artigo de revisão sistemática, bem como apresentado em eventos científicos, como simpósios e congressos. Será ainda realizada divulgação dos resultados em mídia social e veículos de imprensa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE MALUE HUCKEMBECK
EDUARDO LUCIA CAPUTO
FELIPE FOSSATI REICHERT3

Página gerada em 26/04/2024 18:45:50 (consulta levou 0.130731s)