Nome do Projeto
Competências básicas em cirurgia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/09/2020 - 01/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto de ensino Competências Básicas em Cirurgia – intitulado CBC – é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária; criada no dia 30 agosto 2020. É filiado ao Departamento de Cirurgia Geral e ao Colegiado de Curso de Medicina e tem como sede a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Objetivo Geral
Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos nas técnicas cirúrgicas e rotina de bloco cirúrgico.
Justificativa
A especialidade cirúrgica exige amplo conhecimento teórico e habilidades técnicas as quais são construídas e consolidadas ao longo do tempo, diante da prática e da repetição. Diante disso, a exposição do acadêmico a competências básicas em cirurgia fará com que ele tenha maior facilidade em compreender e realizar técnicas mais avançadas. Assim, observa-se a necessidade da educação continuada para otimizar e aperfeiçoar a arte cirúrgica.
Metodologia
A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões quinzenais (2 por mês), de 1 hora cada, tendo um intuito de discutir assuntos específicos e relacionados a área cirúrgica. As atividades de bloco cirúrgico semanais (5 encontros por semana), de 3 horas cada, tendo como objetivo inserir o aluno dentro da rotina cirúrgica e mostrar na prática as técnicas discutidas nas reuniões. Essas atividades de bloco serão alternadas, de acordo com a disponibilidade de horário do professor, com a prática ambulatorial. As atividades práticas ocorrerão nos horários previamente comunicado aos acadêmicos e conforme a disponibilidade do professor.
As reuniões teóricas poderão ser expositivas, seminários, rodas de conversa, palestras, discussão de casos clínicos, dentre outros, alternando de acordo com o cronograma.
As reuniões teóricas poderão ser expositivas, seminários, rodas de conversa, palestras, discussão de casos clínicos, dentre outros, alternando de acordo com o cronograma.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores são a capacidade dos acadêmicos de processar o material teórico e aplica-lo. A principal meta é intensificar o contato do aluno com conteúdo de cunho cirúrgico. Os resultados esperados são são o desenvolvimento das competências psicomotoras dos alunos e o engajamento nas atividades propostas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BÁRBARA PIVA | |||
Carlos Eduardo Pouey da Cunha | |||
DIENIFER CAROLINE BUSSIOL STROHER | |||
FERNANDO PASSOS DA ROCHA | 23 | ||
GABRIELA COTRIM DE SOUZA | |||
GISELE NUNES LOPES | |||
GUILHERME HENRIQUE LELLIS MENDES | |||
INARA BENEDITA STURM FERNANDES | |||
JOAO GABRIEL FAYYAD SANTOS | |||
JORDANA GEREMIAS BRUST | |||
JOÃO VÍTOR KRAVZUK GOMEZ | |||
LARISSA DA ROSA FLORES | |||
LUANA ZINI HOFMANN | |||
LUCAS MARQUES DA SILVA | |||
LUCIANO NIEMEYER GOMES | |||
LUIZ HENRIQUE GARLET LEAL | |||
LUIZ PAULO DE OLIVEIRA FERREIRA | |||
LUIZE COSTA SONCINI | |||
LYKA TOMINAGA | |||
MARIANA REIS CARAM | |||
MATHEUS DE LIMA COLLOVINI | |||
PABLO ENRIQUE SANABRIA ROCHA | |||
PABLO RIBEIRO MIRANDA BARBOSA | |||
PEDRO CRESPO GARCIA VARGAS | |||
RAUL JABLONSKI JUNIOR | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 1 | ||
THAINA LEITE PALUDETO | |||
VALENTINA SIQUEIRA RODRIGUES | |||
VANDERSON TOBIAS LAZAROTO | |||
WESLEY FELIPE VENÂNCIO |