Nome do Projeto
Competências básicas em cirurgia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/09/2020 - 01/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto de ensino Competências Básicas em Cirurgia – intitulado CBC – é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária; criada no dia 30 agosto 2020. É filiado ao Departamento de Cirurgia Geral e ao Colegiado de Curso de Medicina e tem como sede a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Objetivo Geral

Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos nas técnicas cirúrgicas e rotina de bloco cirúrgico.

Justificativa

A especialidade cirúrgica exige amplo conhecimento teórico e habilidades técnicas as quais são construídas e consolidadas ao longo do tempo, diante da prática e da repetição. Diante disso, a exposição do acadêmico a competências básicas em cirurgia fará com que ele tenha maior facilidade em compreender e realizar técnicas mais avançadas. Assim, observa-se a necessidade da educação continuada para otimizar e aperfeiçoar a arte cirúrgica.

Metodologia

A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões quinzenais (2 por mês), de 1 hora cada, tendo um intuito de discutir assuntos específicos e relacionados a área cirúrgica. As atividades de bloco cirúrgico semanais (5 encontros por semana), de 3 horas cada, tendo como objetivo inserir o aluno dentro da rotina cirúrgica e mostrar na prática as técnicas discutidas nas reuniões. Essas atividades de bloco serão alternadas, de acordo com a disponibilidade de horário do professor, com a prática ambulatorial. As atividades práticas ocorrerão nos horários previamente comunicado aos acadêmicos e conforme a disponibilidade do professor.
As reuniões teóricas poderão ser expositivas, seminários, rodas de conversa, palestras, discussão de casos clínicos, dentre outros, alternando de acordo com o cronograma.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores são a capacidade dos acadêmicos de processar o material teórico e aplica-lo. A principal meta é intensificar o contato do aluno com conteúdo de cunho cirúrgico. Os resultados esperados são são o desenvolvimento das competências psicomotoras dos alunos e o engajamento nas atividades propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Carlos Eduardo Pouey da Cunha
FERNANDO PASSOS DA ROCHA23
GISELE NUNES LOPES
JORDANA GEREMIAS BRUST
LARISSA DA ROSA FLORES
LUANA ZINI HOFMANN
LUCAS MARQUES DA SILVA
LUCIANO NIEMEYER GOMES
LUIZ PAULO DE OLIVEIRA FERREIRA
MARIANA REIS CARAM
PABLO RIBEIRO MIRANDA BARBOSA
PEDRO CRESPO GARCIA VARGAS
RAUL JABLONSKI JUNIOR
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
WESLEY FELIPE VENANCIO

Página gerada em 21/06/2021 01:22:34 (consulta levou 0.440356s)