Nome do Projeto
Síntese e Reconhecimento Quiral de Compostos Bioativos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/10/2020 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O presente projeto visa explorar a quiralidade de moléculas bioativas através da síntese, discriminação quiral e elucidação da configuração absoluta. O assunto é de essencial importância para vários setores, em especial a indústria farmacêutica e de agroquímicos. Isto ocorre devido a reconhecida biodegradação seletiva em relação aos compostos quirais. A parte sintética será realizada com base nos princípios da química verde, com o suporte do grupo LASOL. O estudos sobre a quiralidade serão baseados na técnica de ressonância magnética nuclear (RMN), a principal ferramenta para o estudo da quiralidade. Por fim pretende-se divulgar a quiralidade, não somente pela pesquisa, mas também por meio da criação de livros, cursos, seminários e disciplinas.

Objetivo Geral

Com base na importância e complexidade da quiralidade, pretende-se desenvolver novos protocolos de estudo da quiralidade, bem como novos compostos bioativos. Assim, por meio das ferramentas disponíveis para se estudar a quiralidade, tendo destaque a técnica de ressonância magnética nuclear (RMN), e utilizando os princípios da química verde o presente projeto unificado tem como objetivos: i) Desenvolver novos protocolos experimentais para o reconhecimento quiral; ii) sintetizar compostos bioativos, especialmente os compostos organocalcogênios, para explorar a quiralidade e produzir novos compostos bioativos; iii) criar material didático para divulgar e ampliar o discernimento sobre a quiralidade.

Justificativa

A bioquímica dos organismos vivos esta intimamente ligada a secreção ou ingestão de substâncias que atuarão como agentes responsáveis por ativar ou desativar enzimas, receptores ou qualquer outro tipo de resposta biológica. E é claro, que ai encontra-se a importância da quiralidade. Pois, sabemos que os sistemas biológicos, independentemente do tipo de organismo, apresentam uma elevada complexidade. Isto demonstra que qualquer mudança na estrutura de uma substância que esteja presente num sistema biológico, produzirá respostas distintas neste organismo. Esta sensibilidade é tão elevada, que até uma mudança na orientação tridimensional de um único átomo, de uma determinada molécula, pode promover alterações significativas num determinado meio biológico. Neste contexto, pretende-se explorar a quiralidade por meio da síntese de compostos que contenham assimetria, bem com entender essa propriedade, e divulgar sua importância.

Metodologia

Com base na literatura, as estratégias empregadas para explorar a quiralidade tem como meta três partes principais. A primeira é a síntese de novos compostos bioativos que possuem a propriedade da quiralidade, para que possamos estudar e compreender, produzindo novas moléculas de interesse farmacológico e toxicológico. A segunda parte visa desenvolver novos procedimentos experimentais para o entendimento da quiralidade, que sejam mais práticos e forneçam mais dados. As duas primeiras estratégias serão exploradas empregando a técnica de ressonância magnética nuclear (RMN), devido a sua reconhecida utilização no estudo da quiralidade, e principalmente, em relação ao maior número de dados em comparação com outras técnicas. Por fim, a última estratégia que será empregada é a divulgação do assunto quiralidade. Por ser considerado um tema complexo, na maioria das vezes não é explorado e, consequentemente, o assunto não ganha a atenção que deveria. Assim, pretende-se criar novos materiais didáticos para divulgar e compreender a quiralidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Os principais indicadores que serão utilizados são: i) publicação de artigos científicos; ii) apresentação de trabalhos em eventos e congressos; iii) criação de material didático, como cursos, livros, seminários, entre outros, no intuito de divulgar o tema; iv) Gerar parcerias com diferentes grupos de pesquisas, promovendo a interdisciplinaridade do projeto; e v) Contribuir para a formação de alunos de graduação e pós graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA HARTWIG DE OLIVEIRA1
DIEGO DA SILVA ALVES1
EDER JOAO LENARDAO1
GABRIEL PEREIRA DA COSTA
GELSON PERIN1
LUCAS EMANUEL BELUZZO IAROCZ
MAURÍCIO CARPE DIEM FERREIRA XAVIER
MÁRCIO SANTOS DA SILVA7
RAQUEL GUIMARAES JACOB1
TALIA BEHNEN MARTA

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Finep / Financiadora de Estudos e ProjetosR$ 177.000,00Coordenador

Página gerada em 18/04/2024 21:34:34 (consulta levou 0.188743s)