Nome do Projeto
Metodologias de ensino para alunos surdos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/09/2020 - 18/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de pesquisa do CNPQ- Grupo de pesquisas em Língua brasileira de sinais e Educação de surdos. Conta com a participação de alunos dos cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Dança.
Objetivo Geral
Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar quais formas de ensino( ativo/híbrido) para surdos estão sendo utilizadas nas escolas bilíngues para surdos. O foco será nas áreas das Letras e Artes.
Justificativa
Esta tem sido uma questão que intriga muitos pesquisadores e professores de surdos: Como as pessoas surdas aprendem? Existem estudos que comprovam que a Pedagogia visual (Lacerda, 2009) é uma das formas mais indicadas para sujeitos surdos, mas como as escolas de surdos implementam esse conceito em suas disciplinas e em suas atividades educativas? Esta pesquisa torna-se importante pelo fato de investigarmos o que vêm funcionando metodologicamente na educação de sujeitos surdos.
Metodologia
Utilizaremos da Metodologia qualitativa em que professores da escola especial professor Alfredo Dub participarão de entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de conhecer como estes profissionais recontextualizaram (Bernstein, 1996) suas práticas pedagógicas no período da pandemia.
Os dados serão coletados através do instrumento metodológico de entrevistas on-line (Flick, 2009) e serão analisados utilizando a Teoria Bernsteiniana do Dispositivo Pedagógico, entre outras referências teóricas.
Os dados serão coletados através do instrumento metodológico de entrevistas on-line (Flick, 2009) e serão analisados utilizando a Teoria Bernsteiniana do Dispositivo Pedagógico, entre outras referências teóricas.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretendemos com este estudo colaborar com as investigações sobre metodologias de ensino para sujeitos surdos. Os resultados serão divulgados em eventos científicos bem como o retorno dos resultados serão compartilhados entre as escolas participantes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Angélica Ferreira de Andrade | |||
EDUARDO MARTINS BEMFICA | |||
Karina Ávila Pereira | 3 | ||
VICTOR TECHERA SILVEIRA |