Nome do Projeto
Metodologias de ensino para alunos surdos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/09/2020 - 18/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de pesquisa do CNPQ- Grupo de pesquisas em Língua brasileira de sinais e Educação de surdos. Conta com a participação de alunos dos cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Dança.

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar quais formas de ensino( ativo/híbrido) para surdos estão sendo utilizadas nas escolas bilíngues para surdos. O foco será nas áreas das Letras e Artes.

Justificativa

Esta tem sido uma questão que intriga muitos pesquisadores e professores de surdos: Como as pessoas surdas aprendem? Existem estudos que comprovam que a Pedagogia visual (Lacerda, 2009) é uma das formas mais indicadas para sujeitos surdos, mas como as escolas de surdos implementam esse conceito em suas disciplinas e em suas atividades educativas? Esta pesquisa torna-se importante pelo fato de investigarmos o que vêm funcionando metodologicamente na educação de sujeitos surdos.

Metodologia

Utilizaremos da Metodologia qualitativa em que professores da escola especial professor Alfredo Dub participarão de entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de conhecer como estes profissionais recontextualizaram (Bernstein, 1996) suas práticas pedagógicas no período da pandemia.
Os dados serão coletados através do instrumento metodológico de entrevistas on-line (Flick, 2009) e serão analisados utilizando a Teoria Bernsteiniana do Dispositivo Pedagógico, entre outras referências teóricas.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretendemos com este estudo colaborar com as investigações sobre metodologias de ensino para sujeitos surdos. Os resultados serão divulgados em eventos científicos bem como o retorno dos resultados serão compartilhados entre as escolas participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Angélica Ferreira de Andrade
EDUARDO MARTINS BEMFICA
Karina Ávila Pereira3
VICTOR TECHERA SILVEIRA

Página gerada em 24/04/2024 20:48:36 (consulta levou 0.123572s)