Nome do Projeto
Meloidoginoses na cultura da soja nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Levantamento de Espécies & Danos Associados
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2021 - 31/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A sojicultura constitui uma das principais atividades agrícolas do Brasil. A despeito disso, alguns fatores bióticos têm fortemente limitado o alcance de índices desejáveis de produtividade. Atualmente, fitonematoides, mormente Meloidogyne, vem ocupando lugar de destaque. Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, todavia, o panorama nematológico per se e sua associação no estabelecimento de doenças é pobremente conhecido. Em face desto, no presente estudo objetivou-se: (i) Realizar um levantamento de espécies de Meloidogyne em lavouras de soja nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; (ii) Determinar a densidade populacional das espécies fitoparasitas; (iii) Realizar testes de reação e patogenicidade as principais espécies encontradas (iv) estudar as relações com outros fitonematoides (v) estudar o efeito de fatores climáticos.

Objetivo Geral

Realizar um levantamento de espécies de Meloidogyne ocorrentes na cultura da soja nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com identificações baseadas na integração de métodos morfológicos e bioquímicos (fenótipos de esterase).

Justificativa

Em vista do crescente incremento de área cultivada de soja nas regiões supramencionadas, este trabalho objetivará, primordialmente, realizar um levantamento das espécies de Meloidogyne ocorrentes em áreas produtoras de soja nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, baseando-se na abordagem da taxonomia integrativa. Adicionalmente, serão realizados testes visando determinar a patogenicidade dos isolados obtidos e dissecar seu papel no estabelecimento de enfermidades.

Metodologia

Amostras obtidas em areas destinadas a sojicultura no sul do Brasil serão submetidas a processos de extração, seja no solo (Jenkins 1964), seja na raizes (Coolen & D'Herde 1972). As identificações serão efetuadas pelo uso de isoenzimas (fenótipos de esterase) e carctercteristicas morfologicas e morfométricas.

Indicadores, Metas e Resultados

Obtenção de um panorama nematológico nas principais regiões produtoras de soja nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Determinação das densidades populacionais de espécies encontradas.
A partir dos resultados encontrados, espera-se definir estratégias eficientes de controle e, por conseguinte, aumentar a produtividade de campos infestados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JERONIMO VIEIRA DE ARAUJO FILHO5
LEANDRO JOSE DALLAGNOL2
MAYARA RODRIGUES DE SOUZA

Página gerada em 18/04/2024 18:36:58 (consulta levou 0.137553s)