Nome do Projeto
Representações femininas em obras de literatura de língua inglesa do séc.XXI
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/09/2020 - 16/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A construção da identidade de uma mulher é um processo deveras complexo e que pode ser influenciado por diversos fatores, dentre eles os modelos que são apresentados às mulheres como um ideal de realização pessoal, sucesso e felicidade. No campo da literatura, esse ideal é representado pelas protagonistas de obras literárias, e gerações de leitoras tomam os discursos referentes a essas personagens como parâmetro para julgar suas próprias vidas. O modo como as protagonistas são descritas dentro da obra e a forma como são vistas por elas mesmas e por outros personagens trazem em si discursos em circulação na sociedade, tanto discursos que não desejamos ver perpetuados como discursos de resistência e emancipação feminina. Além disso, se considerarmos que a popularidade e a influência que certas obras literárias atingem ao se tornarem "best-sellers" são muitas vezes ampliadas por sua transposição para as telas da TV ou cinema, temos como consequência o fato de que os discursos presentes nesses livros passam a ter uma circulação maior do que a originalmente esperada. Por essa razão, a investigação dos discursos presentes em livros que sãp grandes sucessos de venda reveste-se de extrema importância. Cabe salientar que o discurso é concebido neste trabalho como “um modo de ação, uma forma de se agir sobre o mundo e especialmente sobre os outros, assim como uma forma de representação” que contribui para a construção de todos os níveis e dimensões da estrutura social, sendo, ao mesmo tempo, moldado e restringido por eles. Nesta pesquisa será feita, então, uma análise linguístico-discursiva da representação das protagonistas femininas de obras literárias escritas e publicadas século XXI visando identificar os discursos relacionados à mulher que ali se encontram. O referencial teórico deste trabalho terá como base principal a Análise Crítica do Discurso, fundamentando-se também nos estudos feministas e de gênero.

Objetivo Geral

O objetivo geral desta pesquisa é analisar as representações femininas presentes no discurso referente
às e atribuído às protagonistas de obras de literatura de língua inglesa escritas e publicadas no século XXI.
Já os objetivos específicos são: 1) verificar as representações femininas apresentadas em obras de
literatura de língua inglesa escritas e publicadas no século XXI por meio das descrições das personagens
protagonistas e do discurso referente a elas; 2) observar qual o papel atribuído à mulher e apresentado
tanto pelo discurso atribuído às protagonistas quanto pelo discurso referente a elas; 3) verificar como o
discurso atribuído às e referente às personagens protagonistas configura-se em relação a questões de
poder, especialmente nas relações de gênero.

Justificativa

Esta pesquisa dá continuidade ao projeto que já vem sendo desenvolvido com obras do final do séc.XX e início do séc.XXI, porém restringe agora seu foco ao presente século. A pesquisa já teve como participantes cinco alunas orientandas voluntárias de iniciação científica, duas das quais, a partir do interesse despertado pelo trabalho de pesquisa científica, decidiram prosseguir com seus estudos acadêmicos em nível de pós-graduação. Todas as alunas apresentaram trabalhos em eventos diversos, algumas ainda participarão de eventos que foram transferidos para o próximo ano em função da pandemia, duas encontram-se em processo de submissão de artigos para publicação, e uma irá desenvolver seu TTC com base no trabalho que vem desenvolvendo dentro da pesquisa. Com isso, esta pesquisa demonstra ter uma função para além da investigativa, qual seja a de contribuir para a iniciação científica das/os estudantes que dela participam.
No que se refere a sua função investigativa, a pesquisa justifica-se pelo foco de seu estudo, já que, conforme os resultados encontrados por ela até o momento, os modelos apresentados às mulheres como um ideal de realização pessoal, sucesso e felicidade por meio das protagonistas de obras literárias de grande vendagem parecem, na maioria dos casos, ter se mantido segundo os padrões do discurso hegemônico de base patriarcal, porém em outros (mais recentes) apresentam mudanças pontuais no sentido de discursos de resistência e emancipação feminina, o que merece investigado e será feito neste novo segmento da pesquisa

Metodologia

A pesquisa será desenvolvida em 2 fases concomitantes;
Fase 1: estudo e debate do Referencial Teórico utilizado para a análise das obras literárias. Esta fase desenvolve-se de forma permanente ao longo de todo o Projeto;
Fase 2: análise da obra literária escolhida pela participante, desenvolvida em 4 etapas. 1) Leitura da obra literária selecionada (critério de seleção: publicada no séc.XXI e que tenha personagen(s) feminina(s) como protagonista(s); 2) Seleção de fragmentos de discurso onde apareçam representações femininas, ou seja, onde as protagonistas sejam descritas por elas esmas ou por outras/os em termos de aparência física, do papel esperado e/ou destinado a elas e do poder elas possuem; 3) Análise linguístico-discursiva dos dados coletados; 4) Redação de artigos ou capítulos de livro para publicação, assim como elaboração de trabalhos a serem apresentados em eventos para divulgação da pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Em termos de resultados esperados nas análises, as obras observadas pela pesquisa até o momento, como já dito, demonstram que os modelos apresentados às mulheres como um ideal de realização pessoal, sucesso e felicidade por meio das protagonistas de obras literárias de grande vendagem parecem ter tido muito pouca evolução. Entretanto, algumas obras demonstram o surgimento de mudanças pontuais, com a presença de discursos resistentes aos hegemônicos de base patriarcal. sugerindo que uma mudança discursiva pode estar em curso. Esta mudança necessita ser confirmada, o que poderá ocorrer com os resultados advindos do prosseguimento da pesquisa.
Já em relação ao aspecto da iniciação científica das/os participantes do projeto, espera-se que o resultado seja o mesmo que pode ser verificado até agora, ou seja, a prática da rotina de estudos, pesquisa, observação e análise, resultando na produção de trabalhos, apresentação do mesmos em eventos e publicação dos resultados, visando a divulgação científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGEL ALVES HILIAN
CARMELINA CARDOZO DE SOUZA CORRÊA PEREIRA
RENATA KABKE PINHEIRO6

Página gerada em 18/04/2024 20:38:14 (consulta levou 0.132642s)