Nome do Projeto
Desenho de Figura Humana: intervenções, mostras e ações
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 22/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto atende a tríade ensino, pesquisa e extensão de forma indissociada propondo o desenvolvimento de intervenções artísticas, mostras didáticas e mediações junto às turmas de Desenho de Figura Humana. As ações visam atualizar discursos, ampliar repertórios e promover o debate em torno de identidades, subjetividades, performances e representações da figura humana na arte e na cultura contemporânea. Mestiçagens, mitologias, imaginários, reinvenções e subversões são temas propostos para investigação poética e reflexiva dos alunos de Artes Visuais, Design e Cinema. A efetivação compreende pesquisa coletiva e individual, investimento no processo criativo, montagem e mediação, alcança a comunidade, visando a formação de público em geral. A atividade é avaliada, sistematizada e divulgada, atingindo outras instâncias; ganha desdobramentos, que por sua vez demandam novos projetos, cumprindo um circuito ininterrupto.

Objetivo Geral

Promover mostras didáticas, intervenções artísticas e ações de mediação cujo enfoque se detém sobre o imaginário em torno da representação da figura humana, destacando representações de personagens históricas, literárias e ficcionais, assim como a revitalização dos temas e modelos ao longo da história da arte e da cultura ocidental.

Justificativa

O projeto se justifica por propiciar a divulgação de nossa produção artística, proporcionar o exercício da montagem e do acompanhamento didático, assim como complementar as atividades dos alunos, como futuros professores e artistas.

Metodologia

Para a efetivação do projeto concorrem uma série de atividades diferenciadas, que exigem metodologias específicas para sua execução. Na 1ª etapa: pesquisa iconográfica e bibliográfica, seleção e definição de imagens e personagens, caracterizações, sessões de fotografia. Na 2ª etapa: Tratamento e edição das imagens, produção de matriz para ampliação, definição de materiais de execução, produção dos painéis. Na 3ª etapa: Projeto e execução de material de divulgação, produção e edição do making of, preparo dos grupos de recepção e mediação das mostras e intervenções. Na 4ª etapa: abertura da mostra, monitorias e mediação, manutenção, registro, avaliação e produção de relatório final.


Indicadores, Metas e Resultados

Formação global e profissional dos graduandos;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios, promoção da arte e da cultura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA CORREA ROCHEFORT15
EDUARDA GONÇALVES SCHUSTER
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES10
JOSE CARLOS BROD NOGUEIRA24
JOSE LUIZ DE PELLEGRIN4
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA
LUIZA ALVES DE MACÊDO TAVARES
NADIA DA CRUZ SENNA3
OTAVIO MARTINS PERES10
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA
URSULA ROSA DA SILVA4

Página gerada em 26/04/2024 18:42:11 (consulta levou 0.186912s)