Nome do Projeto
ConectAgro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/09/2020 - 30/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Tendo-se a pandemia de covid-19 como impeditivo para realização de eventos presenciais, como a semana acadêmica da Engenharia Agrícola que sempre ocorre em outubro em conjunto com a Expofeira de Pelotas, a alternativa encontrada pelo PET - EA é realizar um evento semelhante na modalidade online. Em se tratando de um evento online, não há o impeditivo da localização geográfica para participação, assim sendo, podemos idealizar o evento pensando em atingir comunidades acadêmicas, produtores rurais e profissionais da área de todo o país. O grupo se dividirá em comissões para organizar um evento que possibilite a difusão de conhecimentos sobre o agronegócio brasileiro e ampliação do relacionamento entre alunos e professores de diferentes instituições de ensino. Evento este em que ocorrerão 5 rodas de conversa no período da tarde e 5 palestras no período da noite, ao longo de toda semana, resultando em um certificado de 20 horas para os ouvintes. Através do evento, pretende-se integrar às comunidades acadêmicas dos diferentes cursos de engenharia agrícola do país e demais cursos que atuam no agronegócio, bem como produtores e profissionais do meio rural, contando com a experiência destes para ampliar a visão dos estudantes acerca do mercado trabalho. Além disso, deseja-se divulgar o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas em âmbito nacional.

Objetivo Geral

Pretende-se difundir conhecimentos sobre o agronegócio brasileiro, ampliando a visão profissional dos acadêmicos, o que irá contribuir no seu âmbito profissional futuramente. Além disso, pretende-se ampliar a relação entre alunos e professores de diversas universidades brasileiras, em uma época em que o distanciamento social tornou-se essencial na sociedade. Além de difundir os conhecimentos aos alunos universitários, torna-se importante o acesso às informações aos produtores rurais que são os principais responsáveis por utilizarem as técnicas discutidas. Em vista disso, o evento online poderá tornar mais fácil a integração entre a universidade e os produtores rurais, já que poderão acessar as palestras e participar das rodas de conversa direto de suas casas. Ainda, será possível aprimorar as qualidades dos petianos em relação a organização de eventos e comunicação de forma virtual.

Justificativa

Em tempos de pandemia, a aglomeração e o contato social se tornaram ações de risco e o distanciamento social tornou-se um dos principais métodos de combate ao covid-19. Assim, as atividades online tornaram-se um método alternativo de interação social, sendo muito utilizadas para a troca de conhecimentos e experiências entre as pessoas.

Além de contribuir para a interação dos estudantes e professores, eventos desse porte tornam-se essenciais para contribuir com a ampliação do acesso às informações sobre os avanços tecnológicos no âmbito agrícola, permitindo com que futuros profissionais da engenharia agrícola e produtores rurais possam acompanhar tais progressos.

Através das atividades online é possível que haja a participação de pessoas de qualquer lugar do país. Esse método torna o que antes era limitado pela distância, algo mais acessível a todos devido à conectividade. Diante disso, o PET-EA propõe a organização de um evento online de cunho comemorativo e informativo, sobre a Engenharia Agrícola, em razão de que 27 de outubro é o dia comemorativo da profissão.

Metodologia

O evento será realizado através de plataforma online, em que apenas os participantes inscritos através de formulário online terão acesso. Com dados contidos nesse formulário, também será possível acessar as informações necessárias para a confecção dos certificados. O evento ocorrerá durante uma semana do mês de outubro, contendo 5 palestras, uma a cada noite, e 5 rodas de conversa, no período da tarde. As palestras irão durar no mínimo 1h30min, e as rodas de conversa em torno de 1h30min a 2h.

No momento da inscrição, o participante receberá o link que dará acesso a todas as palestras e as rodas de conversa que irão ocorrer durante a semana. Os temas abordados nas rodas de conversa serão em torno das cinco grandes áreas do curso de engenharia agrícola. As palestras terão como tema principal o agronegócio brasileiro, e pretende-se contatar profissionais renomados de empresas conhecidas para compartilharem suas visões profissionais diante do assunto proposto.

O projeto terá as seguintes etapas:

1ª etapa: definição da data em que o evento irá ocorrer, bem como o nome do evento para divulgação.

2ª etapa: estipular as equipes de trabalho, em que cada petiano será responsável por atividades pré-determinadas. As comissões de trabalho serão: palestrantes, plataforma online de transmissão, divulgação, plataforma de inscrição e certificados, roda de conversa.

3ª etapa: definição dos temas das palestras e rodas de conversa.

4ª etapa: entrar em contato com os palestrantes e demais profissionais para definir os horários e datas estipuladas.

5ª etapa: definição da plataforma online para transmissão do evento, promovendo a realização de testes.

6ª etapa: confecção do formulário de inscrição, estipulando os links de acesso e as informações necessárias dos inscritos.

7ª etapa: divulgação do evento em plataformas digitais como redes sociais.

8ª etapa: elaboração dos questionários de avaliação do evento, para fins de aprimoramento de eventos futuros.

9ª etapa: realização do evento, em que cada petiano terá sua função pré-determinada, para que nos dias do evento, tudo aconteça conforme estabelecido.

10ª etapa: confecção dos certificados e processamento das horas extras aos participantes.

11ª etapa: processamento da avaliação final do evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Através desse evento, pretende-se promover a integração por meios digitais dos acadêmicos dos cursos de engenharia agrícola, bem como profissionais e discentes da área. Além disso, planeja-se a troca de conhecimentos e experiências entre esses profissionais, ampliando a visão do aluno em relação ao meio profissional. Ainda, deseja-se ampliar a divulgação do curso de Engenharia Agrícola UFPel em âmbito nacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIA SUELLEN PAULINO DE OLIVEIRA
ADRIEL NADAL
ALAN FELIPE GONÇALVES DOS SANTOS
BRUNA REGINA SOUZA ALVES
CAIO PEREZ CASAGRANDE
CAIRO SCHULZ KLUG
CATIANE PEGLOW HOLZ
DIENIFER RADTKE
EDUARDA PERES SODRE
EDUARDO LOPES GUIDOTTI
FRANCIELE KROESSIN
GRACIELA BUCK
GRÉGORY CORREIA DA SILVA
GUILHERME HIRSCH RAMOS
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA
ISABELLA BRANDÃO MOREIRA
ITAEL GOMES BORGES
JEFERSON MEIRA
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
Karen Raquel Pening Klitzke
LAÍS KROESSIN
LUAN MARTIN AREJANO
LUIZ ORLANDO VIEIRA
MATHEUS GOULART CARVALHO
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO28
MURILO GONÇALVES RICKES
Pablo Abelaira de Souza
RAFAEL MIRITZ BARTZ
RITA DE CASSIA MOTA MONTEIRO
RITCHELLI TEIXEIRA DUARTE
Rafael Junqueira Moro
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW
STHÉFANIE DA CUNHA
TAIRO SILVEIRA GOMES
TALISSON NATAN TOCHTENHAGEN
TCHESCIA NAIUME KAROW
THALIA STRELOV DOS SANTOS
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS

Página gerada em 20/04/2024 02:31:11 (consulta levou 0.224014s)