Nome do Projeto
Estudo de conceitos no campo das artes da cena
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/11/2020 - 30/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto visa criar um espaço-encontro de estudo no qual os conceitos que atravessam o campo das artes da cena possam ser aprofundados. Conceito "estudo" compreendido como o grau extremo de um desejo (studium), no sentido agambiano do termo, de se produzir uma condição de vida permanente. Um convite aos discentes para um tornar-se estudante; aprender a estudar para se estabelecer uma relação com o saber descolada da ideia de uma disciplina obrigatória e sim um modo de vida. Promover a criação de um espaço de encontros e debates sobre os conceitos das artes da cena à luz de teóricos relevantes em nossa área de conhecimento.
Objetivo Geral
Criar um espaço de encontro contínuo com os estudantes para se conhecer e refletir sobre as nuances diferenciais entre os conceitos que perpassam o universo da cena. Reunir um grupo de estudantes interessados em aprender modos de estudar.
Justificativa
Parece relevante construir com os estudantes um espaço no qual se possa (re)conhecer modos de estudar.
Entendendo a vida intelectual como um processo que se constrói paulatinamente, pois demanda tempo para construção/sedimentação, camada sobre camada de conhecimento, pensamos que a criação de encontros contínuos semanais entre os estudantes pode ser uma maneira de se instaurar o hábito do estudo. Criar um espaço em que se possa ajudar os estudantes a estabelecer uma relação com o saber descompromissada de avaliações ou prazos. Um encontro no qual, a priori, a disciplina/dedicação possa se desdobrar em alguma coisa outra, mais comprometida com a ideia de uma "condição permanente", como coloca o filósofo Giorgio Agamben.
Como docente, já ministrei disciplinas de estágio e também orientei alguns Trabalhos de Conclusão Final, e percebo os discentes pouco apropriados de conceitos que são fundamentais de nossa área. Acredito que para eles terminarem sua graduação precisariam estar mais bem preparados com os "conceitos" que lhes acompanharão pela vida como artistas/futuros formadores. Logo, pensei em criar um espaço que eles possam aprender a estudar e a fazer fichamentos de modo que esse "modo de estudar" se estenda às outras disciplinas.
Entendendo a vida intelectual como um processo que se constrói paulatinamente, pois demanda tempo para construção/sedimentação, camada sobre camada de conhecimento, pensamos que a criação de encontros contínuos semanais entre os estudantes pode ser uma maneira de se instaurar o hábito do estudo. Criar um espaço em que se possa ajudar os estudantes a estabelecer uma relação com o saber descompromissada de avaliações ou prazos. Um encontro no qual, a priori, a disciplina/dedicação possa se desdobrar em alguma coisa outra, mais comprometida com a ideia de uma "condição permanente", como coloca o filósofo Giorgio Agamben.
Como docente, já ministrei disciplinas de estágio e também orientei alguns Trabalhos de Conclusão Final, e percebo os discentes pouco apropriados de conceitos que são fundamentais de nossa área. Acredito que para eles terminarem sua graduação precisariam estar mais bem preparados com os "conceitos" que lhes acompanharão pela vida como artistas/futuros formadores. Logo, pensei em criar um espaço que eles possam aprender a estudar e a fazer fichamentos de modo que esse "modo de estudar" se estenda às outras disciplinas.
Metodologia
O projeto define seus caminhos como sendo um estudo bibliográfico/documental para se analisar os conceitos e as nuances diferenciais entre os conceitos selecionados. Construir com os estudantes os alicerces teóricos através da construção de uma disciplina/vida/rotina de estudos e fichamentos dos materiais textuais selecionados. O número de estudantes não será limitado e muitos são os convites estendidos a outros cursos como Artes Visuais. Cinema e Letras. Definiremos o conceito que será examinado à luz da perspectiva dos teóricos/críticos que discutem tal conceito. Dedicaremos atenção a um conceito por vez. Leituras sugeridas/separação de material textual; fichamentos; filmes; seminários de discussões acerca dos materiais lidos e assistidos são alguns dos procedimentos metodológicos que se somam a algumas horas de estudo aos encontros virtuais semanais.
Definição de conceitos a serem examinados;
- os autores e obras a serem
Definição de conceitos a serem examinados;
- os autores e obras a serem
Indicadores, Metas e Resultados
Que o espaço que se projetou criar possa ser conquistado: privilegiar o estudo como uma forma de vida permanente entre os discentes. Que as outras disciplinas possam se beneficiar com o projeto na medida em que os ajudará a estudar, a reunir material, conhecer autores. Contribuirá para a autonomia do estudante a médio e longo prazo dentro da academia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE CASTAMAN | 4 | ||
ALLISON LOURENÇO DOS SANTOS | |||
ANA LAURA BIANCHINI | |||
Adriel Porto Dias | |||
Angelene Lazzareti | |||
BRENDA SENEME GOBBI | |||
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA | |||
CANDIDA REIS CANIELAS | |||
CATARINA LEITE RASSIER | |||
CRISTINA DUTRA | |||
DARA FERREIRA FUCOLO | |||
DAYANNA MICHELLE CANON PEREZ | |||
EDUARDA GARCIA BENTO | |||
ELIZA MARA LOZANO COSTA | |||
GABRIELE CAROLINE LOPES | |||
ISABELA PERES | |||
JOÃO VITOR SOARES | |||
KELVIN MARUM MACHADO | |||
LINDSAY TAROUCO GIANUCA | |||
LORENA GOULART ZANETTI | |||
LUCAS BEZERRA FURTADO | |||
ROSANE OYARZABAL DALA RIVA | |||
SARA BARROS TORRES |