Nome do Projeto
Curso Gestão de Crises para Engenheiros
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/10/2020 - 21/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A crise da COVID 19 mostrou a necessidade da preparação de Engenheiros para a Gestão de Crises. Esses eventos inesperados são relativamente comuns na vida profissional de um engenheiro. Atrasos, escassez de recursos, acidentes, variações significativas no mercado, podem ser exemplos de crises que podem ser de curta, média ou longa duração. Como lidar com esses eventos? Como traçar caminhos de menor impacto? O que são soluções de pequeno, médio e alto impacto? São alguns dos temas que o engenheiro precisa conhecer para antever e escolher soluções para cada crise com que ele deverá lidar. Esse curso será ministrado em uma forma hibrida, com short courses, palestras, estudos de caso. E pretende ser uma ferramente de formação continuada principalmente para alunos do curso de Engenharia Geológica, podendo ser estendido para alunos de outros cursos de Engenharia ou, até mesmo, outras áreas de formação.

Objetivo Geral

Debater, discutir, analisar, propor, estudos de soluções de problemas gerais e específicos de gerenciamento de pessoas e atividades produtivas, visando minimizar os impactos que as crises podem provocar.

Justificativa

A crise sanitária da COVID 19, em diversas áreas do conhecimento e da atividade humana, reforçou de forma definitiva o despreparo que a maioria das pessoas possuem para atuarem em crises com um espectro tão amplo quanto o dessa doença. Na área de ensino, isso ficou mais enfatizado em relação às possíveis soluções para questões como aulas a distância, formação de certos profissionais e outras. No setor produtivo, mesmo aqueles em que as soluções pareciam mais fáceis, em relação ao distanciamento social, mostraram dificuldades de adaptação, em alguns casos, inclusive, na mudança do seu processo produtivo, trazendo perdas de todos os tipos para os usuários desses dois sistemas.
Mesmo os estudantes, tiveram dificuldades de entender o fenômeno pelo qual passamos e que as soluções aplicáveis a essa crise, extrapolam as soluções usuais em períodos de normalidade.

Metodologia

Pequenos cursos, analisando alguns aspectos de tratamentos de crise ministrados por professores do curso de Engenharia Geológica com experiência no mercado de trabalho e no enfrentamento de crises.
Palestras com profissionais que atuam na área de Engenharia e Negócios de Engenharia, sobre o enfrentamento de crises.
Estudo de casos já conhecidos, e análise critica das soluções encontradas.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão propostos estudos de caso, para que os participantes sugiram soluções para os problemas e, posteriormente, será feita a comparação com as soluções realmente aplicadas sendo consideradas satisfatórias as soluções que forem consideradas, na avaliação como melhores ou iguais as que forma implementadas. Essa avaliação será feita a partir de indicadores como resultados na produção, econômicos, de impactos sociais, legais e ambientais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELIR JOSE STRIEDER3
AMILCAR OLIVEIRA BARUM4
LEANDRO FAGUNDES5

Página gerada em 16/04/2024 19:23:24 (consulta levou 0.156978s)