Nome do Projeto
Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 30/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo da UFPel (Petro-Sul), é um evento com caráter técnico-científico, sem fins lucrativos, organizado por alunos do Capítulo de Estudantes da SPE UFPel (Society of Petroleum Engineers – UFPel Student Chapter) e do Diretório Acadêmico da Engenharia de Petróleo – DAKA, que ocorre anualmente e busca apresentar à comunidade acadêmica e ao setor produtivo, as mais recentes novidades e tendências tecnológicas da área de E&P de petróleo. No caminho para sua 8° edição, o evento tem se caracterizado por reunir cientistas e profissionais da indústria para ministrarem palestras e minicursos, entre outras atividades. Em 2020, no VIII Petro-Sul, objetivamos continuar crescendo, desse modo consagrando-se como o maior Evento Acadêmico de Petróleo do Sul do Brasil e um dos maiores do Brasil organizados por estudantes. O Petro-Sul teve sua primeira edição no ano de 2013, um ano depois de fundado o Capítulo Estudantil SPE UFPel, fazendo jus desta forma, à missão que competia e compete ao Capítulo no âmbito acadêmico. Já no II Petro-Sul realizado entre 29 de setembro e 3 de outubro de 2014, o Evento passou a ganhar mais notoriedade e teve participantes vindos de diversos cursos da UFPel e de outras Universidades da região Sul. Quanto ao III Petro-Sul, realizado entre os dias 25 e 29 de maio de 2015, o evento, como de costume, cresceu substancialmente. O IV PetroSul ocorreu durante os dias 30 de maio e 03 de junho de 2016, contando com 21 profissionais, ministrando 11 minicursos e 14 palestras. O V Petro-Sul foi contemplado com prêmio Team Total. No VI Petro-Sul foram realizadas 14 palestras, 2 Minicursos de 8 horas de duração e 4 Minicursos de 4 horas de duração, todos ministrados por profissionais da indústria. O VII Petro-Sul foi realizado de 27 a 31/05/2019. Agora neste ano o evento será realizado totalmente de forma remota.

Objetivo Geral

O objetivo principal do evento é ampliar horizontes promovendo a disseminação do setor petrolífero por toda a cidade de Pelotas e por todo o estado do Rio Grande do Sul, trazendo as principais empresas e entidades do setor de petróleo para conhecerem e prestigiarem o curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas.
O SPE Student Chapter Universidade Federal de Pelotas e o Diretório Acadêmico Karen Adami, objetivam a promoção deste evento como forma de auxiliar os jovens do ensino médio a conhecerem a área de petróleo e talvez possam se tornar futuros alunos do curso e novos profissionais do setor. O intuito é mostrar que o setor é multidisciplinar e que vários profissionais podem atuar na área, tais como, engenheiros, advogados, economistas, administradores, geofísicos, geólogos, químicos, biólogos, oceanógrafos, físicos, etc. E também mostrar como essas diferentes áreas podem auxiliar no conhecimento e no desenvolvimento de novos campos de petróleo no Brasil. Com a realização do encontro a comunidade em geral, alunos de ensino médio e de graduação, professores de ensino médio e de graduação, pesquisadores, técnicos e profissionais atuantes no setor ou não, poderão conhecer melhor o setor petrolífero e utilizar esse evento para novos contatos para a realização de futuros negócios, estágios, projetos de pesquisa, de ensino e de extensão.
Objetivos Específicos:
- Transmitir e compartilhar conhecimentos a respeito da indústria do petróleo, adquiridos através de renomados membros acadêmicos e profissionais da área;
- Fortalecer o contato universidade, aluno e indústria;
- Promover o aperfeiçoamento de habilidades gerenciais, trabalho em grupo e de relacionamento corporativo para os organizadores;
- Através da troca recíproca de conhecimento, fornecer a oportunidade aos nossos alunos de interagirem com profissionais atuantes e também dar a oportunidade para profissionais aperfeiçoarem e ampliarem suas competências e know-how.

Justificativa

A semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo (Petro-Sul - htttp://speufpel.com/petro-sul) é um evento realizado anualmente nos meses de maio e/ou junho pelos membros do capítulo da SPE (Society of Petroleum Engineers) da Universidade Federal de Pelotas e do Diretório Acadêmico Karen Adami (DAKA) do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas (http://wp.ufpel.edu.br/engenhariadepetroleo). O grupo de estudantes que forma tanto a capítulo estudantil SPE/UFPel, quanto o DAKA, tem como propósito de sua atuação a divulgação do curso para a comunidade em geral, bem como a divulgação do curso em escolas de ensino médio, procurando despertar nos jovens a importância do setor petrolífero para a região e a vontade de cursar Engenharia de Petróleo na UFPel. Tem por objetivo também divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos do curso para a
comunidade e para profissionais do setor, bem como organizar palestras, cursos, mini-cursos e visitas técnicas que complementem e impulsionem o desenvolvimento do curso de Engenharia de Petróleo na região sul do estado do Rio Grande do Sul.
A crescente demanda por engenheiros de petróleo, no Brasil, está em ascensão e tende a se elevar, quando a área petrolífera do pré-sal estiver em plena produção. Outra potencialidade do setor está relacionada ao fato de que na bacia de Pelotas encontra-se uma das maiores reservas mundiais
de hidratos de gás, o que coloca este evento numa posição estratégica, para discutir o papel da Universidade e das empresas na formação dos alunos como futuros profissionais, procurando uma melhor qualificação dos mesmos para o mercado de trabalho, no preparo dos profissionais da região para atuarem na área, seja no ensino técnico ou superior e também em como recuperar e preservar o meio ambiente em caso de danos ambientais ocasionados pela exploração de petróleo.

Metodologia

A preparação do evento envolve uma grande equipe que trabalha duramente durante um ano para que o próximo evento seja melhor que o anterior.
Esta metodologia de trabalho envolve reuniões semanais com a participação dos membros da comissão organizadora, formada essencialmente pelos membros do Capítulo de Estudantes da SPE UFPel e do DAKA/UFPel. Nos períodos que antecedem o evento, ocorrem várias idas a eventos de petróleo em São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de buscar profissionais junto às empresas do setor de petróleo para formar o corpo de palestrantes e ministrantes de minicursos que possam se fazer presentes no evento, lembrando que por estarmos longe dos grandes pólos petrolíferos do país tudo se torna muito mais difícil e trabalhoso. Além destes eventos que demandam muito tempo, também será necessário se dedicar à busca de apoio junto a UFPel.
O que irá envolver muito trabalho será a divulgação e marketing. A Comissão Organizadora entende que o sucesso do Petro-Sul está essencialmente relacionado ao modo que a divulgação do evento é feita, com o intuito de continuar a atingir estudantes dos cursos de Geofísica da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, Eng. Naval, Eng. da Computação, Eng. Mecânica, e Oceanologia da Universidade Federal de Rio Grande-FURG, Geologia e Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Engenharia Geológica, Engenharia de Petróleo, Eng. Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Hídrica, Eng. de Materiais e Tecnólogo em Geoprocessamento da UFPel.
A logística e toda a estrutura para construir um evento com qualidade, irá demandar muito tempo de toda a comissão organizadora.

Indicadores, Metas e Resultados

Os principais resultados esperados são a divulgação do curso para a comunidade em geral, bem como a divulgação do curso em escolas de ensino médio, procurando despertar nos jovens a importância do setor petrolífero para a região e a vontade de cursar Engenharia de Petróleo na UFPel.
Espera-se também a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos do curso para a comunidade e para profissionais do setor, bem como aumentar o conhecimento dos alunos, professores e profissionais do setor através de palestras, cursos, minicursos e visitas técnicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR XIMENES SILVA
BARBARA CABELEIRA CAVALHEIRO
BRUNA JULLIANA JACOMOSSI
CLINEU CASTRO NETO
CRISTIAN PARISOTTO JUNIOR
DENILSON SCHRODER JORGE
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA
ERICK MARTINEZ ZANINI
FERNANDA VAZ ALVES RISSO110
FERNANDO STEIMETZ
FORLAN LA ROSA ALMEIDA110
GABRIEL CHAVES GONÇALVES
GABRIEL LIMA RODRIGUES
GEORGE COUTINHO LIMA
GUILHERME SILVA TAYLON FERREIRA
GUSTAVO GARCIA
HELIO JUNNIOR SARTOR DALMOLIN
HICARO HYAGO CELESTINO GOMES PEREIRA
IGOR VIANA DOS SANTOS
ISIS FELTRIN STEINER
JHONATHAN THOMAZ
JULIA BEHLING DE CASTRO
JÚLIA REGINA JUNG
Kamilly Lorrany Araujo da Silva
LARISSA PINHEIRO COSTA32
LUANA NICOLY MARTINS TOMAZ
LUCAS SEGATTO PINHEIRO
MARIA CRISSTINA CARDOSO DA SILVA
MARIA EDUARDA VAZ FERRAZ
MATEUS CARDOSO BARBOSA
MICHAEL DOS SANTOS DA SILVA
NATALIA PAESCH COGO
NATHAN RODRIGUES DA SILVA
RAPHAELA FRANCO ROMANO
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO
ROSBERGUER DE ALMEIDA CAMARGO32
THALLYA SHARA RUFINO AGUIAR
THALLYS RODRIGUES MARTIN MACIEL DA CONCEICAO
THUANE LUCEIRO CORREA
TON KEVYN BARRETO AMPARO DA SILVA
VALMIR FRANCISCO RISSO110
VERONICA DA SILVA BECKMANN
YOUSEF MAHMOUD YOUSEF ALI AWADALLA AMER

Página gerada em 18/04/2024 06:23:26 (consulta levou 0.202856s)