Nome do Projeto
Evidenciadores de placa bacteriana. Revisão de literatura e descrição das práticas no Sistema único de Saúde
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/10/2020 - 26/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Biofilme dentário é resultado do acúmulo de alimentos residuais perante as faces dentárias aliado a bactérias orais. A soma desses fatores pode levar ao aparecimento de cálculos dentários e também ao desenvolvimento de outras patologias, como cárie ou doenças periodontais, o que põe a saúde bucal do indivíduo em risco. Sendo assim, há uma evidente necessidade de um diagnóstico prático e eficaz, para que esses distúrbios orais não se desenvolvam. O evidenciador de placa bacteriana pode tornar-se aliado do profissional de odontologia, sendo um recurso facilitador na hora de sua identificação, pois destaca a placa bacteriana através do seu tingimento. O estudo objetiva realizar uma revisão na literatura de modo a buscar informações sobre os principais tipos de corantes, a sua forma, aplicação, técnicas, benefícios e riscos.

Objetivo Geral

descrever através de uma revisão da literatura, as principais formas de apresentação, aplicação, benefícios e riscos do revelador de placa bacteriana, bem como descrever a prática do procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Justificativa

A necessidade de tratar o acúmulo de placa bacteriana de forma efetiva, justifica a realização deste projeto de pesquisa acerca da utilização dos evidenciadores de biofilme dental. As bactérias presentes na placa são agentes etiológicos que dão origem às principais doenças dentárias, como cárie e doença periodontal4, que ainda apresentam alta prevalência na população mundial. Dessa forma, o tratamento profilático da placa dental é de grande importância para a manutenção da saúde bucal do indivíduo, já que proporciona a redução de risco de instalação e evolução das patologias
Sendo assim, melhorar a compreensão acerca dos evidenciadores de placa é importante para ajudar no arsenal educativo e preventivo do Cirurgião dentista. É importante conhecer as diferentes categorias de evidenciador, as técnicas de aplicação e seus benefícios e prováveis riscos. Esses conhecimentos são elementos essenciais para garantir uma melhor aplicabilidade pelo profissional de odontologia no cuidado com seu paciente.
Também é importante conhecer a sua utilização no serviço público, para assim, poder avaliar a necessidade de orientações, elaboração de protocolos ou mesmo proposição de ajustes nas práticas em serviços públicos.

Metodologia

DELINEAMENTO
Trata-se de uma revisão narrativa da literatura e um estudo descritivo com dados secundários disponíveis no DATASUS
Revisão
Para a revisão serão utilizadas as bases de dados PubMed, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Schoolar e sites comerciais de fabricantes. Nas bases serão utilizadas palavras chaves como: evidenciador de placa bacteriana/biofilme dental, placa bacteriana/biofilme dental, evidenciação de placa bacteriana/biofilme dental aliadas as palavras dente(s) utilizado os operadores booleanos AND e/ou OR – que serão traduzidas para a língua inglesa.
Em relação ao período de busca, não será estipulado um intervalo de publicação, além disso todos os tipos de materiais serão analisados de forma manual e sem distinção diante o tipo de estudo.

Estudo descritivo
POPULAÇÃO ALVO
Para o estudo descritivo serão incluídos todos os municípios, estados e macrorregiões do Brasil, no período de 2019.
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO
Todos municípios que apresentaram produção de odontológica no ano de 2019 independente de realizarem a evidenciação de placa bacteriana utilizando o evidenciador de placa bacteriana com idade entre 0 e 130 anos.
CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO
Não há critério de exclusão.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS E VARIÁVEIS DO ESTUDO
Para a coleta de informação as bases de dados PubMed, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Schoolar e sites comerciais de fabricantes serão utilizadas.
Os dados serão obtidos no site do datasus (...) nos sistemas de informação ambulatorial e dados demográficos. Serão coletadas as informações de Número de procedimentos de evidenciação de placa bacteriana, população e tipologia do município segundo o IBGE.

DIGITAÇÃO, TABULAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
LOGÍSTICA
O Ministério da Saúde a partir da plataforma DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), informa entre outros procedimentos, o de evidenciação de placa bacteriana. Para que seja possível ter acesso a essas informações é necessário conectar-se a aba TABNET, em seguida clicar na opção assistência à saúde e selecionar os subtópicos: Produção Ambulatorial (SAI/SUS) > Por local de atendimento (2008) e ,por fim, escolher no seletor de regiões a opção “Brasil por Região e Unidade da Federação”.
Após esses passos é acessada uma nova aba onde é possível selecionar a linha, a coluna e o conteúdo, em nossa pesquisa serão escolhidas as opções: Região/Unidade da Federação (linha), ano do processamento (coluna), Quantidade apresentada (conteúdo). Em seguida será escolhido o período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019.
E por fim, na aba “Procedimento” será selecionada a opção “Evidenciação de Placa Bacteriana”. Os dados são exportados em planilha eletrônica. As informações serão reunidas e analisadas no software Epidata Analysis.
ASPECTOS ÉTICOS
Trata-se de uma revisão da literatura e um estudo descritivo de dados públicos. Os autores se responsabilizam por manter a fidedignidade dos dados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se identificar o "estado da arte" em relação ao uso de reveladores de biofilme dental, assim como caracterizar a sua utilização no território nacional no SUS

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS1
FRANCIELLI FERNANDEZ GARCIA
HENRIQUE FREITAS JALIL
OTAVIO PEREIRA D AVILA1

Página gerada em 28/03/2024 07:48:43 (consulta levou 0.136858s)