Nome do Projeto
Música de Amigos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O presente projeto promove a prática orientada de música de câmara orientada, visando à construção de uma cultura da música de câmara no dia a dia, engajando não apenas músicos entre si, mas também a comunidade. Para tanto, o projeto prevê a realização de encontros musicais informais, em ambientes públicos, como cafés, parques, museus ou saguões de prédios no âmbito universitário. Os encontros se caracterizam por ensaios abertos, e leitura de repertório à primeira vista, sem nenhum ensaio prévio, dentro do conceito que Edward Klorman (KLORMAN, 2016) designa como "música de amigos", em referência à prática de música de câmara como era feita em suas origens: como um jogo cuja única finalidade é o prazer dos participantes, e que prescinde de espectadores, os quais, no entanto, são sempre bem vindos a compartilhar desse prazer. Vale notar que em muitos outros idiomas, usa-se o termo "jogar" em referência à execução de música: "play" (inglês), "jouer" (francês), "spielen" (alemão).

Objetivo Geral

Promover a prática informal de música em ambientes públicos, mesclando a interação musical e social.
Estimular o contato direto da comunidade com a prática musical.
Encorajar os estudantes de música a melhorarem sua leitura a primeira vista, a superarem o medo de se expor em público, e a familiarizarem-se com a possibilidade do erro como parte do processo, comum a tantas outras atividades humanas que recebem o nome de "jogo".

Justificativa

A música sempre esteve presente em momentos de sociabilização, em momentos informais, e para o entretenimento não apenas de quem ouve, mas de quem toca. Com o tempo, o repertório camerístico foi para os palcos, tornando-se algo grave e formal. Embora a música de câmara nesses moldes seja uma modalidade profissional, é importante cultivar a prática em sua forma original: música entre amigos, como um jogo divertido que prescinde de público, sem no entanto excluir uma audiência casual que se forma para assistir - assim como pessoas se reúnem ao redor de um jogo de cartas.
Isso não só promove o contato com música, como também familiariza os músicos com situações de exposição, diminuindo a ansiedade na execução musical, e construindo uma postura positiva frente aos possíveis erros que aconteçam.

Metodologia

leitura de repertório por grupos de câmara em locais públicos sem anúncio prévio. a ideia é surpreender com a presença dos grupos tocando cada semana em um lugar diferente da cidade.

Indicadores, Metas e Resultados

espera-se o engajamentos dos alunos de instrumento e o surgimento de grupos de câmara, assim como do hábito de se reunir para tocar informalmente e/ou com perspectivas profissionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ MARTINS LIMA
CARLOS WALTER ALVES SOARES1
ELIANE BRUM MACHADO1
TIAGO SABINO RIBAS1

Página gerada em 29/04/2024 03:11:28 (consulta levou 0.169860s)