Nome do Projeto
I Seminário GEEMIN: Educação, Arte, Música e Deficiência – Processos de inclusão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/10/2020 - 01/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Este projeto caracteriza-se como um evento do Grupo de Estudos em Educação Musical e Inclusão, será o I Seminário do Grupo aberto a comunidade com objetivos de discutir a educação musical e a inclusão. A necessidade de realizar o evento surgiu dos encontros do GEEMIN (projeto de ensino) durante todo esse primeiro semestre de 2020. O Seminário será online com tema: Educação, Arte, Música e Deficiência – Processos de inclusão . Será dividido em quatro encontros a serem realizados nos meses de outubro, novembro e dezembro. Teremos temáticas como 1- A forma de ver o mundo e as manifestações artísticas dos autistas; 2- A forma de ver o mundo e as manifestações artísticas dos surdos; 3- A forma de ver o mundo e as manifestações artísticas dos cegos; 4- Educação e Inclusão de pessoas com deficiência e a Educação superior e a inclusão.

Objetivo Geral

Realizar um Seminário de Educação Musical e Inclusão proporcionando aos professores, estudantes de licenciatura, professores da rede básica e interessados em geral pelo tema aproximarem-se e discutirem temas relevantes e prementes para área de educação musical.

Justificativa

O tema da inclusão necessita ser discutido, tematizado e ampliado principalmente para os professores e futuros professores e sociedade. É necessário que tenhamos claro que incluir é muito mais do que colocar as crianças e/ou adultos com deficiência ou diferença em sala de aula, é também sabermos recebê-los a partir da sua diversidade, da sua forma de aprender e da sua necessidade. Precisamos mostrar, visibilizar as pessoas com suas diferenças e aprender com elas a partir das sus especificidades. O Seminário pretende abordar aspectos relacionados à Educação Musical das pessoas com deficiência, discutindo sobre as diversas possibilidades de aprendizagem musical diante da diversidade. Observamos, desde a década de 1990, um movimento crescente das políticas de inclusão das pessoas com deficiência nos mais diferentes cenários, o que traz a necessidade de discussão e reflexão constantes, de modo a garantir uma Educação que seja acessível para todos, não só em termos de materiais e recursos, mas também em termos de estratégias e condutas docentes.

Metodologia

serão realizados 4 encontros totalizando 16 horas (preparo e realização dos encontros) em plataforma online
27 de outubro
3 e 17 de novembro
1º de dezembro, das 10h-12h.
Duração encontros 2h, das quais:
30 - 40min de apresentação do(a) convidado(a)
30 – 40min de apresentação do(a) convidado(a)
40 - 60 min perguntas das entrevistadas + ouvintes

Indicadores, Metas e Resultados

Objetivamos proporcionar o encontro de docentes universitários, docentes da rede básica (música), estudantes para discussões e reflexões;
Trazer a tona discussões relevantes sobre educação musical, deficiências e inclusão;
Proporcionar diferentes encontros com convidados de outras regiões do país e diferentes realidades;
Ampliar o espaço de atuação e a gama de conhecimento sobre inclusão dos futuros professores participantes do GEEMIN;
Disseminar o que temos estudado no GEEMIN para outras pessoas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA
CAMILA BARBOZA CASTRO
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES
REGIANA BLANK WILLE3

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