Nome do Projeto
I Seminário GEEMIN: Educação, Arte, Música e Deficiência – Processos de inclusão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/10/2020 - 01/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Este projeto caracteriza-se como um evento do Grupo de Estudos em Educação Musical e Inclusão, será o I Seminário do Grupo aberto a comunidade com objetivos de discutir a educação musical e a inclusão. A necessidade de realizar o evento surgiu dos encontros do GEEMIN (projeto de ensino) durante todo esse primeiro semestre de 2020. O Seminário será online com tema: Educação, Arte, Música e Deficiência – Processos de inclusão . Será dividido em quatro encontros a serem realizados nos meses de outubro, novembro e dezembro. Teremos temáticas como 1- A forma de ver o mundo e as manifestações artísticas dos autistas; 2- A forma de ver o mundo e as manifestações artísticas dos surdos; 3- A forma de ver o mundo e as manifestações artísticas dos cegos; 4- Educação e Inclusão de pessoas com deficiência e a Educação superior e a inclusão.

Objetivo Geral

Realizar um Seminário de Educação Musical e Inclusão proporcionando aos professores, estudantes de licenciatura, professores da rede básica e interessados em geral pelo tema aproximarem-se e discutirem temas relevantes e prementes para área de educação musical.

Justificativa

O tema da inclusão necessita ser discutido, tematizado e ampliado principalmente para os professores e futuros professores e sociedade. É necessário que tenhamos claro que incluir é muito mais do que colocar as crianças e/ou adultos com deficiência ou diferença em sala de aula, é também sabermos recebê-los a partir da sua diversidade, da sua forma de aprender e da sua necessidade. Precisamos mostrar, visibilizar as pessoas com suas diferenças e aprender com elas a partir das sus especificidades. O Seminário pretende abordar aspectos relacionados à Educação Musical das pessoas com deficiência, discutindo sobre as diversas possibilidades de aprendizagem musical diante da diversidade. Observamos, desde a década de 1990, um movimento crescente das políticas de inclusão das pessoas com deficiência nos mais diferentes cenários, o que traz a necessidade de discussão e reflexão constantes, de modo a garantir uma Educação que seja acessível para todos, não só em termos de materiais e recursos, mas também em termos de estratégias e condutas docentes.

Metodologia

serão realizados 4 encontros totalizando 16 horas (preparo e realização dos encontros) em plataforma online
27 de outubro
3 e 17 de novembro
1º de dezembro, das 10h-12h.
Duração encontros 2h, das quais:
30 - 40min de apresentação do(a) convidado(a)
30 – 40min de apresentação do(a) convidado(a)
40 - 60 min perguntas das entrevistadas + ouvintes

Indicadores, Metas e Resultados

Objetivamos proporcionar o encontro de docentes universitários, docentes da rede básica (música), estudantes para discussões e reflexões;
Trazer a tona discussões relevantes sobre educação musical, deficiências e inclusão;
Proporcionar diferentes encontros com convidados de outras regiões do país e diferentes realidades;
Ampliar o espaço de atuação e a gama de conhecimento sobre inclusão dos futuros professores participantes do GEEMIN;
Disseminar o que temos estudado no GEEMIN para outras pessoas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA
CAMILA BARBOZA CASTRO
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES
REGIANA BLANK WILLE3

Página gerada em 19/04/2024 18:50:24 (consulta levou 0.161368s)