Nome do Projeto
Afina Sul - Curso de Extensão em Música
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 16/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto Afina Sul, cadastrado como projeto de extensão na UFPel e funcionando como tal desde meados da década de 1980 sob o nome "Curso de Extensão em Música", está agora adequando-se ao novo cadastramento via Cobalto. A ação principal deste projeto são aulas regulares de música para a comunidade de Pelotas e região (especialmente a metade sul do RS, daí o nome Afina Sul), divididas em duas disciplinas: Teoria e Percepção Musical I e II, obrigatória a partir do segundo semestre, e Práticas Interpretativas de I a IV, consistindo em aulas práticas nos seguintes instrumentos: Canto, Violino, Violão, Guitarra, Flauta Transversal, Saxofone e Trompete. Eventualmente são organizados shows, recitais, workshops e palestras com músicos convidados, complementando assim as ações extensionistas do projeto.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é levar o conhecimento musical à comunidade em geral, em especial da cidade de Pelotas e cidades vizinhas.

Justificativa

O projeto se justifica, para além de sua existência histórica que remonta à fundação do Conservatório de Música de Pelotas, à constante demanda por conhecimentos musicais apresentada principalmente pela comunidade de Pelotas e região. Em função do ingresso ampliado à universidade dado principalmente pelo SISU, atualmente o projeto conta também com pessoas de outros estados, tanto na condição de ministrantes das aulas regulares como na condição de alunos.

Metodologia

O projeto tem por eixo principal aulas semanais regulares de Práticas Interpretativas I a IV e Teoria e Percepção Musical I a II. A primeira disciplina divide-se conforme cada especificidade (Violão I a IV, Flauta Transversal I a IV, Canto I a IV< etc.), sendo organizada em. turmas de 2 a 3 alunos. A segunda disciplina, obrigatória somente a partir do segundo semestre, é ministrada em turmas maiores, envolvendo alunos de todos os instrumentos. Após o término das atividades o aluno que se destacar na média geral e demonstrar interesse poderá continuar os estudos por mais um ano.

Eventualmente são organizados shows, recitais, workshops e palestras com músicos convidados de Pelotas e região ou mesmo de outros estados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se obter, no mínimo, os mesmos resultados observados nos últimos anos: aproximadamente 100 alunos regulares matriculados nas aulas de música e um público razoável nos eventos esporádicos descritos no resumo deste projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADÃO GERALDO BARRETO DOS SANTOS
ALEXANDRO PEREIRA NOVAIS
ARTHUR SALDANHA SALLES
BRENDA POSTINGHER BRUGALLI
CAROLINE DOS SANTOS PERES
DANIEL JUNIOR DOS SANTOS CARNALES
DARLAN FREITAS PEREIRA
EDUARDO DOS SANTOS COSTA
ELIANE BRUM MACHADO8
Eterrie Franco Guerreiro
GUILHERME CAMPELO TAVARES2
GUSTAVO DOS SANTOS BALDI
ISAIAS DE ARAUJO VIEIRA
LEONORA OXLEY RODRIGUES1
Leandro Rodigheri Hirt Matos
MARCELA SILVEIRA DOS SANTOS
MARCELO MENDONÇA SCHUCH
MARCIO DE SOUZA4
MARIA DIVINA CAMPOS DA MOTA8
MATEUS MESSIAS
MERCIA CATIUSSA SILVA SOUSA
NATALIA CORDEIRO MULLER
NATHALIA DE LIMA SILVA
PABLO CID BEMBER
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO1
RAÍSSA RODRIGUES LEAL
VASCO JEAN LOUIS LAZARE GUESNIER AZEVÊDO
VINÍCIUS CARREIRO DOS SANTOS

Página gerada em 25/04/2024 06:54:19 (consulta levou 0.196995s)