Nome do Projeto
Odontologia Ao Vivo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Projeto de ensino, pesquisa e extensão, destinado à prática clínica, executada por professores, em pacientes pré-triados, que possibilitem a criação de uma videoaula demonstrativa. A visualização do caso pelos alunos se dará por meio de um vídeo do procedimento, previamente editado e postado no YouTube. Quando as atividades presenciais retornarem, a visualização do caso pelos alunos se dará pela projeção simultânea, através do uso de filmadora.

Objetivo Geral

Demonstrar aos espectadores como planejar e executar alguns procedimentos clínicos odontológicos, além de levantar discussões acerca dos assuntos tratados.

Justificativa

Existem peculiaridades clínicas que só surgem durante a sua prática, tornando difícil abordá-las em aulas expositivas convencionais, bem como nem todos alunos experimentam algumas situações, pois trabalham de acordo com a demanda de seus pacientes. Além disso, o atendimento odontológico se tornou complicado devido as novas medidas de biossegurança. Diante disso, as videoaulas dos procedimentos são uma forma de manter o contato dos alunos com a prática clínica enquanto as atividades presenciais não são possíveis.

Metodologia

Toda semana serão postados vídeos de procedimentos realizados pelos professores envolvidos, tanto em pacientes da FO-UFPel, quanto em manequins. A plataforma utilizada será o canal do projeto no YouTube, chamado "Odontologia ao Vivo". Após a visualização da videoaula, se dará um momento para que os alunos tirem suas dúvidas com os professores. Quando as atividades presenciais retornarem, também se fará possível a presença dos alunos na clínica durante os atendimentos.

Indicadores, Metas e Resultados

Formação mais qualificada dos alunos envolvidos, numa ótica integrada, executada por especialistas no assunto, bem como manutenção da prática clínica dos professores envolvidos, o que é fundamental para que "o quê" se ensina seja realmente o que acontece. Também se espera manter o vínculo dos alunos de Odontologia com a prática clínica, e suas particularidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DOS SANTOS FIGUEIREDO
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS
EDISON RONDON NETO
EDUARDA DAMASCENO ESCALANTE
EDUARDA TREPTOW GOUVEA
EDUARDO TROTA CHAVES
FABIO GARCIA LIMA8
FERNANDA ESTIVALET PESKE
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA
IZADORA FERREIRA PREVITALI
JULIANA FLORES MANKE
JULIANA THUROW KRUGER
LUIZA GIODA NORONHA
MARIA EDUARDA BARBIERI AZAMBUJA
MARIANA GALVÃO PORTO
MAURICIO BUTTOW REICHOW
PAULA FERNANDES E SILVA
RAFAEL MARTINS DOS SANTOS
RUDIMAR ANTONIO BALDISSERA2
THALIA ROSA DO NASCIMENTO
THIAGO MARCHI MARTINS2

Página gerada em 18/04/2024 22:42:19 (consulta levou 0.170143s)