Nome do Projeto
Metacognição e Pensamento Crítico no Aprendizado de Linguística
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/11/2020 - 10/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
As disciplinas que versam sobre conceitos linguísticos buscam desenvolver no estudante de Letras uma visão crítica da linguagem, construída a partir de achados científicos, possibilitando ao futuro professor adotar os métodos mais eficazes para o ensino de língua materna e estrangeira. Alguns achados, no entanto, têm apontado que os egressos dos cursos de Letras têm apresentado dificuldades para articular os conhecimentos sobre linguística adquiridos na graduação com suas práticas docentes. Este projeto tem como objetivo averiguar em que medida os estudantes de graduação em Letras conseguem compreender e utilizar de modo crítico os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de linguística para a resolução de problemas teóricos e práticos. Para isso, serão investigadas quais estratégias metacognitivas os alunos utilizam para abordar tais problemas e se tais estratégias resultam em respostas mais reprodutivas ou mais críticas. Serão abordados dois importantes conceitos envolvidos na capacidade de resolução de problemas linguísticos: o pensamento crítico e metacognição. O pensamento crítico está na base da decisão do indivíduo acerca de como proceder e de em que acreditar. Nesta tomada de decisão, o indivíduo é auxiliado por um conjunto de disposições e habilidades específicas do pensar criticamente. Alguns autores advogam que o pensamento crítico pode ser estimulado e desenvolvido não apenas nos anos iniciais de escolarização, como também no ensino superior, e sugerem que programas de autorregulação e metacognição podem estimular o pensamento crítico reflexivo. O conhecimento metacognitivo, por seu turno, pode ser entendido como o saber ou crença acerca de que fatores ou variáveis agem e interagem para afetar o curso e os resultados dos processos cognitivos. Serve, pois, como uma bússola que guia a direção de pensamentos e comportamentos, fornecendo pistas para seu ajuste e correção quando o indivíduo é direcionado para resultados que não são os desejados. A pesquisa sobre o uso da metacognição pelos estudantes de Letras, portanto, pode ser bastante útil para estimular os graduandos a utilizar sua capacidade metacognitiva a fim de produzir o pensamento crítico e, assim, qualificar sua compreensão acerca da linguística em âmbito teórico e prático. O estudo aqui proposto apresenta um desenho qualitativo, e será conduzido com estudantes universitários dos cursos de Licenciatura em Letras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Os 12 alunos que farão parte da amostra da pesquisa participarão de uma entrevista semi-aberta após assistirem a um vídeo de uma Youtuber que apresenta algumas regras de língua portuguesa. Na sequência da entrevista, com o intuito de levantar as estratégias metacognitivas utilizadas pelos estudantes na resolução dos problemas apresentados a partir do vídeo, os estudantes responderão a um questionário de habilidades metacognitivas, elaborado para este fim. Os dados serão analisados qualitativamente, por meio de categorização das respostas à entrevista e ao questionário. O caminho que se abre pelo estudo da metacognição e do pensamento crítico pode, nesse sentido, ser muito frutífero na formação de professores comprometidos com uma visão científica da linguagem.
Objetivo Geral
Examinar como os estudantes de Letras Licenciatura se posicionam diante de situações de resolução de problemas linguísticos, para, futuramente, realizar um programa de treinamento (intervenção) que estimule o pensamento crítico.
Justificativa
Para obtenção da meta acima apresentada, as ações desenvolvidas no âmbito deste estudo buscarão:
1) verificar se os estudantes emitem respostas que refletem uso de pensamento reflexivo, aqui considerado como aquele que busca um distanciamento do senso comum, que articula aspectos teóricos e empíricos e que evidencia a formulação de questionamentos;
2) levantar as estratégias metacognitivas utilizadas pelos estudantes na resolução de um problema teórico-empírico da área de linguística;
3) proceder a uma intervenção de treino metacognitivo com um grupo experimental, e posteriormente, comparar o desempenho deste grupo com o de um grupo controle na realização de uma tarefa de resolução de problemas linguísticos.
1) verificar se os estudantes emitem respostas que refletem uso de pensamento reflexivo, aqui considerado como aquele que busca um distanciamento do senso comum, que articula aspectos teóricos e empíricos e que evidencia a formulação de questionamentos;
2) levantar as estratégias metacognitivas utilizadas pelos estudantes na resolução de um problema teórico-empírico da área de linguística;
3) proceder a uma intervenção de treino metacognitivo com um grupo experimental, e posteriormente, comparar o desempenho deste grupo com o de um grupo controle na realização de uma tarefa de resolução de problemas linguísticos.
Metodologia
O estudo aqui proposto apresenta um desenho qualitativo, e será conduzido com estudantes universitários do curso de Licenciatura em Letras.
3.1 Grupo estudado:
Serão entrevistados 12 estudantes, sendo 06 (50%) dos semestres iniciais e 06 (50%) dos semestres finais. Todos os participantes serão estudantes do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.
3.2 Coleta de dados e instrumentos:
Etapa 1: Aos estudantes será apresentado um vídeo de uma Youtuber que apresenta algumas regras de língua portuguesa. Para verificar a elaboração de pensamento critico, os participantes serão confrontados com perguntas acerca do método de ensino e da concepção de língua apresentados pela Youtuber subentendidos a partir das suas lições. As perguntas serão feitas em forma de entrevista semi-estruturada, conforme o protocolo apresentado em anexo. A avaliação dos resultados também dar-se-á a partir de um protocolo e será realizado por duas avaliadoras. Com o intuito de levantar as estratégias metacognitivas utilizadas pelos estudantes na resolução dos problemas impostos a partir do vídeo, os estudantes responderão a um questionário de habilidades metacognitivas, elaborado para este fim a partir do instrumento utilizado por Sengul e Katranci (2012).
Etapa 2: A etapa de intervenção, com treino cognitivo experimental será planejada e executada em etapa posterior, depois de apurados os resultados dos passos acima descritos.
3.3 Recrutamento dos participantes:
Os participantes do estudo deverão ter idade de dezoito anos ou mais. Os dados serão coletados no âmbito do Centro de Letras e Comunicação (CLC), através de plataforma de reunião virtual. A direção do CLC deverá fornecer concordância com a realização do estudo com seus alunos, em suas dependências virtuais. O recrutamento dos participantes será feito por meio de mensagem de e-mail, pela pesquisadora, que fará um convite aos respondentes, apresentando-lhes o estudo e a sua relevância para a melhoria da qualidade do aprendizado de linguística e para o aprimoramento dos métodos de ensino de línguas materna e estrangeira. As entrevistas para a coleta de dados serão agendada em concordância com o CLC e com os entrevistados, e deverá acontecer em horário de funcionamento da unidade. A entrevista acerca dos conteúdos do vídeo serão respondidas oralmente e o questionário sobre habilidades metacognitivas, de modo escrito. Serão incluídos na pesquisa os participantes que lerem e assinarem o Termo de Consentimento livre e esclarecido e apresentarem idade de dezoito anos ou mais. Dentre estes, serão excluídos do estudo os que não completarem todas as tarefas requeridas nos instrumento s de coleta de dados, bem como aqueles que evidenciarem notável falta de compreensão das atividades propostas, ainda que a entrevista seja levada a termo com todos.
3.4 Análise dos dados
Os dados serão analisados qualitativamente, por meio de categorização das respostas à entrevista e ao questionário.
3.1 Grupo estudado:
Serão entrevistados 12 estudantes, sendo 06 (50%) dos semestres iniciais e 06 (50%) dos semestres finais. Todos os participantes serão estudantes do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.
3.2 Coleta de dados e instrumentos:
Etapa 1: Aos estudantes será apresentado um vídeo de uma Youtuber que apresenta algumas regras de língua portuguesa. Para verificar a elaboração de pensamento critico, os participantes serão confrontados com perguntas acerca do método de ensino e da concepção de língua apresentados pela Youtuber subentendidos a partir das suas lições. As perguntas serão feitas em forma de entrevista semi-estruturada, conforme o protocolo apresentado em anexo. A avaliação dos resultados também dar-se-á a partir de um protocolo e será realizado por duas avaliadoras. Com o intuito de levantar as estratégias metacognitivas utilizadas pelos estudantes na resolução dos problemas impostos a partir do vídeo, os estudantes responderão a um questionário de habilidades metacognitivas, elaborado para este fim a partir do instrumento utilizado por Sengul e Katranci (2012).
Etapa 2: A etapa de intervenção, com treino cognitivo experimental será planejada e executada em etapa posterior, depois de apurados os resultados dos passos acima descritos.
3.3 Recrutamento dos participantes:
Os participantes do estudo deverão ter idade de dezoito anos ou mais. Os dados serão coletados no âmbito do Centro de Letras e Comunicação (CLC), através de plataforma de reunião virtual. A direção do CLC deverá fornecer concordância com a realização do estudo com seus alunos, em suas dependências virtuais. O recrutamento dos participantes será feito por meio de mensagem de e-mail, pela pesquisadora, que fará um convite aos respondentes, apresentando-lhes o estudo e a sua relevância para a melhoria da qualidade do aprendizado de linguística e para o aprimoramento dos métodos de ensino de línguas materna e estrangeira. As entrevistas para a coleta de dados serão agendada em concordância com o CLC e com os entrevistados, e deverá acontecer em horário de funcionamento da unidade. A entrevista acerca dos conteúdos do vídeo serão respondidas oralmente e o questionário sobre habilidades metacognitivas, de modo escrito. Serão incluídos na pesquisa os participantes que lerem e assinarem o Termo de Consentimento livre e esclarecido e apresentarem idade de dezoito anos ou mais. Dentre estes, serão excluídos do estudo os que não completarem todas as tarefas requeridas nos instrumento s de coleta de dados, bem como aqueles que evidenciarem notável falta de compreensão das atividades propostas, ainda que a entrevista seja levada a termo com todos.
3.4 Análise dos dados
Os dados serão analisados qualitativamente, por meio de categorização das respostas à entrevista e ao questionário.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto pretende fornecer evidências sobre fatores metacognitivos que subjazem à aprendizagem satisfatória e à construção do pensamento crítico. De posse de tais evidências, planeja-se implementar programas de ensino capazes de maximizar as potencialidades dos estudantes para aprendizagem de linguística de modo analítico e crítico. A implementação de programas deste tipo tem como meta formar professores mais conectados com o raciocínio científico, sendo, portanto, capaz de impactar positivamente o ensino de línguas portuguesa e estrangeira na educação básica a médio e longo prazo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FRANCINE BRANDT CARDOSO | |||
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | |||
JURACI KUNDE SPIERING | |||
LUCAS RÖPKE DA SILVA | |||
TAIS BOPP DA SILVA | 2 |