Nome do Projeto
Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/10/2020 - 31/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
Entre as datas a serem lembradas na história da música brasileira, o dia 16 de outubro de 1920 registra a morte do compositor e professor do Instituto Nacional de Música Alberto Nepomuceno. Para celebrar o legado por ele deixado, no ano que lembra-se o centenário da sua morte, o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais, da UFPel, o CESEM-Politécnico do Porto e o Grupo de Pesquisa “Polo Caravelas Brasil” do PPGM da UFRJ promovem o Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro em ambiente virtual hospedado na Politécnica do Porto. Estão planejadas 4 mesas de comunicações e 7 palestras, por pesquisadores de reconhecimento acadêmico.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste evento é trazer reflexão às contribuições deixadas por Alberto Nepomuceno à cultura musical no espaço luso-brasileiro, tanto no viés estético, quanto pedagógico, ideológico e composicional.
Desta forma, produz-se não somente a troca de informações, mas também a sociabilização da atual produção acadêmica a seu respeito.

Justificativa

Alberto Nepomuceno (1864-1920) é um dos músicos mais proeminentes da geração anterior à de Heitor Villa-Lobos. No entanto, sua contribuição ao nacionalismo musical, ao modernismo eclético, ao projeto republicano de ensino musical ainda necessitam aprofundamento e desvendamento. Se levarmos em consideração o lema a ele atribuído "não tem pátria o povo que não canta em sua língua"; que deve-se a ele a institucionalização do canto em português no Instituto Nacional de Música, onde foi diretor e de onde originava-se um projeto republicano de ensino musical que deveria ser espraiado pelo Brasil; que também foi considerado, por seus contemporâneos, um folclorista, pois também coletou música folclórica brasileira, antes das famosas viagens de Villa-Lobos e Mário de Andrade; que deve-se a ele o arranjo que atualmente se canta do Hino Nacional Brasileiro; tem-se um personagem que merece ser revisitado.
Desta forma, longe da manutenção de um conhecimento já cristalizado a seu respeito, tributário ao modernismo andradiano, novas referências têm contribuído para a revisão de sua contribuição.

Metodologia

O Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno apresenta a contribuição de importantes pesquisadores brasileiros e portugueses a respeito das contribuições desse compositor brasileiro à cultura musical. Desta forma, trata-se da apresentação dos resultados de suas pesquisas, em mesas-redondas e palestras.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores e resultados são os seguintes:
Estão agendadas 4 seções de comunicações, perfazendo ao todo 13 apresentações, e 7 palestras;
A publicação do Caderno de Resumos;
A publicação de livro com as palestras apresentadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Alberto José Vieira Pacheco
Ana Maria Liberal da Fonseca
Carlos Alberto Figueiredo Pinto
LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG17
Lutero Rodrigues da Silva
Norton Eloy Dudeque
REBECA KLIPPEL BREHM
Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

Página gerada em 24/04/2024 21:30:55 (consulta levou 0.157407s)