Nome do Projeto
Esquadrão de Engenheiros
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/11/2020 - 08/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Resumo
Grandes impactos também podem ser conseguidos por pequenas ações. Motivados por esse mote, um grupo de discentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pelotas se voluntariou ao projeto de extensão ora intitulado Esquadrão de Engenheiros, cuja o lema é a prática da engenharia para a prática do bem. Espera-se, dessa forma, aproximar o ensino de engenharia da responsabilidade socioambiental, completando a formação profissional que visa resolver problemas de natureza prática com o emprego do raciocínio lógico, agora, para o bem da sociedade.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é permitir aos discentes colocar em prática os conhecimentos técnicos acumulados pelas disciplinas cursadas em prol de instituições que promovam bem-estar social e careçam de pequenas obras ou reformas para o desempenho de suas funções.

Justificativa

Embora nossos discentes se considerem parte da sociedade, poucas são as iniciativas, durante o período de sua formação acadêmica, que os aproximam das reais necessidades da sociedade. Por outro lado, não são raras as ocasiões em que essa formação acadêmica é deficitária em aproximá-los da prática profissional. Por isso, por que não juntar ambos, antecipando a prática profissional para benefício daqueles(as) que se dedicam ao bem-estar da sociedade? Trata-se de uma oportunidade para incluir a responsabilidade social como elemento sine qua non para o progresso na carreira, algo que, muitas vezes, os egressos só descobrirão nas empresas em que atuarem, as quais, cada vez mais, desenvolvem ações a esse respeito.

Metodologia

Como justificado, a responsabilidade social é pauta para atuação de muitas empresas nos dias atuais, por isso, parte das ações será coordenada em conjunto com a Vértice Jr, empresa júnior dos alunos da Engenharia Civil da UFPel. Em geral, serão preconizadas instituições que careçam de pequenas obras ou reformas para o desempenho de suas funções, as quais devem envolver o bem-estar da sociedade, tais como escolas, postos de saúde, centros de triagem, lar de idosos, entre tantas outras, sem fins lucrativos. Para tanto, enquanto uma parte da equipe é dividida para a prospecção de tais instituições e averiguação de suas necessidades, outra parte estará focada em arrecadar os recursos materiais necessários e planejar as atividades com cronograma a ser monitorado pela Vértice Jr. Quando necessários, os projetos arquitetônicos e afins serão desenvolvidos juntamente com a Vértice Jr, a qual se encontra em processo junto ao CREA-RS para assunção das respectivas responsabilidades técnicas.

Indicadores, Metas e Resultados

• Organização da estrutura física. Meta: organizar meios para cada tipo de trabalho a ser desenvolvido pelo grupo. Resultados: espera-se reunir as condições mais efetivas para o desempenho dos trabalhos do grupo, com segurança e tecnologia que se aproximem do estado da arte relativo ao assunto e possibilitem atrair o maior número de membros. Indicador: inventário de itens;
• Parcerias institucionais. Meta: atrair parceiros que contribuam, em termos financeiros e/ou materiais, para o desempenho das atividades do grupo. Resultados: espera-se criar um ambiente favorável à troca de experiências entre discentes, docentes e apoiadores, com estímulo à proatividade e independência para autogestão ética. Indicador: lista de parceiros com transparência na prestação de contas a respeito dos recursos angariados;
• Obras e/ou reformas em instituições beneficentes. Meta: oportunizar ocasiões para que o grupo possa aplicar os conhecimentos técnicos em situações reais de demandas por obras e/ou reformas. Resultados: espera-se estimular o desenvolvimento de liderança, altruísmo e pensamento crítico acerca das questões relativas às demandas do público alvo, como se estivessem no lado receptor de tais serviços. Indicador: estudos de casos das atividades desenvolvidas, disponíveis em sítios eletrônicos com acesso ao público em geral para fortalecer a identidade do projeto e de seus parceiros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA DE MORAES DE SOUZA
ANTONIO CARLOS CARDINAL DO AMARAL
BARBARA VEBER
BERNARDO BUBOLZ BOHM
CAMILA MOREIRA BLAZ
CAROLINA DA SILVA GALIOTTO
CHRISTIAN PEREIRA BORGES
CONSUELO LUCAS DE OLIVEIRA BARBOSA
ESTELA MAILLO ROSA
GABRIEL VILELA TAVARES
GUILHERME HELLER LÜDTKE
HEBERT LUIS ROSSETTO2
HELENA PEREIRA AGUIAR
JOSELAINE FERNANDES
JOÃO PEDRO ALMEIDA LOPES
KAREN BILHALVA FURTADO
LAURA MENDONÇA GOMES
LEONARDO ROSA MORAES
LUCAS ALVES DOS SANTOS
MATHEUS DA COSTA SCHWANTZ
MATHEUS MACLUF TORRES
PEDRO ALVES BARBOSA
RAÍSSA CAMACHO E SILVA
TAIANE FEIJO RICARDO
VICTOR HUGO SANTOS DE OLIVEIRA
VITORIA DIAS SANTANA
WACTOR SELL TIMM

Página gerada em 26/04/2024 20:41:22 (consulta levou 0.149077s)