Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Emergência e Trauma
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/11/2021 - 29/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da UFPel - intitulada LEMT - é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária; criada em 2018, tendo seu prazo de funcionamento por período indeterminado, de acordo com análise de sua relevância temporal. A Liga tem sua sede na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é filiada ao Departamento de Clínica Médica e Colegiado de Curso de Medicina desta Universidade. A Liga Acadêmica de Emergência e Trauma consistirá em um espaço acadêmico com a finalidade de proporcionar contato com temática de urgência, emergência e trauma e seu impacto na saúde, ressaltando a importância do desenvolvimento de conhecimento e ferramentas acerca do assunto. Ao aprofundarmos a discussão sobre o assunto, podemos construir propostas de intervenção passíveis de execução e avaliação do cenário municipal e ainda contribuir em maiores escalas.

Objetivo Geral

Aprofundar a compreensão sobre Urgência, Emergência e Trauma e seus impactos na população, produzindo conhecimento sobre a temática e construindo propostas de intervenção passíveis de execução e avaliação pelos instrumentos disponibilizados no cenário acadêmico e de saúde pública. Fomentar a discussão e aprofundamento sobre áreas os temas relacionados a Medicina de Emergência e Trauma pelos estudantes, proporcionando a oportunidade de, ainda na graduação, adquirirem conhecimento na área.

Justificativa

Os desafios existentes no sistema público de saúde são indiscutíveis, mas podem ser superados e, através de experiências vividas, intervenções podem ser sugeridas e, por vezes, implementadas. A Liga Acadêmica de Emergência e Trauma tem como objetivo produzir conhecimento científico, fomentar a discussão do tema e construir propostas de intervenção que possam melhorar a saúde pública primariamente a nível local através da experiência de alunos em diferentes pontos da formação trazendo diversidade de opiniões como ponto-chave das discussões. Torna-se imprescindível o estudo de indicadores de morbimortalidade locais e de alternativas para melhora dos mesmos com o objetivo de produzir abordagens adequadas. Portanto, é essencial para o grupo a associação de produção acadêmica e a prática médica para que ofertemos não apenas à comunidade acadêmica, mas também aos usuários do
Sistema Único de Saúde.

Metodologia

Serão realizadas reuniões quinzenais com duração mínima de 01 (uma) hora com membros da liga e orientador e/ou profissional colaborador da Liga, com aulas, seminários e discussão de temas em Urgência, Emergência e Trauma, os quais serão definidos previamente junto aos ligantes. Ademais, será fomentada a produção científica dentro da Liga por meio da produção e publicação de artigos e pesquisas, resumos e revisões de temas tangentes ao espectro abordado na mesma. Ademais, a Liga tem por objetivo a criação e apoio à congressos locais ligados à Urgência, Emergência e Trauma.

Indicadores, Metas e Resultados

- Melhorar o processo de ensino-aprendizagem de temas relacionados a Urgência, Emergência e
Trauma;
- Suplementar o ensino de urgência e emergência, de forma a suprir as lacunas curriculares do
curso de medicina;
- Colaboração dos alunos em diferentes etapas da formação, contribuindo para a confraternização
e crescimento acadêmico;
- Capacitação dos alunos na produção de trabalhos científicos;
- Discutir e sugerir, junto à coordenação do curso, melhorias na Disciplina de Urgência Emergência;
- Melhora na relação acadêmico-paciente e no manejo dos mesmos da forma mais adequada
possível;
- Adequação do ensino e práticas de Urgência, Emergência e Trauma no sistema público de saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON MENDES DOS SANTOS
ANDRESSA DA ROSA DE VASCONCELLOS
BRUNO SEVERINO SERAFINI
BÁRBARA PIVA
CARLOS KADIS MINEIRO DE SOUZA
Carlos Eduardo Pouey da Cunha
DIENIFER CAROLINE BUSSIOL STROHER
DOUGLAS VERGARA MALKOUN
ERICK RODRIGUES FREITAS
FELIPE BARBOSA BUTZE
GABRIEL VERDEROSSI BELZ
GERALDO USTARROZ DA SILVA TAVARES
GIORGIA BASTOS BIAZUS
ISMAEL VINICIUS BAUER NUNES DE ALMEIDA
JOAO VITOR DE SOUZA PINTO
JOAQUIM ANTONIO DUARTE LOUZADA NETO
KARINA SHIMADA
LUIZE COSTA SONCINI
MARCIO OSORIO GUERREIRO1
MARIANA REIS CARAM
MARINA PERES BAINY4
MATEUS DIÔNATAN GOBETTI LOPES
PEDRO CRESPO GARCIA VARGAS
RAFAEL OLIVE LEITE1
VANDERSON TOBIAS LAZAROTO
VICTOR ESPÍNDOLA VIEIRA DA SILVA
VINICIUS KAISER QUEIROZ
WISLEY FELIPE DE MORAES

Página gerada em 20/04/2024 07:38:58 (consulta levou 0.170012s)