Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Dermatologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/11/2020 - 30/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A dermatologia é uma especialidade médica extremamente rica em conteúdo, tanto técnico específico quanto conteúdo geral correlacionável com outras áreas da saúde. O plano de ensino da disciplina de Dermatologia, considerando sua carga horária, não abrange todos os aspectos de interesse acadêmico. As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por um grupo de estudantes, que buscam aprofundar temas em uma determinada área, orientados por docente, com atuação segundo o tripé da formação universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste contexto, a Liga Acadêmica de Dermatologia da UFPel/UCPel (LAD) se torna a fonte de formação complementar dos conhecimentos em Dermatologia. Ela tem o intuito de manter o foco no estudo médico continuado, promover a aquisição de novos conhecimentos e motivar o aprendizado na área. Esse projeto é um modelo de ensino-aprendizagem, menos formal, mais flexível e mais inserido no contexto das necessidades trazidas pelos estudantes.

Objetivo Geral

Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos em dermatologia.

Justificativa

As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento de dermatologia dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e sedimentará os aprendizados para a futura vida profissional dos estudantes. Além de poder aproveitar a capacidade produtiva de conhecimento que o ambulatório pode oferecer.

Metodologia

A metodologia principal baseia-se na aplicação de uma comunicação empática, com roteiros fluídos, integração entre informações e atividades que serão desenvolvidas.
O cronograma consta com aulas expositivas, cursos, pesquisas, discussão de artigos.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa maneira, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
O planejamento da dinâmica do trabalho é contínuo e adaptado as necessidades do momento.
Os alunos participantes serão selecionados através de um processo seletivo. Podem inscrever-se os alunos que tenham cursado ou estão cursando a disciplina de Semiologia (3º semestre UFPel ou 2º ano UCPel).
Teremos também equipes de coordenação formadas por alunos, onde estes vivenciarão além das atividades teórico-práticas, atividades administrativas.

Indicadores, Metas e Resultados

O indicador de sucesso do projeto é o número de alunos interessados em participar, além da avaliação do final do projeto com uma enquete de satisfação.
Outra análise substancial será o número de acadêmicos que se interessarão nos cursos de especialização e de residência em dermatologia.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico em dermatologia e a habilidade de criar estratégias para desenvolver o processo de aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAIL FERNANDES VIEIRA NETO
ANA LUIZA GONÇALVES TERRA
ANNA BEATRIZ COSTA DE OLIVEIRA
Antônia Schymiczek Larangeira de Almeida
BRUNA GOMES DE CARVALHO MURARO
CARLOS EDUARDO AMARO TRINDADE FILHO
CAROLINA SILVEIRA DA SILVA
CLARA THOMAS ANDRADE
DANIELA DE OLIVEIRA NAVA
FELIPE YUSUKE SATO SHINZATO
GABRIEL SANTANA PEREIRA DE OLIVEIRA
HIRAM LARANGEIRA DE ALMEIDA JUNIOR4
ISADORA SPIERING
JULIANA SUSIN
LARISSA ANNE DE SOUZA
LAURA FREITAS OLIVEIRA
LIANDRE LEÃO BRAGA
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA
LUISA FARIAS LEIRIA
Laura Taborda Lopes Almeida
MARIA GERTRUDES FERNANDES PEREIRA NEUGEBAUER2
MIKAELLE TAINÁ BERTOLI
MÁRIO LUCAS DOS SANTOS
NATHALIA GLAESER PAUL
OTÁVIO MARTINS CRUZ
PATRÍCIA CARRION NOGUEIRA DE FREITAS
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ
Priscila Londero Zavaglia
RENAN CARDOSO SANCHEZ
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
VICTÓRIA BRIDI TODESCHINI
VITOR DIAS FURTADO

Página gerada em 25/04/2024 08:04:23 (consulta levou 0.280928s)