Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Dermatologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/11/2020 - 30/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A dermatologia é uma especialidade médica extremamente rica em conteúdo, tanto técnico específico quanto conteúdo geral correlacionável com outras áreas da saúde. O plano de ensino da disciplina de Dermatologia, considerando sua carga horária, não abrange todos os aspectos de interesse acadêmico.
As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por um grupo de estudantes, que buscam aprofundar temas em uma determinada área, orientados por docente, com atuação segundo o tripé da formação universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Neste contexto, a Liga Acadêmica de Dermatologia da UFPel/UCPel (LAD) se torna a fonte de formação complementar dos conhecimentos em Dermatologia. Ela tem o intuito de manter o foco no estudo médico continuado, promover a aquisição de novos conhecimentos e motivar o aprendizado na área. Esse projeto é um modelo de ensino-aprendizagem, menos formal, mais flexível e mais inserido no contexto das necessidades trazidas pelos estudantes.
Objetivo Geral
Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos em dermatologia.
Justificativa
As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento de dermatologia dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e sedimentará os aprendizados para a futura vida profissional dos estudantes. Além de poder aproveitar a capacidade produtiva de conhecimento que o ambulatório pode oferecer.
Metodologia
A metodologia principal baseia-se na aplicação de uma comunicação empática, com roteiros fluídos, integração entre informações e atividades que serão desenvolvidas.
O cronograma consta com aulas expositivas, cursos, pesquisas, discussão de artigos.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa maneira, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
O planejamento da dinâmica do trabalho é contínuo e adaptado as necessidades do momento.
Os alunos participantes serão selecionados através de um processo seletivo. Podem inscrever-se os alunos que tenham cursado ou estão cursando a disciplina de Semiologia (3º semestre UFPel ou 2º ano UCPel).
Teremos também equipes de coordenação formadas por alunos, onde estes vivenciarão além das atividades teórico-práticas, atividades administrativas.
O cronograma consta com aulas expositivas, cursos, pesquisas, discussão de artigos.
Debates serão incitados para o enriquecimento geral e como forma de atrair o interesse pelo tema. Dessa maneira, se estimulará a busca ativa de conhecimentos e a adaptação das formas de comunicação com os colegas.
O planejamento da dinâmica do trabalho é contínuo e adaptado as necessidades do momento.
Os alunos participantes serão selecionados através de um processo seletivo. Podem inscrever-se os alunos que tenham cursado ou estão cursando a disciplina de Semiologia (3º semestre UFPel ou 2º ano UCPel).
Teremos também equipes de coordenação formadas por alunos, onde estes vivenciarão além das atividades teórico-práticas, atividades administrativas.
Indicadores, Metas e Resultados
O indicador de sucesso do projeto é o número de alunos interessados em participar, além da avaliação do final do projeto com uma enquete de satisfação.
Outra análise substancial será o número de acadêmicos que se interessarão nos cursos de especialização e de residência em dermatologia.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico em dermatologia e a habilidade de criar estratégias para desenvolver o processo de aprendizagem.
Outra análise substancial será o número de acadêmicos que se interessarão nos cursos de especialização e de residência em dermatologia.
A principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com o conhecimento deles e com a Saúde Pública Brasileira.
São competências a serem alcançadas a construção participativa do conhecimento técnico em dermatologia e a habilidade de criar estratégias para desenvolver o processo de aprendizagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAIL FERNANDES VIEIRA NETO | |||
ANA LUIZA GONÇALVES TERRA | |||
ANNA BEATRIZ COSTA DE OLIVEIRA | |||
Antônia Schymiczek Larangeira de Almeida | |||
BRUNA GOMES DE CARVALHO MURARO | |||
CARLOS EDUARDO AMARO TRINDADE FILHO | |||
CAROLINA SILVEIRA DA SILVA | |||
CLARA THOMAS ANDRADE | |||
DANIELA DE OLIVEIRA NAVA | |||
FELIPE YUSUKE SATO SHINZATO | |||
GABRIEL SANTANA PEREIRA DE OLIVEIRA | |||
HIRAM LARANGEIRA DE ALMEIDA JUNIOR | 4 | ||
ISADORA SPIERING | |||
JULIANA SUSIN | |||
LARISSA ANNE DE SOUZA | |||
LAURA FREITAS OLIVEIRA | |||
LIANDRE LEÃO BRAGA | |||
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA | |||
LUISA FARIAS LEIRIA | |||
Laura Taborda Lopes Almeida | |||
MARIA GERTRUDES FERNANDES PEREIRA NEUGEBAUER | 2 | ||
MIKAELLE TAINÁ BERTOLI | |||
MÁRIO LUCAS DOS SANTOS | |||
NATHALIA GLAESER PAUL | |||
OTÁVIO MARTINS CRUZ | |||
PATRÍCIA CARRION NOGUEIRA DE FREITAS | |||
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ | |||
Priscila Londero Zavaglia | |||
RENAN CARDOSO SANCHEZ | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 1 | ||
VICTÓRIA BRIDI TODESCHINI | |||
VITOR DIAS FURTADO |