Nome do Projeto
Grupo de estudos em Análise de Discurso
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/11/2020 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Análise de Discurso, tal como se desenvolve a partir dos estudos de Michel Pêcheux, é uma disciplina "de entremeio", na qual atravessam-se conhecimentos advindos de distintas áreas do saber, como a Linguística, a História e a Psicanálise. Como tal, caracteriza-se como transdisciplinar. Neste projeto, com vistas à formação de estudantes de graduação, serão abordados os principais conceitos e textos concernentes à Análise de Discurso, por meio de discussões que possam embasar a/o estudante para futuros trabalhos na área. Com isso, pretendemos suprir uma lacuna na formação de estudantes de Letras e cursos afins.

Objetivo Geral

Preparar estudantes, em especial das áreas de Letras e Jornalismo, para o trabalho de pesquisa em Análise de Discurso.

Justificativa

A Análise de Discurso, teoria fundada pelo filósofo Michel Pêcheux, tem, no Brasil, um desenvolvimento sólido e já consolidado. Por ser uma teoria complexa, inter e transdisciplinar, não é, muitas vezes, acessível a estudantes de graduação, seja nos currículos dos cursos de Letras e outros, seja por meio de projetos de ensino e extensão. No entanto, a UFPel conta com ao menos três professoras que atuam na área e que desenvolvem projetos de pesquisa a ela relacionados.

Por esse motivo, é fundamental que estudantes de graduação tenham acesso a uma formação inicial na área, o que será feito por intermédio deste projeto de ensino. Assim, as/os estudantes terão a oportunidade de estudar textos básicos da Análise de Discurso e, com isso, condições de participarem de projetos de pesquisa e outros projetos que exijam um conhecimento mínimo da teoria.

Metodologia

Discussão a partir de textos; análise conjunta de materiais discursivos

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que as/os estudantes possam, no decorrer do projeto, engajar-se em projetos de pesquisa que tenham por base a Análise de Discurso e, com isso, produzir artigos acadêmicos, bem como apresentações em eventos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS
CAROLINA DE PINHO FERREIRA
CAROLINA NEVES DA SILVA
CAROLINA PEREIRA AMORIM
Evelin Nascimento Lima
JANAINA CARDOSO BRUM16
JEFFERSON AJALA GONÇALVES
LETICIA VIEIRA DOS SANTOS

Página gerada em 29/03/2024 12:32:41 (consulta levou 0.125973s)