Nome do Projeto
Discurso de ódio: um olhar pela Análise de Discurso
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/11/2020 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de Pesquisa "Discurso de ódio: mídia, redes e movimentos sociais" logrou investigar, de 2016 a 2020, os processos de produção de sentidos do discurso de ódio em suas múltiplas formas. Embora, em AD, cada manifestação discursiva seja única em sua articulação discursiva com as condições de produção, existem processos de produção discursiva recorrentes na (re)produção do discurso de ódio. Este projeto de ensino visa expor e sistematizar esses mecanismos discursivos e, dessa forma, dar vasão aos resultados do projeto de pesquisa acima citado. Nele, serão trabalhados conceitos relativos ao discurso, à violência, ao discurso de ódio e às marcas linguísticas da intolerância, bem como análises de materiais diversos, como os disponíveis em redes sociais, na mídia televisiva e digital etc.

Objetivo Geral

Sistematizar e disponibilizar o conhecimento acerca dos processos de produção de sentidos do discurso de ódio a partir das investigações realizadas no projeto de pesquisa "Discurso de Ódio: mídia, redes e movimentos sociais" (2016-2020).

Justificativa

Parto do princípio de que os resultados de projetos de pesquisa devem ser socializados com um público maior do que aquele que envolve somente pesquisadoras e pesquisadores, sejam os envolvidos diretamente no projeto ou aqueles que têm acesso aos seus resultados a partir da sua publicização em eventos e publicações. Além disso, a temática do discurso de ódio é, hoje, central para a compreensão dos processos sociais. Por esse motivo e por tocar de perto as questões relativas a gênero, relações étnico-raciais e de classe, que atravessam muitos dos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação, especialmente das licenciaturas, o projeto contribuirá na formação de profissionais cuja sensibilidade para a questão da intolerância é, não só ativa, mas qualificada cientificamente.

Metodologia

Aulas remotas expositivas e dialogadas;
Discussões a partir de textos;
Análise de materialidades diversas.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se, ao final do curso, que as/os estudantes tenham produzido em torno de 10 artigos analíticos aptos a serem publicados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Evelin Nascimento Lima
JANAINA CARDOSO BRUM16
JEFFERSON AJALA GONÇALVES
Jenifer da Silva Dias
SUZANA SCHMECHEL DE AVILA

Página gerada em 26/04/2024 12:50:47 (consulta levou 0.148561s)