Nome do Projeto
Confecção de Apostila de Mecânica dos Fluidos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/01/2021 - 10/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Elaboração de material didático-pedagógico em forma de apostila de tópicos teóricos e exercícios resolvidos na área de Mecânica dos Fluidos, a fim de disponibiliza-la à comunidade discente dos cursos de Engenharias da UFPel. Na atual versão da apostila, os seguintes tópicos serão abordados: - Teorema de transporte de Reynolds; - Abordagem de volume de controle; - Equação da conservação de massa para o volume de controle pelo método integral; - Equação da conservação da quantidade de movimento linear (sistemas fixos) para o volume de controle pelo método integral; - Equação da conservação de energia para o volume de controle pelo método integral; - Equação de Bernoulli. A escolha desses tópicos é em função da maior dificuldade que os alunos apresentam em entendê-los em sala de aula.

Objetivo Geral

Elaborar material didático-pedagógico em forma de apostila de tópicos teóricos e exercícios resolvidos na área de Mecânica dos Fluidos, a fim de disponibiliza-la à comunidade discente dos cursos de Engenharias da UFPel.

Justificativa

As apostilas didáticas contribuem ao processo de aprendizagem como complemento das aulas, facilitando a transmissão do conhecimento.
Embora extensivamente discutidos em livros didáticos, os conteúdos de Mecânica de Fluidos nem sempre facilitam a transmissão em linguagem matemática em concordância com aqueles preparados pelo docente. Por exemplo, é notável a diferença de abordagem de nomenclatura entre algumas literaturas famosas da área, como pode ser visto nos texto dos autores Yunus Çengel , Byron Bird, Washington Filho e Fox McDonald. Nesse sentido, o projeto também justifica-se no sentido de entregar ao discente um material que corresponda com mais acurácia os tópicos discutidos em aula. Senso assim, espera-se fazer uso de uma abordagem que seja ao ao tempo rigorosa e de fácil entendimento ao aluno com primeiro contato com a disciplina de Mecânica de Fluidos. Como justificativa adicional, a preparação de exercícios resolvidos pelo próprio professor da disciplina pode ter a vantagem de contribuir ao aprendizado dos alunos.

Metodologia

Na atual versão da apostila, os seguintes tópicos serão abordados:

- Teorema de transporte de Reynolds;
- Abordagem de volume de controle;
- Equação da conservação de massa para o volume de controle pelo método integral;
- Equação da conservação da quantidade de movimento linear (sistemas fixos) para o volume de controle pelo método integral;
- Equação da conservação de energia para o volume de controle pelo método integral;
- Equação de Bernoulli.

A escolha desses tópicos é em função da maior dificuldade que os alunos apresentam em entendê-los em sala de aula.

As apostilas versarão sobre alguns assuntos que complementam e interligam aqueles vistos em disciplinas Mecânica dos Fluidos no CEng, de forma mais aprofundada, abrangente e detalhada, em linguagem científica e rigorosa, e acessível aos estudantes. Os conteúdos serão confeccionados a partir de revisão bibliográfica de livros didáticos recomendados como bibliografia nas disciplinas. Em seguida, pretende-se organizar os exercícios, a fim de detectar as principais necessidades manifestadas pelos discentes em termos dos raciocínios requeridos para a resolução.
A apostila será confeccionada de forma digital e estará disponível aos alunos. Será realizado enquetes com os alunos para busca quais as maiores deficiências no entendimento da resolução de exercícios, a fim de dúvidas de futuros alunos leitores da apostila. Dependendo da receptividade do material, novas edições com alterações e atualização de conteúdos poderão ser realizados em projetos futuros.


Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se contribuir para a disseminação do conhecimento sobre os temas abordados para que estes assuntos sejam material de apoio, complementar, facilitando o aprendizado dos estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CICERO COELHO DE ESCOBAR2
ERIK KLEN ALVES DA SILVA
MATHEUS NAVA DOS SANTOS

Página gerada em 20/04/2024 04:35:54 (consulta levou 0.163645s)