Nome do Projeto
Aplicação da Loop-mediated isothermal amplification (LAMP) na agricultura: uma técnica rápida e eficiente para identificação de patógenos e pragas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/10/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP) é uma nova técnica molecular e tem sido amplamente utilizada em diversos campos biológicos, devido a facilidade com quem pode ser aplicado. A reação pode ser realizada em uma única condição térmica, isso devido a utilização da DNA polimerase Bst, isolada da bactéria Bacillus stearothermophilus, a qual tem alta atividade de deslocamento. LAMP é um método de amplificação altamente exponencial que produz o DNA alvo em quantidades de 109-1010 vezes entre 45 e 60 minutos a 60-65°C. LAMP pode beneficiar a agricultura para que diagnósticos precisos e sensíveis possam ser realizados nos campos de cultivo, pois não necessita de equipamentos sofisticados para ser desenvolvida. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é demonstrar a aplicação da técnica de amplificação isotérmica mediada por loop na agricultura, através da identificação de espécies de moca branca, vírus e fungos.

Objetivo Geral

Demonstrar a aplicação da técnica LAMP na agricultura, destacando sua utilização na detecção e identificação de patógenos e pragas, evidenciando suas vantagens, como rapidez e sensibilidade, a fim de tornar uma alternativa de uso na agricultura.

Justificativa

Explorar a utilização da LAMP dentro dos estudos de fitopatologia e identificação de insetos, a fim de evidenciar o seu potencial. Fornecer informações a respeito da aplicação e utilização da LAMP a fim
de torná-la uma ferramenta mais acessível e amplamente utilizada, facilitando os trabalhos dentro da área agronômica.

Metodologia

Estudo I: Rápida identificação de espécies de mosca branca através da amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP)
-Obtenção das amostras, extração de DNA e identificação das espécies a partir da PCR convencional;
- Desenho do primer;
-Otimização da reação LAMP;
-Sensibilidade e Especificidade da técnica;
Estudo II. Detecção de Sclerotinia sclerotiorum em sementes de soja utilizando a técnica de amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP)
-Isolado fúngico e extração de DNA;
- Inoculação de semente com Sclerotinia sclerotiorum;
-Extração de DNA a partir das sementes;
-Obtenção dos primers;
-Otimização da reação LAMP;
-Sensibilidade e Especificidade da técnica;
Estudo III. Rápida detecção de Tomato severe rugose virus a partir da amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP)
-Obtenção das amostras, extração de DNA e detetcção a partir da PCR convencional;
- Desenho do primer;
-Otimização da reação LAMP;
-Sensibilidade e Especificidade da técnica.

Indicadores, Metas e Resultados

Impactos sociais:
Fornecer para a comunidade informações a respeito da utilização de uma técnica que tem como objetivo auxiliar e aperfeiçoar o produtor na hora do manejo e tomada decisão. Além disso, demonstrar que a mesma pode ser acessível, sem que seja necessário um grande conhecimento de bases taxonômicas.
Impactos econômicos:
Visto que a utilização da LAMP tem como objetivo a identificação de patógenos ou insetos e até mesmo indivíduos resistentes. Economicamente seu impacto se enquadra na utilização mais racional de agrotóxicos, pois a partir do momento que é possível fazer a detecção do patógeno precocemente na lavoura, a identificação correta de um inseto e até mesmo saber se planta daninha é resistente a determinado produto, a utilização de agrotóxicos se torna mais racional e consciente.
Impactos ambientais:
Da mesma forma que irá contribuir economicamente pela utilização racional e consciente de agrotóxicos, essa medida impacta ambientalmente, pois assim o uso indiscriminado de produto químico pode ser minimizado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA GARCIA NEVES
DANIELLE RIBEIRO DE BARROS3

Página gerada em 19/03/2024 08:38:17 (consulta levou 0.211942s)