Nome do Projeto
Simpósio Internacional Música e Crítica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/10/2020 - 22/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O Simpósio Internacional Música e Crítica vem dar sequência ao projeto homônimo, cujo prazo encerrou em meados deste ano, ao propor a sua quarta edição. Visa aprofundar e divulgar as pesquisas em crítica musical periodista, contribuindo para a reflexão sobre as dinâmicas culturais e relações de poder a elas inerentes, bem como suas estratégias de ação.

Objetivo Geral

Estimular a reflexão sobre a importância desse gênero literário na construção dos discursos sobre música;
Apresentar resultados de pesquisa em e sobre a crítica musical periodista;
Promover o intercâmbio entre pesquisadores da área.

Justificativa

Embora seja inquestionável o valor da crítica musical como fonte para pesquisas musicológicas, há poucos registros de eventos científicos destinados especificamente a esse gênero literário no Brasil. Através da crítica musical, muitas questões podem ser inferidas, tanto no aspecto cultural, quanto sociológico, histórico ou educacional, por exemplo. Em outros termos, segue-se na linha da história imediata, cujo fundamento “ não tende apenas a encurtar os prazos entre a vida das sociedades e sua primeira tentativa de interpretação, mas também a dar a palavra aos que foram os atores dessa história ” (Lacouture, 1988; 217). Dosse, por sua vez, ao se referir à história das mentalidades de George Duby, observa tratar-se de “ deslocar o olhar do historiador da narração dos fatos passados […] para estudar, a partir dessas mesmas fontes, as representações que uma época tem de si própria, de sua história e em sua subjetividade. ” (Dosse, 2003; 314).
Entretanto, apesar da carência de eventos científicos brasileiros dedicados a esse tema, alguns pesquisadores a ele se têm dedicado, entre eles a Profª. Drª. Maria Alice Volpe (UFRJ), que coordena o projeto “Periódicos e Música no Brasil: história, crítica e recepção”, ou o Prof. Dr. Jorge Coli (UNICAMP), que, em “Música Final”, aborda a crítica musical de Mário de Andrade, publicada no periódico “Folha da
Manhã”.
Tal abordagem também não é estranha ao Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências
Musicais da UFPel, cuja pesquisa em jornais tem sido uma constante há algum tempo, exemplificado nos
projetos “A música pelos jornais da cidade do Rio Grande: da Proclamação da República ao Conservatório
de Música” (2007), ou no “Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil” (2016), que culminou com a
realização do I Simpósio Internacional Música em Crítica (2017), com continuidade em 2018 e 2019, no II e III Simpósios.

Metodologia

O Simpósio Internacional Música e Crítica apresenta a contribuição de importantes pesquisadores brasileiros e portugueses, através da análise e utilização de críticas musicais periodistas nas pesquisas musicológicas.
Desta forma, trata-se da apresentação dos resultados de suas pesquisas, em mesas redondas e palestras.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores e resultados são os seguintes:
Estão agendadas 4 seções de comunicações, perfazendo ao todo 9 apresentações, e 3 palestras;
A publicação do Caderno de Resumos;
A publicação de livro com as palestras apresentadas.

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