Nome do Projeto
Trachemys dorbigni COMO BIOINDICADOR DE METAIS PESADOS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
17/05/2021 - 30/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A composição do ambiente aquático influencia diretamente na estrutura e funcionamento dos organismos que nele vivem. Múltiplos contaminantes podem entrar nestes ambientes através de várias vias, tais como, deposição atmosférica, erosão ou fontes antropogênicas; em consequência, a liberação de xenobióticos podem interferir diretamente no metabolismo celular (WANG et al., 2004; VENANCIO, 2012). Os metais pesados como arsênio, cádmio, cromo, chumbo e mercúrio estão entre os metais prioritários de importância para a saúde pública, devido ao seu alto grau de toxicidade (TCHOUNWOU et al., 2012). Estudos sobre os impactos de cada poluente na qualidade ambiental são oportunos, o uso de biomarcadores, analisados em nível molecular e celular, como instrumentos para a avaliação e análise de, respectivamente, qualidade ambiental e efeitos biológicos têm grande importância (SARKAR et al., 2006). Ao exposto, os répteis possuem propriedades interessantes para monitorar a qualidade de ambientes aquáticos em zona urbana, sendo considerados bons bioindicadores (ADEL et al., 2015), visto que, os metais tem baixa degradabilidade no ambiente e tendem a se acumular no organismo de animais através de contato direto, ou pelo consumo através da dieta (MITCHELMORE et al., 2005).

Objetivo Geral

Determinar níveis de metais pesados em população de Trachemys dorbigni e avaliar biomarcadores de lesão celular.

Justificativa

Em ambiente aquático, os metais potencialmente tóxicos ameaçam a saúde humana por seus impactos na qualidade das águas, alimentos e ecossistemas. Estes, por não serem biodegradáveis, têm a tendência de se acumularem em organismos vivos aos quais ocasionam diversos distúrbios metabólicos e doenças, sendo propagados no ambiente como efluentes, poluentes industriais e veiculares, além do descarte incorreto de resíduos sólidos, afetando e lesando a qualidade de solos e águas superficiais e subterrâneas (BISINOTI et al, 2004; CASTRO, 2007). Em razão do comportamento biológico da espécie T. dorbigni, esta torna-se um potencial bioindicador de metais como chumbo (Pb), mercúrio (Hg), cádmio (Cd) e Arsênio (As).

Metodologia

A mensuração dos níveis de metais pesados (chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio) será realizada através da coleta de exemplares de Trachemys dorbigni adultos em habitat de zona urbana (10), zona rural (10) e oriundos do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e Centro de Triagem de Animais Silvestres (10), utilizando amostras de sangue, músculo, rim, fígado, e carapaça, com as concentrações determinadas por espectrofotometria de absorção atômica. A avaliação de lesão celular será realizada através de comparação de parâmetros de estresse oxidativo, utilizando biomarcadores como capacidade antioxidante contra radicais peroxil (ACAP) e proteína carbonil (PC), peroxidação lipídica (LPO), glutationa (GSH), glutamato-cisteína ligase (GCL), glutationa S-transferase (GST) e análise de micronúcleo. Ademais, devido poluentes industriais e veiculares, além do descarte incorreto de resíduos sólidos, afetando e lesando a qualidade de solos e águas superficiais e subterrâneas, serão coletadas amostras de água da superfície, da região central e outra contendo sedimentos (lodo) para avaliação de impactos na qualidade das águas e ecossistema.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar potenciais danos à saúde pública e à espécie T. dorbigni por meio de depósitos de metais pesados potencialmente tóxicos em diferentes tecidos.
Monitorar os níveis de contaminação ambiental por esses metais.
Elaborar estratégias para minimizar os impactos da poluição ambiental e seus efeitos sob a saúde humana.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ANDERSSON PEREIRA STARK
ANTONIO SERGIO VARELA JUNIOR
CARINE DAHL CORCINI2
CAROLINA SANTURIO SCHIAVON
GABRIEL DA SILVA ZANI
KATIA JAGGI
LARA SILVA DE PAULA
RAQUELI TERESINHA FRANCA2
VITÓRIA MANKE NACHTIGALL

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 3.000,00Coordenador

Página gerada em 26/04/2024 16:56:45 (consulta levou 0.165434s)