Nome do Projeto
A profissão do Engenheiro de Petróleo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O curso de Engenharia de Petróleo foi criado no ano de 2009, e desde então vem formando uma média de 17 Engenheiros de Petróleo por ano (contabilizado até o primeiro semestre do ano de 2021). Ao considerar que o número de vagas ofertadas é de 50, e levando em conta que o total das vagas não são preenchidas, o número é baixo. Essa preocupação foi levantada pelos membros do Núcleo Docente Estruturante do curso, e naquele momento, também a ideia de se apropriar da extensão para melhorar esses números. O projeto de extensão foi então pensado por esta proponente, com o objetivo de atuar com ações que auxiliem no aumento do número de ingressantes, e diminua a evasão do curso. Também vem de encontro a assegurar parte dos 10% (dez por cento) mínimos do total de créditos do curso Engenharia de Petróleo conforme as leis vigentes atualmente, pois serão propostas ações diretamente vinculadas à disciplina de graduação em que o tema será abordado. Portanto, este projeto tem como objetivo principal popularizar o curso de Engenharia de Petróleo, ao divulgar para os alunos do Ensino Médio de Pelotas e da região o curso, os objetivos profissionais do Engenheiro de Petróleo, e a contribuição social que este profissional pode dar para o país. Também objetiva popularizar o curso em outros lugares do Brasil com ações nacionais por meio da internet. As metodologias propostas pretendem incentivar o interesse e a matrícula de um maior número de candidatos no curso, bem como envolver os discentes do curso, dando-lhes a oportunidade de protagonizar a sua divulgação, além de ganhar o sentido de pertencimento ao curso que ele escolheu para o seu futuro como profissão. Também pretendem desenvolver na sociedade a compreensão da importância dos profissionais das engenharias na região e o potencial desenvolvimento econômico-social que a região pode alcançar a partir da atuação destes profissionais nos municípios da região.

Objetivo Geral

Este projeto com ênfase em extensão tem como objetivo principal divulgar o curso de Engenharia de Petróleo para os alunos do Ensino Médio de Pelotas e região a partir de ações locais. Também objetiva popularizar o curso em outros lugares do Brasil com ações nacionais que serão futuramente organizadas. Outro objetivo visa dar os subsídios extensionistas para a disciplina com carga horária prática total em extensão do curso de Engenharia de Petróleo que estará vinculado a este projeto.

Justificativa

O tema deste projeto em extensão se justifica por conta do número de vagas que sobram após finalizados todos os processos de ingresso no curso de graduação da UFPel, bem como por conta do alto número de evasão do curso. Também vem de encontro a assegurar parte dos 10% (dez por cento) mínimos do total de créditos do curso Engenharia de Petróleo conforme as leis vigentes atualmente, pois serão propostas ações diretamente vinculadas à disciplina de graduação em que o tema será abordado.

Metodologia

Pretende-se adotar as metodologias abaixo relacionadas.
Para aumentar o número de ingressantes no curso pretende-se:
- Desenvolver uma ação no segundo semestre de cada ano relacionada à Mostra de Cursos da UFPel. Serão apresentados panfletos, cartazes, maquetes, vídeos, animações, e outros materiais para a divulgação da profissão do Engenheiro de Petróleo na Mostra, acompanhado de um curto formulário de avaliação. Este material será desenvolvido dentro da ação relacionada ao tema;
- Desenvolver uma ação anual de popularização do curso de Engenharia de Petróleo com alunos do terceiro ano do ensino médio em escolas do município, bem como outras turmas do ensino médio ou fundamental. Serão apresentadas pequenas conversações, apresentações animadas e distribuição de outros materiais para a divulgação do curso de Engenharia de Petróleo da UFPel, acompanhado de um curto formulário de avaliação. Esta metodologia será aplicada somente quando as condições sanitárias por conta da pandemia permitirem;
- Desenvolver outras ações de acordo com a evolução do projeto, com o objetivo de popularização do curso, como divulgação em mídias sociais na internet, etc.

Para manter um número maior de graduandos no curso, ou seja, diminuir a evasão pretende-se:
- Incentivar a equipe do projeto a conhecer a futura profissão, por meio de entrevistas de veteranos, de egressos do curso que estejam na pós-graduação, bem como de profissionais atuantes da indústria ou aposentados. Com essa estratégia pretende-se, também, criar um banco de dados de informações para o futuro do projeto. Poderá ser desenvolvido no modo virtual, a partir de reuniões on line;
- Promover o engajamento dos membros no projeto, por meio de busca ativa de meios de popularizar o curso;
- Produzir materiais como os panfletos, cartazes, maquetes, vídeos, animações, e outros materiais para a divulgação da profissão do Engenheiro de Petróleo, bem como produzir os formulários de avaliação;
- Outras metodologias que se apresentem pertinentes às ações cadastradas.

Para vincular este Projeto com ênfase em Extensão à Disciplina com carga horária 100% em extensão do curso Engenharia de Petróleo, a cada semestre em que a disciplina é ofertada será criada uma nova ação cuja Natureza da Ação será em Extensão, e o Gênero da Ação será Propriamente dita de Extensão, com o mesmo nome da disciplina, cujo início será no primeiro dia de aula, e a data de fim da ação será igual ao último dia letivo do semestre. Este processo possibilitará certificar a atuação de membros da equipe não matriculados na disciplina, e que participarão nas diferentes funções possíveis na Ação.
*Quando necessário metodologias específicas serão descritas dentro das ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Além da curricularização da extensão no curso, pretende-se, durante e após a execução do projeto, aumentar os índices de matrícula no curso, completar o número de vagas oferecidas no curso, e aumentar a concorrência para ingressar no curso. Com a participação dos alunos como membros ativos também pretende-se diminuir o número de evasão. A meta não tem prazo ou números estabelecidos. Porém será monitorado pelo número de ingressantes no curso ano a ano, e por consulta aos ingressantes. Eles serão perguntados se tiveram acesso a algum meio de popularização do curso e como o exame destes materiais impactou na escolha por ingressar no curso Engenharia de Petróleo. As respostas servirão para avaliação e remodelação e atualização dos procedimentos implementados, quando necessários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRIO DA SILVA HERRMANN
ANDRÉA GONÇALVES FERREIRA
ARTHUR XIMENES SILVA
BARBARA CABELEIRA CAVALHEIRO
BRUNA JULLIANA JACOMOSSI
CAMILE URBAN9
CRISTIAN PARISOTTO JUNIOR
DENILSON SCHRODER JORGE
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA
EMILY ALMERON FELIX
FORLAN LA ROSA ALMEIDA10
GABRIEL CHAVES GONÇALVES
GEORGE COUTINHO LIMA
GUILHERME SILVA TAYLON FERREIRA
HENRY MENDONCA LUZ PACINI RICCI
JHONATHAN THOMAZ
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO
JOSE WILSON DA SILVA10
LARISSA PINHEIRO COSTA4
LORENZO RODRIGUES LUZ
LUANA NICOLY MARTINS TOMAZ
MARIA CRISSTINA CARDOSO DA SILVA
MARIA EDUARDA VAZ FERRAZ
NILTON REGIS CORREA BARRETO NETTO
PALOMA FERREIRA CASTRO DE LIMA
RAFAEL GHIROTTI GARCIA
RAPHAELA FRANCO ROMANO
RICARDO WASKOW SOARES
THALLYS RODRIGUES MARTIN MACIEL DA CONCEICAO
THUANE LUCEIRO CORREA
TON KEVYN BARRETO AMPARO DA SILVA
VALMIR FRANCISCO RISSO9
VIVIAN NUNES PEREIRA
jonathan flaviano arevalos lemes

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