Nome do Projeto
Capacitação de recursos humanos no uso de tecnologias da reprodução em bovinos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/12/2020 - 30/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O projeto visa a capacitação de recursos humanos na formação e na atualização de técnicos no uso da ultrassonografia na reprodução de bovinos e ovinos. Adicionalmente prevê ações de pesquisa e desenvolvimento no uso das tecnologias da reprodução assistida (TRA) para multiplicação de material genético superior. Especificamente será conduzida uma ação que visa avaliar a utilização de TRA como a PIV (produção in vitro) e TE (transferência de embriões) no controle da transmissão de patógenos. Outras ações de interesse: estudos avaliando impactos de doenças e de processos inflamatórios (p. ex. mastites) na eficiência reprodutiva, estudos envolvendo o controle do ciclo estral e da ovulação em bovinos e ovinos e aprimoramento de biotécnicas reprodutivas.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais na técnica de ultrassonografia e investigar doenças reprodutivas, bem como estratégias para contorná-las.

Justificativa

O presente projeto dará continuidade a uma colaboração já existente entre a pesquisadora da Embrapa, Dra. Ligia M. Cantarelli Pegoraro e os docentes e discentes da Faculdade de Veterinária da UFPel. Portanto, serão realizadas atividades de extensão, como o Curso de Ultrassonografia na Reprodução Animal, promovido pela Embrapa, e experimentos científicos de projetos registrados nas duas instituições. Através da colaboração, pretende-se compartilhar a infraestrutura laboratorial e os rebanhos bovino e ovino da UFPel e Embrapa, para realização das atividades de pesquisa e extensão.

Metodologia

Serão realizados cursos de capacitação no uso da ultrassonografia na reprodução animal, envolvendo a Faculdade de Veterinária e o Centro Agropecuário da Palma da UFPel e o Laboratório de Reprodução da Embrapa Clima Temperado. O curso visa capacitar profissionais médicos veterinários e estudantes do curso de Medicina Veterinária no uso da ultrassonografia na avaliação da função reprodutiva em bovinos e ovinos. Serão abordados temas como princípios básicos da ultrassonografia, acompanhamento das fases gestacionais, sexagem fetal, transtornos ovarianos e uterinos, e uso do ultrassom em tecnologias de reprodução assistida (ATR).
Para avançar no conhecimento de doenças reprodutivas, será realizada a avaliação do desenvolvimento embrionário em doadoras sorologicamente positivas para neosporose, bem como dados de produção embrionária de doadoras em regime de aspiração folicular e produção in vitro de embriões.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicador: Realização de curso de ultrassonografia;
Meta: Pretende-se realizar até 2 cursos de formação no uso da ultrassonografia em reprodução animal por ano, se houver demanda (mínimo de 5 inscritos).
Resultados esperados: Espera-se promover o uso da ultrassonografia reprodutiva na rotina de Médicos Veterinários.

Indicador: Avaliação do desenvolvimento embrionário de vacas sorologicamente positivas para neosporose.
Meta: obter dados de produção in vivo e in vitro de embriões bovinos provenientes de fêmeas positivas para neosporose.
Resultados esperados: publicação de resumo em congresso e/ou artigo científico.

Indicador: Realização de estudo sobre o uso de técnicas de reprodução assistida para controle de neosporose;
Meta: produzir conhecimento científico sobre estratégias para evitar a Neosporose.
Resultados esperados: publicação de resumo em congresso e/ou artigo científico.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARNALDO DINIZ VIEIRA4
BERNARDO GARZIERA GASPERIN1
CAMILA AMARAL D'AVILA
FABIANE PEREIRA DE MORAES
LIGIA MARGARETH CANTARELLI PEGORARO
RAFAEL GIANELLA MONDADORI4
THOMAZ LUCIA JUNIOR1

Página gerada em 25/04/2024 20:02:20 (consulta levou 0.175043s)