Nome do Projeto
Rugby Treinamento Adulto
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 14/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O Rugby é praticado hoje em 117 países, sendo que 93 países são filiados a World Rugby (órgão máximo do Rugby mundial) e fazem parte do ranking, em 5 continentes, 19 associações e 6 associações regionais. Segundo o estudo encomendado pela IRB sobre o impacto econômico do Rugby a nível mundial, mais de 5 milhões de pessoas praticam Rugby no mundo, um incremento de 19% desde a copa do mundo da França em 2007. Sendo que esse crescimento ocorreu da seguinte forma: 33% na África, 22% na América do Sul, 18% na Ásia, 18% na América do Norte e 9% entre Europa, Oceania e América Central. A World Rugby esta investindo fortemente em países com grande extensão territorial e populacional e cita em seus últimos relatórios de investimentos Brasil, México, Índia e China, e ainda a Argentina por seu continuo desenvolvimento e Japão por ser o país sede da copa do mundo de 2019 como os países prioritários para os incentivos financeiros para serem aplicados em desenvolvimento, ou seja, na capacitação de professores, técnicos, árbitros e gestores.

Objetivo Geral

Desenvolver a prática do Rugby na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Justificativa

Na cidade de Pelotas um esforço importante de apaixonados pelo Rugby vinculados a comunidade, de professores e de alunos da Universidade Federal de Pelotas vem sendo investido com a finalidade de criar condições para que aqueles que tenham interesse em praticar a modalidade tenham local adequado para treinamento, recursos humanos de qualidade e apoio pedagógico para o planejamento. Neste sentido, este projeto oferece estrutura física e recursos humanos para: treinamento tático / técnico, treinamento de força, palestras e aulas teóricas.

Metodologia

Farão parte desta atividade pessoas dos dois sexos entre 18 e 40 anos que tenham interesse em praticar Rugby. Há a possibilidade de compor as equipes de competição ou participar das equipes de desenvolvimento.

Os treinamento de força ocorrerão terças e quintas das 20h as 22h na sala de musculação da ESEF/UFPel. Esta atividade será sempre acompanhada por um dos colaboradores do projeto. O método utilizado será o de progressão das cargas sempre considerando a individualidade biológica dos envolvidos.

O treinamento tático nas terças e quintas das 22h as 23h30min no campo de futebol da ESEF/UFPel e aos sábados das 15h ás 18h no campo da República do Líbano. Os treinamentos estão serão planejados de acordo com as demandas do jogo e as possibilidades táticas e técnicas dos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas
Atender 20 homens e 10 mulheres no treinamento de força
Atender 50 homens e 30 mulheres no treinamento tático

Indicadores de resultados
Resultados nos jogos
Acompanhamento e observação do desenvolvimento individual na modalidade

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA BORGES MÜLLER
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO10
FELIPE VELEDA VAREIRA
NATANAEL MUANA CARDOSO NORONHA
TAIRÃ GONÇALVES SOARES

Página gerada em 19/04/2024 02:40:53 (consulta levou 0.128601s)