Nome do Projeto
Website do PianoLab - UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2021 - 01/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Criação e confecção de um website (ou sítio web) para o Laboratório de Piano da UFPEL.

Objetivo Geral

- Criar um sítio web que disponibilize informações sobre a estrutura patrimonial e de recursos humanos envolvida no Laboratório de Piano (PianoLab) da UFPEL e no curso de Bacharelado em Música, com linha de formação em Piano, onde o laboratório está inserido.
- Disponibilizar informações acerca dos projetos desenvolvidos no PianoLab
- Publicar eventos e conquistas relacionados às atividades do Bacharelado em Música – Piano.
- Incentivar possíveis futuros estudantes interessados no Bacharelado em Música – Piano a prestar vestibular e se matricularem no curso.

Justificativa

O Bacharelado em Música com linha de formação em Piano conta com um considerável patrimônio que habilita o seu funcionamento. No entanto, a baixa procura pelo curso, e a dispersão de informações na internet sobre o mesmo apontam para a necessidade de centralizá-las em um sítio web que seja útil tanto para possíveis ingressantes quanto para os corpos de servidores e discentes.
A ausência de teste específico para os cursos de música da UFPEL, além de configurar exceção nacional dentre as diferentes graduações em música, incentiva o ingresso de alunos que acabam contribuindo com os índices de reprovação, infrequência e evasão, colocando o curso em situação de vulnerabilidade. Um sítio web poderá esclarecer os futuros estudantes sobre as reais expectativas do corpo docente com relação a efetivação dos componentes curriculares.
As informações encontradas online sobre a UFPEL geralmente excluem dados sobre a cena cultural da cidade de Pelotas e região. O site deve integrar estas informações, de modo a informar, esclarecer e interessar para pessoas de outras partes do país.

Metodologia

- Protocolo de solicitação de um domínio para o site do PianoLab junto a Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação.
- Escolha de um tema no WordPress institucional;
- Configuração de páginas para hospedar informações institucionais relacionadas ao Curso de Bacharelado em Piano e seu laboratório, bem como documentos de utilidade para possíveis ingressantes, professores e estudantes.. *Observar-se-á a possibilidade de integração do Curso de Licenciatura em Música da UFPEL, que também absorve alunos de piano.
- Pesquisa e organização e postagem de informações de potencial interesse sobre a cena cultural da cidade de Pelotas e região.
- Integração deste sítio web junto às outras plataformas de comunicação online do Centro de Artes, especialmente seu site oficial e o site dos Bacharelados em Música da UFPEL.
- Publicação de posts com notícias sobre projetos, professores e alunos.
- Manutenção do site em longo prazo, cuja responsabilidade poderá ser transferida para um servidor diferente de quem encabeçou este projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se recrutar mais estudantes. Informações sobre a região de Pelotas poderão despertar, em nível nacional, o radar de pianistas qualificados, que se disponham a se transferir para a região, em busca de graduação de qualidade e oportunidades culturais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Antônio Marcelo dos Santos Fialho3
GERMANO GASTAL MAYER13
PHELIPE CESAR MORAES LIMA
THALLES BERNARDO QUEVEDO RIBEIRO

Página gerada em 24/04/2024 00:23:38 (consulta levou 0.140069s)