Nome do Projeto
Atribuições e práticas do ser Enfermeiro(a) no cuidado em saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/11/2020 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Trata-se de um Projeto de Ensino na forma de minicursos a serem ofertados aos acadêmicos ingressantes da Faculdade de Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas. O objetivo é que os estudantes tomem conhecimento sobre as atribuições e práticas profissionais desempenhadas pelo(a)s Enfermeiro(a)s no cuidado em saúde no contexto brasileiro. A metodologia será baseada no convite e participação de Enfermeiro(a)s atuantes em diversas áreas da saúde para compartilharem suas experiências, através de videoaulas que serão disponibilizadas no ambiente virtual semanalmente, bem como outros materiais, como textos, artigos, livros, indicação de vídeos já disponíveis na internet. Pretende-se, inicialmente, acolher e alcançar a participação no minicurso de 80% dos acadêmicos dos dois primeiros semestres de 2020, buscando criar vínculos entre estes estudantes, a universidade e os professores, bem como, incentivando e estimulando a permanência no curso de Enfermagem e na UFPel.

Objetivo Geral

Oferecer minicursos sobre as atribuições e práticas profissionais desempenhadas pelo(a)s Enfermeiro(a)s no cuidado em saúde no contexto brasileiro.

Justificativa

Devido à Pandemia do Novo Coronavírus no Brasil e a suspensão das aulas presenciais na UFPel observa-se que alunos ingressantes em 2020-1 e 2020-2, não tiveram ou ainda estão tendo pouco contato com atividades do curso de Enfermagem, o que revela a necessidade de estratégias para motivação, criação de vínculo entre alunos-professores e alunos-universidade. Estas estratégias, serão oferecidas através do minicurso, que pode vir a ampliar a compreensão das inúmeras possibilidades que a Enfermagem pode abranger no cuidado as humanidades, promovendo ensino e auxiliando os estudantes a visualizarem as possíveis futuras competências e inserções profissionais.

Metodologia

Serão convidados Enfermeiro(a)s atuantes em diversas áreas da saúde no contexto brasileiro para compartilhares suas experiências, através de vídeoaulas gravadas de aproximadamente 30 minutos. Estes vídeos serão disponibilizados no ambiente virtual semanalmente, bem como outros materiais, como textos, artigos, indicação de vídeos já disponíveis na internet. Para promover a organização de ideias e reflexão dos estudantes, serão propostas atividades assíncronas como participação em fóruns em que as professoras estimularão o debate através de perguntas disparadoras. Estima-se a participação mínima de 50% dos fóruns pelos estudantes para certificação do minicurso.
Ao final do módulo, terá um encontro síncrono com as professoras responsáveis pelo minicurso para roda de conversa de reflexões e aprendizados durante o processo, bem como solicitado que os estudantes façam a avaliação do mesmo. A avaliação será via formulário on-line.
Ressalta-se que as áreas propostas para apresentação dos vídeos pelos Enfermeiros (as) convidados podem ser: Pediatria, Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Epidemiologia, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, entre outras. A escolha das áreas também dependerá da disponibilidade dos profissionais, podendo haver alterações.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se acolher e alcançar a participação no minicurso de 80% dos acadêmicos dos dois primeiros semestres de 2020, buscando criar vínculos entre estes estudantes, a universidade e os professores, bem como, incentivando e estimulando a permanência no curso de Enfermagem e na UFPel.
Visa-se ao término do minicurso, avaliar sua importância para os acadêmicos, ampliando experiências sobre as motivações do aluno ingressante no curso, suas especificidades, potencialidades e desafios da ferramenta virtual no processo de ensino-aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE BASSO DA SILVA4
AMANDA DA SILVEIRA NADAL
ANA BELLE PINHEIRO DE SOUZA
ANGELICA MORAES SCHULTZ
BEATRIZ FRANCHINI3
CAMILA CAMARGO
CLAUDEMEIER PEREIRA DA SILVA
DANIEL DE SIQUEIRA MOREIRA
DEISE DA SILVA RIBEIRO
FERNANDA MACHADO PLAMER
GABRIELLA DA SILVA PIASSAROLLO
HELENA GONZALVES NUNEZ
HENRIQUE BUENO DA SILVA
ISADORA DURO BORBA
JORDANA HERES DA COSTA
KARIELE RODRIGUES GONCALVES
KELEN FERREIRA RODRIGUES
MARCIO ALEXANDRE ANTUNES REINEHR
MARIANA FACHINI DE FREITAS
NATA TAVARES FAGUNDES
RAIELE DE PAULA MORENO MACHADO
ROSEANE CASTRO DA ROSA
RUDSON AMARAL DA SILVA
YASMIN BASTOS CARGNIN
YASMIN CAMARGO

Página gerada em 19/04/2024 15:25:48 (consulta levou 0.156585s)