Nome do Projeto
Atribuições e práticas do ser Enfermeiro(a) no cuidado em saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/11/2020 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Trata-se de um Projeto de Ensino na forma de minicursos a serem ofertados aos acadêmicos ingressantes da Faculdade de Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas. O objetivo é que os estudantes tomem conhecimento sobre as atribuições e práticas profissionais desempenhadas pelo(a)s Enfermeiro(a)s no cuidado em saúde no contexto brasileiro. A metodologia será baseada no convite e participação de Enfermeiro(a)s atuantes em diversas áreas da saúde para compartilharem suas experiências, através de videoaulas que serão disponibilizadas no ambiente virtual semanalmente, bem como outros materiais, como textos, artigos, livros, indicação de vídeos já disponíveis na internet. Pretende-se, inicialmente, acolher e alcançar a participação no minicurso de 80% dos acadêmicos dos dois primeiros semestres de 2020, buscando criar vínculos entre estes estudantes, a universidade e os professores, bem como, incentivando e estimulando a permanência no curso de Enfermagem e na UFPel.
Objetivo Geral
Oferecer minicursos sobre as atribuições e práticas profissionais desempenhadas pelo(a)s Enfermeiro(a)s no cuidado em saúde no contexto brasileiro.
Justificativa
Devido à Pandemia do Novo Coronavírus no Brasil e a suspensão das aulas presenciais na UFPel observa-se que alunos ingressantes em 2020-1 e 2020-2, não tiveram ou ainda estão tendo pouco contato com atividades do curso de Enfermagem, o que revela a necessidade de estratégias para motivação, criação de vínculo entre alunos-professores e alunos-universidade. Estas estratégias, serão oferecidas através do minicurso, que pode vir a ampliar a compreensão das inúmeras possibilidades que a Enfermagem pode abranger no cuidado as humanidades, promovendo ensino e auxiliando os estudantes a visualizarem as possíveis futuras competências e inserções profissionais.
Metodologia
Serão convidados Enfermeiro(a)s atuantes em diversas áreas da saúde no contexto brasileiro para compartilhares suas experiências, através de vídeoaulas gravadas de aproximadamente 30 minutos. Estes vídeos serão disponibilizados no ambiente virtual semanalmente, bem como outros materiais, como textos, artigos, indicação de vídeos já disponíveis na internet. Para promover a organização de ideias e reflexão dos estudantes, serão propostas atividades assíncronas como participação em fóruns em que as professoras estimularão o debate através de perguntas disparadoras. Estima-se a participação mínima de 50% dos fóruns pelos estudantes para certificação do minicurso.
Ao final do módulo, terá um encontro síncrono com as professoras responsáveis pelo minicurso para roda de conversa de reflexões e aprendizados durante o processo, bem como solicitado que os estudantes façam a avaliação do mesmo. A avaliação será via formulário on-line.
Ressalta-se que as áreas propostas para apresentação dos vídeos pelos Enfermeiros (as) convidados podem ser: Pediatria, Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Epidemiologia, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, entre outras. A escolha das áreas também dependerá da disponibilidade dos profissionais, podendo haver alterações.
Ao final do módulo, terá um encontro síncrono com as professoras responsáveis pelo minicurso para roda de conversa de reflexões e aprendizados durante o processo, bem como solicitado que os estudantes façam a avaliação do mesmo. A avaliação será via formulário on-line.
Ressalta-se que as áreas propostas para apresentação dos vídeos pelos Enfermeiros (as) convidados podem ser: Pediatria, Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Epidemiologia, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, entre outras. A escolha das áreas também dependerá da disponibilidade dos profissionais, podendo haver alterações.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se acolher e alcançar a participação no minicurso de 80% dos acadêmicos dos dois primeiros semestres de 2020, buscando criar vínculos entre estes estudantes, a universidade e os professores, bem como, incentivando e estimulando a permanência no curso de Enfermagem e na UFPel.
Visa-se ao término do minicurso, avaliar sua importância para os acadêmicos, ampliando experiências sobre as motivações do aluno ingressante no curso, suas especificidades, potencialidades e desafios da ferramenta virtual no processo de ensino-aprendizagem.
Visa-se ao término do minicurso, avaliar sua importância para os acadêmicos, ampliando experiências sobre as motivações do aluno ingressante no curso, suas especificidades, potencialidades e desafios da ferramenta virtual no processo de ensino-aprendizagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE BASSO DA SILVA | 4 | ||
AMANDA DA SILVEIRA NADAL | |||
ANA BELLE PINHEIRO DE SOUZA | |||
ANGÉLICA MORAES SCHULTZ | |||
BEATRIZ FRANCHINI | 3 | ||
CAMILA CAMARGO | |||
CLAUDEMEIER PEREIRA DA SILVA | |||
DANIEL DE SIQUEIRA MOREIRA | |||
DEISE DA SILVA RIBEIRO | |||
FERNANDA MACHADO PLAMER | |||
GABRIELLA DA SILVA PIASSAROLLO | |||
HELENA GONZALVES NUNEZ | |||
HENRIQUE BUENO DA SILVA | |||
ISADORA DURO BORBA | |||
JORDANA HERES DA COSTA | |||
KARIELE RODRIGUES GONCALVES | |||
KELEN FERREIRA RODRIGUES | |||
MARCIO ALEXANDRE ANTUNES REINEHR | |||
MARIANA FACHINI DE FREITAS | |||
NATA TAVARES FAGUNDES | |||
RAIELE DE PAULA MORENO MACHADO | |||
ROSEANE CASTRO DA ROSA | |||
RUDSON AMARAL DA SILVA | |||
YASMIN BASTOS CARGNIN | |||
YASMIN CAMARGO |