Nome do Projeto
Núcleo de Desenho e Quadrinhos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Criação, produção e publicação de desenhos e quadrinhos, minicursos, oficinas e palestras. Exibição e mostra de desenhos, material de pré-produção em animação e desenhos animados. Organização e execução de eventos, mostras e festivais de desenhos, quadrinhos e desenho animado. realização de pesquisa, qualificação e divulgação de resultados.

Objetivo Geral

Fomentar a reflexão, produção e o acesso à linguagem das HQ junto a comunidade escolar externa à UFPel. Este fomento se dá através da promoção de oficinas, publicação de quadrinhos e debates em eventos.

Justificativa

O núcleo visa atender uma demanda do próprio Centro de artes que reúne grande número de alunos interessados em desenho e quadrinhos, nos diversos cursos que abriga (Licenciatura e bacharelado em Artes Visuais, Design Gráfico e Cinema de Animação). Compreendendo um grupo diversificado voltado para o ensino, produção e pesquisa sobre desenho e quadrinhos. a implantação do núcleo permitirá a reunião dos membros em torno dos mesmos objetivos, consolidando ações já existentes e promovendo ampliações e inovações.

Metodologia

Em função da natureza híbrida do projeto utilizaremos metodologias diversificadas que melhor atendam aos propósitos das ações projetadas. A produção compreende, entre outras etapas, a pesquisa bibliográfica, pesquisa imagética, processos criativos, realização, preparo papar publicação, preparo de material de divulgação da produção. O ensino compreende aulas expositivas e práticas visando a qualificação do grupo, bem como, palestras e encontros com profissionais da área. A extensão compreende cursos oferecidos para escolas e para a comunidade em geral, participação em eventos, realização de exposições, exibições e publicações. A pesquisa adotará metodologias adequadas aos objetivos de estudo.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto prevê, objetivamente, a realização de 28 encontros como o grupo efetivo do projeto, 4 oficinas em escolas, 2 oficinas abertas no Centro do artes, um festiva/ de animação 1x1 e 2 publicações do jornal de quadrinhos Digraça, além de eventuais atendimentos à comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS PORTO MACEDO2
ANDRÉ DE LIMA BERZAGUI
JONAS FERNANDO MARTINS SANTOS
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA
MARCUS MATTOS PORTELLA GARGIONI
MURILO DA COSTA JARDIM
Maickol Bessa Dilelio
NADIA DA CRUZ SENNA2

Página gerada em 19/04/2024 13:26:37 (consulta levou 0.148879s)