Nome do Projeto
Serviços públicos na Constituição de 1988 conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/12/2020 - 25/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto visa coletar, classificar e indexar sistematicamente todos julgados do Supremo Tribunal Federal a respeito da matéria "serviços públicos no âmbito da Constituição de 1988", a fim de se poder identificar e desenvolver os conteúdos sobre (i.) como o tribunal concebe conceitualmente esses serviços públicos, (ii) sua matéria ou objeto in concreto, em oposição (sobretudo) às atividades de utilidade pública e às de livre iniciativa dos particulares, e (iii) identificar qual o regime jurídico vigente de prestação ou execução desses serviços públicos, seja coo regime geral seja como regime setorial.

Objetivo Geral

Obter, com base nos julgados do Supremo Tribunal Federal prolatados a partir da vigência da Constituição de 1988, a interpretação "correta" e "adequada" das normas constitucionais e legais que regulamentam o tema "serviços públicos".

Justificativa

Por se tratarem de atividades de interesse coletivo, os serviços públicos são atividades a cargo originário do Poder Público, e possuem um regime jurídico próprio e específico de prestação. Tradicionalmente, a literatura especializada opõe s serviços públicos às atividades de livre iniciativa dos particulares e também às atividades de utilidade pública. O presente projeto pretende pesquisar e coletar todas as decisões do Supremo Tribunal Federal que tratam do tema serviços públicos. Ao que consta, um levantamento sistemático desses dados ainda não foi feito por pesquisadores brasileiros da área, demonstrando-se assim o ineditismo do presente projeto. Importante salientar que o presente projeto tem prazo aberto e indefinido de execução (mediante sucessivas prorrogações), um vez que seu foco principal é não somente coletar os julgados do STF já prolatados no passado mas também aqueles que irão sendo prolatados no decorrer do tempo e que digam respeito com o tema "serviços públicos".

Metodologia

O trabalho tem natureza normativo-bibliográfica, razão pela qual o método primordial é o hipotético-dedutivo. Em relação ao método de procedimento, ele tem caráter monográfico, e a técnica fundamental de pesquisa é a revisão bibliográfica, mais exatamente a legislativa (levantamento dos textos jurídico-normativos referentes ao tema, em especial o texto da Constituição de 1988 e das leis setoriais sobre serviços públicos) e a jurisprudencial (levantamento dos julgados do Supremo Tribunal Federal relativos ao tema), seguida de pesquisa qualitativa (seleção, sistematização e classificação dos materiais encontrados). Para tanto será usada como base inicial de levantamento dos dados o site oficial de jurisprudência do STF, onde estão indexados os julgados publicados no Diário Oficial da União, inclusive sua versão eletrônica - DJe (https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search), sem prejuízo de levantamentos feitos em outras publicações disponíveis também no site do STF (exemplo: o site de notícias diárias) e publicações de terceiros (sites de revistas e imprensa especializadas em assuntos jurídicos).

Indicadores, Metas e Resultados

As metas dizem respeito com: (i.) analisar cerca de 3000 julgados do STF indexados sob a rubrica "serviços públicos" e já prolatados desde a vigência da Constituição de 1988; (ii.) analisar os julgados futuros que vierem a ser publicados sobre o mesmo tema (e cuja publicação é relativamente constante); (iii.) coletar as ementas dos julgados que efetivamente diga respeito com o tema; (iv.) organizar e alimentar de modo permanente um banco de dados com sua respectiva indexação numérica (tipo de processo e número respectivo) e material (conteúdos versados no julgado); (v.) disponibilizar ao público o banco de dados por meio da criação de um site específico do projeto dentro do site eletrônico da Faculdade de Direito da UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DE OLIVEIRA SANTOS
CINEAS RANGEL PERES
HELENA BATISTELLA CALDAS
HUDSON BRITO VIANA
ITIBERE DE OLIVEIRA CASTELLANO RODRIGUES8
JOÃO TAVARES NETO
JÚLIO AUGUSTO JESUS LOPEZ
MARCOS BRENNO BEZERRA BATISTA
MUNIR SALEH SILVA
NICOLAS PEREIRA DA SILVA MAUCH

Página gerada em 26/04/2024 20:39:05 (consulta levou 0.134451s)