Nome do Projeto
Caracterização da nematofauna da cultura do tabaco no estado do Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/12/2020 - 01/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A cultura do tabaco é bastante difundida no estado do Rio Grande do Sul, principalmente quando se trata da agricultura familiar. Todavia, doenças ocasionadas por nematoides podem ocasionar danos graves nas lavouras. Em função disso, objetivar-se-ão neste trabalho realizar a caracterização da nematofauna de lavouras gaúchas, com ênfase em fitonematoides do gênero Meloidogyne, além determinar quais fatores agronômicos e ambientais têm maior influência sobre a distribuição de fitonematoides. Os trabalhos tiveram início com a coleta de amostras de solo e raízes de lavouras de tabaco (2019/2020) . Para a identificação dos gêneros de Meloidogyne, serão utilizadas as técnicas de observação dos padrões perineais, por meio de ensaios biomoleculares (protocolo “overnight” e Polymerase Chain Reaction – PCR) e ainda pela dissecação de fêmeas e análise por microscopia eletrônica de varredura. Por último, a partir do questionário aplicado e dos resultados obtidos, será criado um banco de dados que servirá de base para a análise estatística e modelagem dos resultados.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é caracterizar a nematofauna da cultura do tabaco no estado do Rio Grande do Sul (com maior foco nas espécies de Meloidogyne spp. presentes) e definir quais são as variáveis agronômicas e ambientais que determinantes desse aspecto.

Justificativa

Historicamente, nematoides tem causado danos na cultura do tabaco nas mais diversas regiões do mundo. No entanto, informações acerca da distribuição de fitonematoides no centro-sul do Rio Grande do Sul ainda não disponíveis. Em face disso, o objetivo geral do projeto é caracterizar a nematofauna da cultura do tabaco no estado do Rio Grande do Sul (com maior foco nas espécies de Meloidogyne spp. presentes) e definir quais são as variáveis agronômicas e ambientais que determinantes desse aspecto.

Metodologia

A partir de amostras obtidas de propriedades de tabaco do estado do Rio Grande do Sul, no final da safra 2019/2020 e, mantidas em condições de casa de vegetação, estimar-se-ão as densidades populacionais de fitonematoides e caracterização de espécies de Meloidogyne.
Para a identificação das espécies Meloidogyne spp. inicialmente será realizada a extração direta das fêmeas das raízes infectadas (Taylor & Netscher, 1974). Em seguida, serão montadas lâminas para a observação dos padrões perineais das fêmeas em cada área cultivada (Hartman & Sasser, 1985).
Para a manutenção dos nematoides encontrados até a realização dos ensaios morfológicos e bioquímicos com Meloidogyne, as populações de nematoides estão sendo mantidos em tomate, cultura suscetível (Hussey & Janssen, 2002).
Partindo do questionário aplicado aos produtores, será possível adicionar ainda mais algumas informações complementares como as condições de temperatura e pluviosidade das áreas coletadas fornecidas online (WORLDCLIM, 2020).
Assim, será criado um banco de dados digital para que sejam aplicados os estudos estatísticos necessários. Concomitantemente às etapas laboratoriais, será realizado o estudo do Ambiente R para encontrar a modelagem estatística que melhor se adapte aos resultados presentes no banco de dados criado.

A caracterização biométrica dos isolados do gênero, utilizando juvenis (J2) e machos. Para determinar com exatidão as espécies de Meloidogyne spp. presentes nas áreas cultivadas do trabalho deverão ser executados alguns testes bioquímicos. O primeiro será a extração de DNA pelo protocolo “overnight”, utilizado para juvenis de segundo estádio do gênero (Stanton et al., 1998). Outro processo a ser executado será o Polymerase Chain Reaction (PCR) ou Reação em Cadeia da Polimerase para o sequenciamento genético.

Indicadores, Metas e Resultados

Formação de recursos humanos;
publicações em anais de eventos;
publicações de artigos;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Eduarda Kalena Kirsch de Ramos
JERONIMO VIEIRA DE ARAUJO FILHO1
PAULO CESAR PAZDIORA

Página gerada em 18/04/2024 11:24:10 (consulta levou 0.125466s)