Nome do Projeto
Assédio Moral na Universidade: prevenção e combate nas IFES da Região Sul do Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 28/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O assédio moral constitui-se em um fenômeno de natureza organizacional (FREITAS; HELOANI; BARRETO, 2008), cujas consequências no âmbito do indivíduo envolvem o adoecimento físico e psíquico, podendo culminar no suicídio (LEYMANN, 1990). No âmbito organizacional, registram-se o aumento no absenteísmo e nos afastamentos por motivo de saúde, falta de comprometimento, baixo desempenho, aposentadorias precoces, além de um clima organizacional de medo e insegurança. Os casos de assédio moral nas organizações privadas têm-se revelado como um grave problema, no entanto, sua ocorrência no setor público assume contornos específicos e, muitas vezes agravado, devido ao tempo em que o agente público se mantém exposto ao assédio, pois em virtude da estabilidade, o servidor tende a se manter vinculado à instituição (ARENAS, 2013). Tem-se aí um terreno fértil para a perpetuação da chamada “violência invisível” e dos danos que é capaz de provocar. Hirigoyen (2006) destaca que nos setores da saúde e da educação o assédio tende a ocorrer com maior frequência, figurando a universidade como um desses contextos (BUENDÍA, 2013) em que a prática assume proporções que merecem um olhar atento. Neste entorno, entende-se que os dirigentes das universidades têm à sua frente o compromisso de estruturar políticas e práticas concretas voltadas à prevenção e ao combate ao assédio moral (TOLFO, 2017), na medida em que devem contribuir para a construção de uma cultura de intolerância à violência no ambiente universitário, pois a omissão e silenciamento dos dirigentes a respeito do assunto contribui para que as formas de violência, e no caso em tela, a prática do assédio moral se perpetue e se naturalize na instituição. Desse modo, este projeto busca analisar as políticas e práticas que vem sendo adotadas pelas universidades com vistas ao combate ao assédio moral.

Objetivo Geral

-Analisar as políticas e práticas de prevenção e combate ao assédio moral adotadas pelas Universidades Públicas Federais da Região Sul do Brasil.

Justificativa

Esta pesquisa justifica-se na medida em que busca contribuir para fortalecer um campo de estudos ainda incipiente, no que se refere às políticas e práticas de enfrentamento e combate ao assédio moral nas organizações. Contribuirá, também, para fomentar discussões em torno do assunto, buscando propiciar a conscientização de gestores sobre a importância da adoção de políticas efetivas de combate a comportamentos abusivos nas organizações.
Ademais, permitirá que se dissemine as estratégias que estejam contribuindo para prevenir e combater o assédio moral nas universidades pesquisadas, o que poderá contribuir para a adoção de políticas e práticas semelhantes por parte de gestores de outras organizações.

Metodologia

Visando alcançar os objetivos propostos será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a qual, conforme expressa Triviños (2001, p. 83), “não almeja generalizar resultados que se obtêm com o estudo, pretende obter generalidades, ideias, tendências que aparecem mais definidas entre as pessoas”. E, como delineamento da pesquisa será adotado o estudo de casos múltiplos, envolvendo as Universidades Públicas Federais localizadas na Região Sul do País; recorte adotado para viabilizar o estudo no período de 01 de março de 2022 a 28 de fevereiro de 2024, existindo a pretensão de posteriormente, ampliar a pesquisa para IFES de outras regiões do País.
De acordo com Yin (2001), o estudo de caso é uma estratégia que vem sendo adotada com frequência crescente pelos pesquisadores sociais, a qual permite investigar fenômenos contemporâneos dentro do contexto da vida real, e em situações em que as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não estão claramente estabelecidas. O autor complementa que “o estudo de caso representa a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo ‘como’ e ‘por que’, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real”. (2001, p. 32).
Yin (2005) recomenda o uso da triangulação nos estudos de caso, associando múltiplas fontes de dados na pesquisa, visando conferir uma maior validade ao construto. Desse modo, optou-se pelo uso da triangulação de fontes de dados na investigação, abrangendo-se dados provenientes de fontes primárias (entrevistas) e secundárias (materiais disponibilizados nos sites das universidades). Primeiramente será adotado como técnica de coleta de dados, o levantamento documental a ser realizado junto aos sites institucionais das universidades pesquisadas, visando localizar documentos relacionados ao tema assédio moral (informações, notícias, relatórios, normatizações, regulamentações, portarias, resoluções, palestras, cursos, etc.) que tenham como foco a conscientização, prevenção e o combate ao assédio moral na universidade.
No segundo momento serão aplicadas entrevistas semiestruturadas aos gestores da área de gestão de pessoas das Universidades, as quais serão conduzidas presencialmente ou por meio do Sistema de Webconferência da UFPel, conforme a disponibilidade dos entrevistados, visando complementar os dados levantados na primeira etapa e, conhecer a percepção dos mesmos a respeito da contribuição das políticas e práticas adotadas no combate ao assédio moral na universidade. Em relação à modalidade de entrevista escolhida, Triviños (1987, p.174) explica que a mesma “parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa e que, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas, junto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que percebem as respostas do informante”.
Os dados coletados serão analisados adotando-se a técnica de análise de conteúdo, a qual de acordo com Bardin (2011) representa uma das formas possíveis de desvendar as significações de diversos tipos de discursos, baseando-se na dedução e inferência; e que, ao mesmo tempo respeite critérios propiciadores de dados, dentre os quais figuram a frequência e as estruturas temáticas. Tem-se, portanto, uma abordagem que apresenta duas orientações que, ao mesmo tempo em que se confrontam, se complementam: o rigor da objetividade e a necessidade de ir além do aparente.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultado pretende-se conferir maior visibilidade ao tema, contribuindo com o avanço nas discussões teórico e empíricas a respeito do assédio moral nas organizações e as estratégias que vem sendo adotadas pelas organizações para combater o assédio moral.


Traça-se como metas:
- Apresentação de artigos em eventos científicos;
- Publicação de artigos em periódicos;
- Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-Graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE LOPES CONSENTINS
ELISSON CHAGAS DA SILVEIRA
GABRIELI FIORESI E SILVA
LUCIA HELENA BARROS URRUTIA
LUCIANA FLORENTINO NOVO5
ROBERTA HEIDRICH VISCARDI MARQUES

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