Nome do Projeto
Hóquei Indoor para Escolares
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 14/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
A modalidade de Hóquei sobre Grama, ainda incipiente no Brasil, é uma modalidade olímpica que contou com a primeira representação nacional em 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Este desporto coletivo tem por características a precisão, velocidade e trabalho em equipe por parte dos praticantes. Desta forma, este projeto de extensão visa oportunizar monitores e praticantes a se envolverem na modalidade, possibilitando assim experiências didáticas e de aprendizagem para todos os envolvidos neste projeto.

Objetivo Geral

Proporcionar vivencia prática da modalidade de Hóquei Sobre Grama e Indoor para escolares da cidade de Pelotas.
Estruturar atividades de iniciação, aprendizagem e prática da modalidade Hóquei sobre Grama e Indoor;
Estimular hábitos de um estilo de vida mais ativo e saudável em escolares da cidade Pelotas;
Proporcionar momentos de descontração, lazer e integração através da prática do esporte.

Justificativa

Por ser uma modalidade pouco conhecida em território nacional, este projeto se justifica por demarcar um espaço de novos conhecimentos e atividades que podem gerar o investimento em novos projetos e também impulsionar o número de praticantes de atividades em prol da saúde e de um estilo de vida mais ativo. O esporte possibilitará a integração de acadêmicos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado para uma melhor formação pedagógica através do Hóquei sobre Grama e Indoor.

Metodologia

Atividades práticas de Hóquei sobre Grama e Indoor, envolvendo escolares da cidade de Pelotas, através de oficinas praticas nas escolas e universidades. As atividades serão distribuídas com aquecimento e alongamento específico para a modalidade; técnicas de condução, manejo e domínio de bola; controle da empunhadura e passes; sistemas táticos e posicionamento em jogo; funções do goleiro e regras do jogo.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados esperamos que as modalidades Hóquei sobre Grama e Indoor sejam mais difundidas e praticadas, que possam também despertar o interesse dos praticantes em manter vínculos com a prática sistematizada (competições e eventos) e que os acadêmicos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado possam aprimorar suas ações e práticas docentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA ESCOBAR DA SILVA
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO2
ROSE MERI SANTOS DA SILVA2
TAIRÃ GONÇALVES SOARES

Página gerada em 26/04/2024 20:36:10 (consulta levou 0.136127s)