Nome do Projeto
O ensino remoto no Centro de Ciências Socio-organizacionais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/12/2020 - 28/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de ensino, O ensino remoto no Centro de Ciências Socio-organizacionais, se faz necessário para a compreensão do ensino remoto, das estratégias e condições dos professores e dos alunos de participação, dedicação e resultados propostos pelo ensino remoto da UFPel.
Percebe-se que, um número expressivo de alunos, nunca acessaram a plataforma e-aula e nunca participaram de encontros síncronos, via webconferência. Outros, também, nunca realizaram as atividades propostas pelas disciplinas.
Nossa preocupação e angustia é com o aproveitamento das disciplinas oferecidas remotamente, na formação profissional dos alunos, e, na formação de cidadãos críticos e atuantes em seus espaços.
Os alunos se matricularam em um grande número de disciplinas e não estão dando conta dos conteúdos e atividades. Essas informações se dão em conversas informais entre professores. Dividimos nossas angústias e preocupações, tanto com os que estão participando, como com os que nunca participaram.
Objetivo Geral
Avaliar o ensino remoto no Centro de Ciências Socio-organizacionais na perspectiva de professores e de alunos.
Especificamente, analisar a compreensão de professores e alunos sobre aspectos positivos e negativos do ensino remoto e, principalmente, do por que o não acesso e a não participação de alguns alunos.
Especificamente, analisar a compreensão de professores e alunos sobre aspectos positivos e negativos do ensino remoto e, principalmente, do por que o não acesso e a não participação de alguns alunos.