Nome do Projeto
CAMPANHA DE PREVENÇÃO À SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/01/2021 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O álcool, atualmente, é o agente teratogênico mais comum no mundo. Nesse sentido, promover estratégias de educação em saúde a respeito dos efeitos nocivos do consumo de álcool durante o período gestacional é imperativo, tendo em vista os desdobramentos desfavoráveis no desenvolvimento do feto, o que caracteriza a síndrome alcoólica fetal (SAF).
Objetivo Geral
Possibilitar à população de Pelotas/RS informações acerca da SAF em locais públicos e de ampla circulação na cidade em diferentes períodos do ano de 2021.
• Cabe destacar que enquanto as atividades forem realizadas de maneira remota em virtude da pandemia de COVID-19 a campanha acontecerá de maneira online a partir da divulgação de informações nas redes sociais para a população em geral.
• Cabe destacar que enquanto as atividades forem realizadas de maneira remota em virtude da pandemia de COVID-19 a campanha acontecerá de maneira online a partir da divulgação de informações nas redes sociais para a população em geral.
Justificativa
O termo síndrome alcoólica fetal (SAF) foi utilizado pela primeira vez em 1973 por Jones e colaboradores1 a partir da descrição de um grupo de características observadas em oito recém-nascidos de mães alcoólatras crônicas. Em comum essas crianças tinham déficit de crescimento, tanto pré quanto pós natal, alterações no sistema nervoso central e anormalidades craniofaciais. Desde então, inúmeros estudos foram conduzidos a fim de caracterizarem os efeitos do consumo de álcool durante a gestação e no período pós-natal.
O álcool, atualmente, é o agente teratogênico mais comum no mundo2. A frequência do consumo desse agente durante a gestação em países como Canadá, Estados Unidos e Europa varia de 10-50%, conforme o instrumento utilizado para a identificação do uso3-6. No Brasil esse percentual varia de 7-30% 7-10.
As evidências e recomendações médicas descritas até o momento apontam que não existe dose segura para o consumo de álcool durante a gestação 2; 9-11. Apesar disso, o uso leve-moderado de bebidas alcoólicas no período gestacional é geralmente aceito pela população brasileira 12. Na contramão dessa realidade, a Sociedade Brasileira de Pediatria, em 2017, lançou a campanha “Gravidez sem álcool!” para prevenção dos efeitos do álcool na gestante, para a proteção do feto e do recém-nascido13. Em nível mundial, órgãos europeus relacionados à SAF, lançaram em 2014 a campanha “Too young to drink” 14, a qual tem sido realizada anualmente com os seguintes propósitos: (A) aumentar a conscientização sobres os perigos de beber durante a gravidez entre as mulheres em idade fértil e a população em geral a nível global; (B) difundir informações baseadas em evidências sobre os riscos do uso de álcool durante a gestação e (C) possibilitar a conexão entre as várias entidades voltadas à SAF no mundo visando compartilhar as melhores práticas e criar bases para futuros esforços conjuntos 16. As estratégias adotadas por diferentes entidades são fundamentais para que os desfechos materno-infantis durante e após a gestação sejam favoráveis ao desenvolvimento físico, cognitivo, comportamental e social.
Diante dos dados apontados acima é imperativo que ações de educação em saúde sejam direcionadas à prevenção de SAF.
O álcool, atualmente, é o agente teratogênico mais comum no mundo2. A frequência do consumo desse agente durante a gestação em países como Canadá, Estados Unidos e Europa varia de 10-50%, conforme o instrumento utilizado para a identificação do uso3-6. No Brasil esse percentual varia de 7-30% 7-10.
As evidências e recomendações médicas descritas até o momento apontam que não existe dose segura para o consumo de álcool durante a gestação 2; 9-11. Apesar disso, o uso leve-moderado de bebidas alcoólicas no período gestacional é geralmente aceito pela população brasileira 12. Na contramão dessa realidade, a Sociedade Brasileira de Pediatria, em 2017, lançou a campanha “Gravidez sem álcool!” para prevenção dos efeitos do álcool na gestante, para a proteção do feto e do recém-nascido13. Em nível mundial, órgãos europeus relacionados à SAF, lançaram em 2014 a campanha “Too young to drink” 14, a qual tem sido realizada anualmente com os seguintes propósitos: (A) aumentar a conscientização sobres os perigos de beber durante a gravidez entre as mulheres em idade fértil e a população em geral a nível global; (B) difundir informações baseadas em evidências sobre os riscos do uso de álcool durante a gestação e (C) possibilitar a conexão entre as várias entidades voltadas à SAF no mundo visando compartilhar as melhores práticas e criar bases para futuros esforços conjuntos 16. As estratégias adotadas por diferentes entidades são fundamentais para que os desfechos materno-infantis durante e após a gestação sejam favoráveis ao desenvolvimento físico, cognitivo, comportamental e social.
Diante dos dados apontados acima é imperativo que ações de educação em saúde sejam direcionadas à prevenção de SAF.
Metodologia
- Abordagem da população nas ruas da cidade de Pelotas/RS para conversar a respeito do consumo de bebida alcoólica na gestação.
-Serão abordados indivíduos adultos em gestação ou não, além disso, será realizada a distribuição de panfletos a respeito do tema.
• Na vigência da pandemia o projeto acontecerá a partir da mídias sociais, onde semanalmente serão postadas informações a respeito da SAF a fim de atingir o um maior número de pessoas. Além disso, a equipe do projeto ficará a disposição via online para responder eventuais questionamentos provenientes das postagens.
-Serão abordados indivíduos adultos em gestação ou não, além disso, será realizada a distribuição de panfletos a respeito do tema.
• Na vigência da pandemia o projeto acontecerá a partir da mídias sociais, onde semanalmente serão postadas informações a respeito da SAF a fim de atingir o um maior número de pessoas. Além disso, a equipe do projeto ficará a disposição via online para responder eventuais questionamentos provenientes das postagens.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com a campanha atingir um grande número de pessoas a partir das estratégias de divulgação do tema estabelecidas pela equipe.
O número de interações com as postagens e as solicitações por parte dos seguidores nortearão as atividades.
O número de interações com as postagens e as solicitações por parte dos seguidores nortearão as atividades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BIANCA RODRIGUES SZCZESNY | |||
CLÁUDIA FERNANDES LOREA | |||
ISADORA CAROLINA SCHERER | |||
JULIA VARGAS ABREU | |||
LARA FLORIO REAL LOYOLA | 2 | ||
MARIA EDUARDA CICHOWSKI WEILER RIEGER | |||
OSCAR PEREIRA JACQUOT GOULART | |||
OTÁVIO MARTINS CRUZ | |||
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 1 | ||
TATIANE BILHALVA FOGACA | 4 |