Nome do Projeto
Recursos terapêuticos, processos criativos e Terapia Ocupacional
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 23/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente projeto de ensino é uma proposta de complementação da disciplina de Recursos Terapêuticos I- Processos Criativos, ministrada no segundo semestre do Curso de Terapia Ocupacional. No ano de 2020 ela foi ofertada de forma remota e as limitações apontadas pelos alunos ao final da mesma se referiram a necessidade e interesse de saber mais sobre o conteúdo abordado no referido componente curricular. O projeto pretende aprofundar tal conteúdo e trazer profissionais terapeutas ocupacionais que possam compartilhar suas experiências com os alunos e, ainda, abordar conteúdos inéditos ampliando a possibilidade de aprendizado do aluno.

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno o aprendizado de habilidades necessárias para analisar atividades terapêuticas, os recursos terapêuticos e desenvolver com isso o raciocínio clínico, crítico e reflexivo da prática terapêutica ocupacional.

Justificativa

O projeto se justifica pela necessidade de ampliar as discussões do conteúdo abordado na disciplina de Recursos Terapêuticos I- Processos Criativos. Tal necessidade foi consenso ao final da disciplina e representa uma maneira dos alunos terem um momento adicional para refletir sobre a prática da terapia ocupacional sob a ótica da referida disciplina.

Metodologia

Os encontros serão virtuais e divididos entre atividades síncronas e assíncronas. As atividades que serão solicitadas aos alunos deverão ser entregues no ambiente virtual do AVA da UFPel. Serão utilizados fóruns de discussões, leituras, seminários, rodas de conversas e palestras com terapeutas ocupacionais convidados. As aluas síncronas ocorrerão na plataforma de webconferência da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que as limitações apresentadas pelos alunos tenham se atenuado ou até mesmo tenham sido sanadas. Igualmente espera-se que o senso crítico e reflexivo tenha avançado e favorecido o processo de aprendizagem dos alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA NUNES PEREIRA
ANDRELINE LEDEBUHR NEITZKE
ANDRIELE DE LIMA BISPO
ANDRYELLE SOUZA DE AVILA
ANNIE NORNBERG DE SOUZA
BRUNA DOS SANTOS PETER
CASSIA GABRIELA VINHOLES TESSMER
Celia Maria Santos da Costa
DEBORA ARAUJO DE SOUZA
DIEVANA BARBOSA RIBEIRO
EMAQUIELE CORREA DE AZAMBUJA
ETIANE ROXO PONS
FABIANA FERNANDES BARBOSA
FERNANDA CAPELLA RUGNO3
GIOVANA POZZA
GIOVANNA VALENTE MENDES
ISABELLE DA COSTA ESLABAO OLIVEIRA
ISADORA RAMOS DE FREITAS
JAYNE GABRIELA DOS SANTOS RODRIGUES
JESSICA FREITAS DA SILVA
JULIA DE OLIVEIRA ROLIM
KAUHANA KOWALEK
LARISSA MADEIRA GONCALVES
LUIZA ORTIZ JORES
LUIZA ZITZKE HARTWIG
MILENA HERNANDES SILVA
MILENE PIÑERO DA LUZ
NINA CARDOZO DA SILVA
PATRICK GOMES DA SILVA
SHAIANE RAINARA RODRIGUES MACHADO
TAINÁ MELO SILVEIRA
VICTORIA FARIAS AMARAL
VITORIA XAVIER DA SILVA SANTOS
VITÓRIA BARRETO DIAS DE OLIVEIRA
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO3

Página gerada em 20/04/2024 09:28:20 (consulta levou 0.190609s)