Nome do Projeto
Atendimento Especial de Pacientes com Desordens Temporomandibulares - ADITEME
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/03/2021 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Estudar o universo da Desordem Temporomandibular ao encontro da literatura atual sobre etiologia e tratamento. Avaliar pacientes portadores de dor e disfunção Temporomandibular e que necessitem atendimento, bem como executar os procedimentos clínicos necessários e cabíveis ao caso de acordo com as condições do Projeto em questão. Ademais, prestar informações e instruções a estes pacientes de como lidar com o problema.

Objetivo Geral

O objetivo geral será o atendimento à comunidade de pacientes portadores de disfunção de ATM que solicitem atendimento à Faculdade de Odontologia de Pelotas- UFPEL, buscando conhecimento adequado para resolução dos problemas.
O objetivo específico será o atendimento prezando a avaliação e resolução de problemas em pacientes portadores de sinais e sintomas clínicos que indiquem a presença de uma disfunção de ATM. A partir do diagnóstico do caso, execução das terapias indicadas em concordância com as condições físicas, materiais e de pessoal do Projeto. Desta feita, a partir do embasamento destes atendimentos, melhorar a qualidade dos serviços desenvolvidos nas Disciplinas de Prótese e Oclusão, bem como a transferência das experiências adquiridas para a Graduação.

Justificativa

Durante o ano letivo, indivíduos procuram a Faculdade de Odontologia com o propósito de solucionar problemas articulares e musculares característicos de um quadro clínico de DTM, tratamento de difícil resolução na rede de saúde local e regional. Baseado nestes fatos, remonta-se a importância de ter-se um serviço de atendimento a indivíduos com esta quadro.

Metodologia

Os pacientes que procurarem o Projeto serão atendidos da seguinte forma:

- Quando existente, solicitação de prontuário para verificação do tipo e origem do caso;
- Avaliação clínica e radiográfica do caso, exame do paciente, exame de próteses (se for o caso) e notificação no prontuário dos problemas existentes;
- Resolução do problema de forma mediata ou imediata, de acordo com a terapia possível;
- Dentro das limitações presentes, conclusão do caso com a resolução do problema ou encaminhamento dos pacientes para terapias alheias ao Projeto (ortodontia, cirurgia, etc) por entendermos que a DTM apresenta um caráter multidisciplinar e/ou multiprofissional;
- Registro do caso no prontuário.

Indicadores, Metas e Resultados

De acordo com o desempenho do projeto de em questão, será solicitada, após o ocaso de cada semestre letivo, uma avaliação pelos pacientes, discentes e docentes envolvidos na tentativa de aprimorá-lo e reverter os conhecimentos adquiridos à graduação e, principalmente, atender as necessidades da população da comunidade local.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AILLYN BALDASSARI DA SILVEIRA
ALBERTO CARLOS VASCONCELLOS COSTA FILHO
AMANDA DOS SANTOS FIGUEIREDO
ANA FLAVIA PEREIRA MARINHO
CLAUDIO ROSA DOS SANTOS2
DANIELA HAUBMAN PEREIRA
DOUGLAS SILVA DE ALMEIDA
EDUARDA NORENBERG HEIDMANN
EDUARDO LUIZ BARBIN2
ERIKA LIMA FONSECA
GABRIEL LIMA BRAZ
GILSIANE CORREA PERES
GUILHERME BRIAO CAMACHO9
GUILHERME ESPINOSA DUTRA
GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO
HENRIQUE PACHECO PERES
JORDANA DE PAULA DA SILVA
JULIO CESAR EMBOAVA SPANO2
MARCELO BRITO DE OLIVEIRA FILHO
MATEUS GAYA DOS SANTOS
MATHEUS POLESSO PATIAS
NATALIA BRITO SOARES
RAFAELA DIAS COUTINHO
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN5

Página gerada em 16/10/2021 12:04:25 (consulta levou 0.133344s)