Nome do Projeto
Materiais didáticos para a disciplina de estruturas agrícolas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 01/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O ensino de estruturas aplicadas à engenharia agrícola é realizado com referenciais produzidos para estruturas prediais. Livros, apostilas e videoaulas disponíveis, principalmente de estruturas em concreto armado, não abrangem os conceitos necessários ao dimensionamento das estruturas utilizadas na produção agropecuária. Pela pequena oferta de materiais didáticos aplicados ao projeto e dimensionamento de estruturas agrícolas, propõe-se neste projeto a produção de um livro, listas de exercícios, apresentações, videos aulas e podcasts para serem utilizados no ensino de estruturas agrícolas. O material será livre e aberto para colaboração externa, licença Creative Commons. Toda a produção do material será realizada com o uso de tecnologias e referenciais disponíveis com licenças livres ou gratuitas. Os materiais a serem produzidos abordarão as seguintes estruturas em concreto armado: Galpões para o armazenamento de grãos e máquinas agrícolas; silos circulares e retangulares, moegas, reservatórios para o armazenamento de produtos líquidos, bases para equipamentos estáticos e dinâmicos e canais de irrigação revestidos com concreto armado. Os materiais finalizados serão disponibilizados no repositório Guaiaca da UFPel.

Objetivo Geral

Consiste na produção de um conjunto de materiais didáticos, gratuitos e de livre acesso, como: livro, listas de exercícios, apresentações, vídeo aulas e podcasts de estruturas em concreto armado aplicadas à produção agropecuária.

Justificativa

Livros e apostilas de estruturas de concreto armado abordam as estruturas prediais e não contemplam o projeto e dimensionamento de estruturas utilizadas para a produção agropecuária. O material disponível está disperso em teses, dissertação, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos e anais de congressos. O curso de Engenharia Agrícola da UFPel possui, em seu currículo, duas disciplinas obrigatórias de estruturas de concreto armado e uma optativa de estruturas agrícolas. Como referencial, a disciplina de estruturas agrícolas utiliza-se de normas internacionais não traduzidas para o português, fazendo-se necessário a produção de material didático de apoio, em português, aplicado ao ensino de estruturas agrícolas.

Metodologia

A metodologia consiste em se buscar em repositórios online públicos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de cursos, artigos científicos, anais de congressos e demais materiais gratuitos, e de uso livre, que abordem o projeto e dimensionamento das seguintes estruturas de concreto armado utilizadas na produção agropecuária: silos, moegas, armazéns graneleiros, reservatórios para líquidos provenientes de atividades agroindustriais, galpões para o armazenamento de máquinas agrícolas, de grãos e sementes, moegas, bases para equipamentos estáticos e dinâmicos e canais de irrigação revestidos.
Um trabalho de curadoria será realizada pelo professor e demais colaboradores, que organizarão os textos em capítulos, complementarão e modificarão os conteúdos para uso na disciplina de estruturas agrícolas do curso de Engenharia Agrícola da UFPel. Um livro didático será produzido e distribuído gratuitamente através do repositório institucional da UFPel. O material obtido, através dos repositórios, só serão utilizados com a autorização dos autores, que terão a co-autoria na publicação final.
Apresentações e videoaulas serão produzidas pelo professor e colaboradores para uso interno e externo da instituição. As videoaulas, apresentações e podcasts serão disponibilizadas na página, a ser criada, da disciplina de estruturas agrícolas.
Professores do Ceng serão convidados para a redação, edição, revisão e modificação dos materiais produzidos que, quando finalizados, seguirão o padrão da licença Creative Commons, que permite o uso não comercial, distribuição e compartilhamento gratuito.

Indicadores, Metas e Resultados

Como meta espera-se produzir a primeira publicação, em português, sobre o dimensionamento de estruturas de concreto armado utilizadas na produção agropecuária. Também planeja-se a produção de uma série de videos, podcasts, apresentações e listas de exercícios sobre estruturas agrícolas. Espera-se que os materiais produzidos aperfeiçoem os recursos de ensino utilizados pelo professor e incrementem o processo de aprendizagem dos alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HUMBERTO DIAS VIANNA8
RAFAEL JUNQUEIRA MORO

Página gerada em 23/01/2022 14:48:19 (consulta levou 0.065552s)