Nome do Projeto
Materiais didáticos para a disciplina de estruturas agrícolas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 01/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O ensino de estruturas aplicadas à engenharia agrícola é realizado com referenciais produzidos para estruturas prediais. Livros, apostilas e videoaulas disponíveis, principalmente de estruturas em concreto armado, não abrangem os conceitos necessários ao dimensionamento das estruturas utilizadas na produção agropecuária. Pela pequena oferta de materiais didáticos aplicados ao projeto e dimensionamento de estruturas agrícolas, propõe-se neste projeto a produção de um livro, listas de exercícios, apresentações, videos aulas e podcasts para serem utilizados no ensino de estruturas agrícolas. O material será livre e aberto para colaboração externa, licença Creative Commons. Toda a produção do material será realizada com o uso de tecnologias e referenciais disponíveis com licenças livres ou gratuitas. Os materiais a serem produzidos abordarão as seguintes estruturas em concreto armado: Galpões para o armazenamento de grãos e máquinas agrícolas; silos circulares e retangulares, moegas, reservatórios para o armazenamento de produtos líquidos, bases para equipamentos estáticos e dinâmicos e canais de irrigação revestidos com concreto armado. Os materiais finalizados serão disponibilizados no repositório Guaiaca da UFPel.

Objetivo Geral

Consiste na produção de um conjunto de materiais didáticos, gratuitos e de livre acesso, como: livro, listas de exercícios, apresentações, vídeo aulas e podcasts de estruturas em concreto armado aplicadas à produção agropecuária.

Justificativa

Livros e apostilas de estruturas de concreto armado abordam as estruturas prediais e não contemplam o projeto e dimensionamento de estruturas utilizadas para a produção agropecuária. O material disponível está disperso em teses, dissertação, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos e anais de congressos. O curso de Engenharia Agrícola da UFPel possui, em seu currículo, duas disciplinas obrigatórias de estruturas de concreto armado e uma optativa de estruturas agrícolas. Como referencial, a disciplina de estruturas agrícolas utiliza-se de normas internacionais não traduzidas para o português, fazendo-se necessário a produção de material didático de apoio, em português, aplicado ao ensino de estruturas agrícolas.

Metodologia

A metodologia consiste em se buscar em repositórios online públicos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de cursos, artigos científicos, anais de congressos e demais materiais gratuitos, e de uso livre, que abordem o projeto e dimensionamento das seguintes estruturas de concreto armado utilizadas na produção agropecuária: silos, moegas, armazéns graneleiros, reservatórios para líquidos provenientes de atividades agroindustriais, galpões para o armazenamento de máquinas agrícolas, de grãos e sementes, moegas, bases para equipamentos estáticos e dinâmicos e canais de irrigação revestidos.
Um trabalho de curadoria será realizada pelo professor e demais colaboradores, que organizarão os textos em capítulos, complementarão e modificarão os conteúdos para uso na disciplina de estruturas agrícolas do curso de Engenharia Agrícola da UFPel. Um livro didático será produzido e distribuído gratuitamente através do repositório institucional da UFPel. O material obtido, através dos repositórios, só serão utilizados com a autorização dos autores, que terão a co-autoria na publicação final.
Apresentações e videoaulas serão produzidas pelo professor e colaboradores para uso interno e externo da instituição. As videoaulas, apresentações e podcasts serão disponibilizadas na página, a ser criada, da disciplina de estruturas agrícolas.
Professores do Ceng serão convidados para a redação, edição, revisão e modificação dos materiais produzidos que, quando finalizados, seguirão o padrão da licença Creative Commons, que permite o uso não comercial, distribuição e compartilhamento gratuito.

Indicadores, Metas e Resultados

Como meta espera-se produzir a primeira publicação, em português, sobre o dimensionamento de estruturas de concreto armado utilizadas na produção agropecuária. Também planeja-se a produção de uma série de videos, podcasts, apresentações e listas de exercícios sobre estruturas agrícolas. Espera-se que os materiais produzidos aperfeiçoem os recursos de ensino utilizados pelo professor e incrementem o processo de aprendizagem dos alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIEL NADAL
ERICO DIEGO MACHADO FERREIRA
FERNANDA DE AVILA MIRANDA
HUMBERTO DIAS VIANNA8
KATHLLEN CAVALLI DI PAOLO
LAION AVILA SOARES
LEANDRO BRAGA GODINHO
LUIS HENRIQUE FAGUNDES GADEA
MIKAEL ALVES SCHNEIDER
Rafael Junqueira Moro
TAIANE CAROLINE CANDIDO
WAGNER DE ALMEIDA LUCAS

Página gerada em 19/04/2024 17:59:36 (consulta levou 0.143802s)