Nome do Projeto
Ambulatório de cardiologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 01/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Atendimento ambulatorial de pacientes com diagnóstico ou suspeita de patologias cardiovasculares, provenientes tanto da rede pública de saúde do estado como de outras unidades da Universidade. Participação de alunos de graduação e pós-graduação nos atendimentos e discussão, com integração de ensino, assistência e pesquisa.

Objetivo Geral

Implementar rotina de atendimento ambulatorial qualificado para pacientes cardiopatas. Proporcionar aos alunos de graduação e pós-graduação a necessária exposição e treinamento na área de atendimentos ambulatoriais em cardiologia.

Específicos: - Inclusão da cardiologia da UFPel na rede pública de atendimento a pacientes do SUS. - Criação de programa de tópicos em cardiologia, a serem abordados com alunos durante o desenvolvimento do projeto. - Treinamento dos alunos em habilidades específicas necessárias para o adequado atendimento a pacientes cardiopatas. - Criação de banco de dados dos pacientes atendidos, visando o desenvolvimento
de atividades de pesquisa.

Justificativa

O atendimento ambulatorial especializado a pacientes cardiopatas é parte essencial da rede pública de saúde do município. A UFPel tem papel essencial nesse processo, oferecendo atendimento qualificado e gratuito, recebendo pacientes encaminhados de UBS e de outros centros de atendimento. A integração dos alunos a esse processo é ferramente de ensino indispensável para a formação de médicos capazes de atender de forma humana e qualificada a população.

Metodologia

- Atividades principais de ensino: Discussão dos casos atendidos em pequeno grupo, com participação dos acadêmicos de graduação de diferentes níveis, médicos residentes e professores, desenvolvendo habilidades em diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. - Atividades principais de pesquisa: Criação de banco de dados dos pacientes atendidos, caracterizando a demanda do ambulatório, e possibilitando estudos posteriores de evolução dos pacientes. - Atividades principais de extensão: Atendimento de pacientes com diagnóstico ou suspeita de patologias cardiovasculares, provenientes de unidades básicas de saúde, hospitais do SUS ou outras unidades de ensino da região, além da integração com os atendimentos ambulatoriais de outras especialidades realizados na faculdade de medicina da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

- Atendimento a pacientes encaminhados via secretaria da saúde, conforme metas pactuadas entre a administração do hospital e a prefeitura;
- Qualificação dos alunos na abordagem multidisciplinar e cuidado centrado no paciente, no âmbito das patologias cardiovasculares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA VALENTE GONCALVES SCHUCH
AMANDA ROSCHEL GONÇALVES CASTRO
ANDRÉ QUINTANA DOS SANTOS
CAROLINA AVILA VIANNA1
DANIEL RIOS PINTO RIBEIRO1
DEINER PAULO MARTINS RESENDE
EDUARDO GEHLING BERTOLDI1
MATHEUS PICCOLI MACHADO SCHWEITZER KLAUBERG
PEDRO HENRIQUE ONGARATTO BARAZZETTI
RAFAEL AUGUSTO FRIZZO
RENAN PINHEIRO DEVES

Página gerada em 28/03/2024 11:37:22 (consulta levou 0.189477s)