Nome do Projeto
Formação Continuada em Educação Musical
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 27/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto Formação Continuada em Educação Musical - FOCEM - visa oferecer oficinas de musicalização para professores que atuam, preferencialmente, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, podendo ser ofertado também para professores dos demais níveis da educação básica. Tem como objetivo qualificar ainda mais o trabalho musical já desenvolvido nas escolas. O FOCEM se dedica principalmente a formação continuada musical de professores que não são especialistas em música, especialmente aos Pedagogos ou ainda aqueles oriundos dos curso em nível técnico de Magistério e/ou Normal. As oficinas são oferecidas basicamente em duas modalidades: Itinerante, ou seja, acontecendo de forma pontual nas instituições anfitriãs e a presencial continuada, onde semanalmente a turma de professores se reúne nas instalações da UFPel para obter formação musical. Por conta da pandemia da COVID-19, o projeto é oferecido, porém, de forma remota.
Objetivo Geral
Qualificar o ensino de música já desenvolvido pelos professores da rede pública que trabalham na educação básica.
Justificativa
Os professores da rede pública de ensino que trabalham na educação infantil e anos iniciais têm a prática de atividades musicais em sala de aula, porém, poucos são os professores que possuem conhecimento musical para desenvolver tais atividades. O projeto pretende auxiliar os professores na qualificação da sua prática musical em sala de aula, por meio de atividades lúdicas, utilizando o corpo como principal
instrumento, sem, com isso, ocupar o lugar do professor de música nas escolas.
instrumento, sem, com isso, ocupar o lugar do professor de música nas escolas.
Metodologia
Oficinas semanais regulares divididas em módulos de 10 encontros de 3h cada, incluindo atividades de musicalização a partir da percepção, percussão corporal e brincadeiras musicais. A cada semestre são oferecidos, pelo menos, 2 módulos sequenciais. Também são oferecidas oficinas itinerantes solicitadas por escolas, secretarias de educação de outros municípios e demais instituições educativas da região sul do Estado do RS. Com a pandemia da COVID-19, as oficinas são oferecidas de forma remota, com atividade síncronas e assíncronas.
Indicadores, Metas e Resultados
O FOCEM busca qualificar ainda mais o trabalho musical já desenvolvido nas salas de aula da educação básica da rede pública de ensino, principalmente no município de Pelotas. Baseado nas edições e formatos anteriores deste projeto, espera-se alcançar professores da educação básica com ações diretas e indiretamente cerca de 5000 alunos, também da educação básica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADÃO PAGANI JUNIOR | |||
AGATHA WINKE IVEN | |||
AIRTON CATARINO LOPES | |||
ALYSON JOSÉ DE SOUZA BARCELOS | |||
CAROLINE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS | |||
CHRISTOPHER LEMOS LEITE | |||
ELIADA GIOVANA GOMES PORCIUNCULA | |||
FILIPE ALVES DE OLIVEIRA | |||
FRANCISCO CARLOS DE SOUZA BAZ JÚNIOR | |||
GIO LEVORCI SANTANA | |||
ISABEL BONAT HIRSCH | 4 | ||
JOSÉ CARLOS FREIBERGER | |||
JOÃO PAULO MORAES CORRÊA | |||
KEIVYNER SAIMONT DE OLIVEIRA MARTINS | |||
KEIVYNER SAIMONT DE OLIVEIRA MARTINS | |||
LAIS DOS SANTOS TAVARES | |||
LEANDRO LUIS DOMINGOS | |||
LUANA MARTINS PEREIRA LEITE | |||
LUCIANO LEMOS GONZALES | |||
Luana Kröning Abrahan | |||
Luana Kröning Abrahan | |||
MARCELO JORGE BACH FILHO | |||
MARINA DE FREITAS VIDAL | |||
MIGUEL DUARTE RODRIGUES DA SILVA | |||
Mileny Jouglard Gomes | |||
PAULO ROBERTO DOS SANTOS | |||
RAFAEL VERAS ZORZOLLI | |||
SABRINA DA COSTA OBIEDO | |||
VANESSA RAMOS DE OLIVEIRA SOUZA | |||
VITOR HUGO RODRIGUES MANZKE | |||
Vinícius Marçal Santos |