Nome do Projeto
Formação Continuada em Educação Musical
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 27/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto Formação Continuada em Educação Musical - FOCEM - visa oferecer oficinas de musicalização para professores que atuam, preferencialmente, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, podendo ser ofertado também para professores dos demais níveis da educação básica. Tem como objetivo qualificar ainda mais o trabalho musical já desenvolvido nas escolas. O FOCEM se dedica principalmente a formação continuada musical de professores que não são especialistas em música, especialmente aos Pedagogos ou ainda aqueles oriundos dos curso em nível técnico de Magistério e/ou Normal. As oficinas são oferecidas basicamente em duas modalidades: Itinerante, ou seja, acontecendo de forma pontual nas instituições anfitriãs e a presencial continuada, onde semanalmente a turma de professores se reúne nas instalações da UFPel para obter formação musical. Por conta da pandemia da COVID-19, o projeto é oferecido, porém, de forma remota.

Objetivo Geral

Qualificar o ensino de música já desenvolvido pelos professores da rede pública que trabalham na educação básica.

Justificativa

Os professores da rede pública de ensino que trabalham na educação infantil e anos iniciais têm a prática de atividades musicais em sala de aula, porém, poucos são os professores que possuem conhecimento musical para desenvolver tais atividades. O projeto pretende auxiliar os professores na qualificação da sua prática musical em sala de aula, por meio de atividades lúdicas, utilizando o corpo como principal
instrumento, sem, com isso, ocupar o lugar do professor de música nas escolas.

Metodologia

Oficinas semanais regulares divididas em módulos de 10 encontros de 3h cada, incluindo atividades de musicalização a partir da percepção, percussão corporal e brincadeiras musicais. A cada semestre são oferecidos, pelo menos, 2 módulos sequenciais. Também são oferecidas oficinas itinerantes solicitadas por escolas, secretarias de educação de outros municípios e demais instituições educativas da região sul do Estado do RS. Com a pandemia da COVID-19, as oficinas são oferecidas de forma remota, com atividade síncronas e assíncronas.

Indicadores, Metas e Resultados

O FOCEM busca qualificar ainda mais o trabalho musical já desenvolvido nas salas de aula da educação básica da rede pública de ensino, principalmente no município de Pelotas. Baseado nas edições e formatos anteriores deste projeto, espera-se alcançar professores da educação básica com ações diretas e indiretamente cerca de 5000 alunos, também da educação básica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADÃO PAGANI JUNIOR
AGATHA WINKE IVEN
AIRTON CATARINO LOPES
ALYSON JOSÉ DE SOUZA BARCELOS
CAROLINE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS
CHRISTOPHER LEMOS LEITE
ELIADA GIOVANA GOMES PORCIUNCULA
FILIPE ALVES DE OLIVEIRA
FRANCISCO CARLOS DE SOUZA BAZ JÚNIOR
GIO LEVORCI SANTANA
ISABEL BONAT HIRSCH4
JOSÉ CARLOS FREIBERGER
JOÃO PAULO MORAES CORRÊA
KEIVYNER SAIMONT DE OLIVEIRA MARTINS
KEIVYNER SAIMONT DE OLIVEIRA MARTINS
LAIS DOS SANTOS TAVARES
LEANDRO LUIS DOMINGOS
LUANA MARTINS PEREIRA LEITE
LUCIANO LEMOS GONZALES
Luana Kröning Abrahan
Luana Kröning Abrahan
MARCELO JORGE BACH FILHO
MARINA DE FREITAS VIDAL
MIGUEL DUARTE RODRIGUES DA SILVA
Mileny Jouglard Gomes
PAULO ROBERTO DOS SANTOS
RAFAEL VERAS ZORZOLLI
SABRINA DA COSTA OBIEDO
VANESSA RAMOS DE OLIVEIRA SOUZA
VITOR HUGO RODRIGUES MANZKE
Vinícius Marçal Santos

Página gerada em 22/12/2024 03:10:04 (consulta levou 0.114763s)